NOTÍCIAS

 

O ouro encerra o ano de 2010 como a aplicação mais rentável e como a única que bateu a inflação. As ações, que já foram as grandes vedetes da década, tiveram desvalorização de 0,8% no último ano do governo Lula, a segunda pior marca desde que assumiu a Presidência da República, em 2003.

O metal acumulou valorização de 30,64% até o dia 28 de dezembro, quase 20 pontos percentuais acima da inflação medida pelo IGP-M, de 11,32%. Se a comparação for com o IPCA, a inflação oficial, estimada para fechar o ano em 5,89%, o ganho é ainda mais expressivo. A busca da preservação do valor em oposição aos riscos de outros investimentos é a explicação dos analistas para a alta. Os títulos de renda fixa atrelados aos índices de inflação superaram a alta de preços, mas devido ás características desse tipo de papel. A poupança rendeu 6,9%, enquanto o dólar teve queda de 2,98% até dia 28. (http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=111504&codDep=6)

 

31/12/10 - 12h - Minas tem o IPVA mais caro e o menor desconto do Brasil, revelam números

Números revelam que o IPVA de 2011 em Minas Gerais é 7% mais barato, mas o estado vai continuar com o imposto mais caro do Brasil e com menor desconto para pagar à vista, ao lado de São Paulo. Enquanto a maioria das alíquotas é de 2,5% ou 3%, Minas recolhe 4% do valor de mercado do carro. A taxa é a mesma de São Paulo e do Rio de Janeiro, com a diferença que os cariocas que pagam à vista têm desconto de 10%, e os mineiros têm apenas 3%, assim como os paulistas. A taxa de licenciamento em Minas, que este ano foi de 56 reais e 97 centavos, em 2011 subirá para 62 reais e 17 centavos. Os mineiros terão até o dia 31 de março de 2011 para pagar o licenciamento. Já o IPVA pode ser pago a partir de hoje nos bancos credenciados.
(Jornal de Montes Claros)
 

 

Brasileiro vence a São Silvestre de 2010

 

São Silvestre fecha o ano esportivo no Brasil
Atletas amadores e profissionais lotam as ruas de São Paulo para a 86ª edição da tradicional corrida de rua
Divulgação | 31/12/2010 15:24

Marílson Gomes cruza a linha de chegada e comemora sua terceira vitória na São Silvestre
(Último Segundo)

 

Cientistas japoneses criam liga metálica semelhante ao paládio
A novidade poderá ser usada em eletrônicos e para reduzir a poluição de automóveis

AFP | 30/12/2010 16:14
 

Compartilhar: Cientistas japoneses criaram uma liga com propriedades similares ao paládio, um metal precioso usado em produtos de alta tecnologia, segundo uma notícia publicada esta quinta-feira, que enalteceu os avanços da nanotecnologia, à qual denominaram de "alquimia atual".

O professor Hiroshi Kitagawa, da Universidade de Kyoto, e sua equipe de cientistas contaram ter utilizado a nanotecnologia para combinar ródio e prata, elementos que normalmente não se misturam, para produzir o novo composto, destacou a notícia publicada no jornal Yomiuri.

A liga tem propriedades similares ao paládio, que é usado em conversores catalíticos para redução de emissões de gases em veículos, bem como em computadores, telefones celulares, aparelhos de TV de tela plana e instrumentos de odontologia.

Assim como outros metais brancos, como a prata e a platina, o paládio é caro e seus depósitos se limitam à África do Sul e à Rússia.

O metal também tem aplicações na produção de células de combustível, uma fonte de energia limpa e renovável que produz eletricidade combinando hidrogênio e oxigênio, tendo como único subproduto a água.

Segundo o jornal, para produzir a nova liga, os cientistas usaram a nanotecnologia para "nebulizar" o ródio e a prata e, gradualmente, os misturaram com álcool aquecido, e os dois metais se fundiram estavelmente ao nível atômico.

O ministério da Indústria do Japão listou 31 metais raros, entre os quais se incluem o paládio e o lítio, usados em produtos industriais, como equipamentos eletrônicos e baterias. Destes, 17 elementos são chamados minerais raros terrestres.
(Último Segundo)
 

 

29/12/10 - 15h - Cientistas tentam criar simulador da vida na Terra

Cientistas de várias nacionalidades estão tentando criar um simulador para recriar tudo o que acontece na Terra, desde os padrões do clima global à disseminação de doenças, passando por transações financeiras internacionais ou mesmo os congestionamentos nas ruas de uma cidade. Batizado de LES, ou Simulador da Terra Viva, o projeto tem como objetivo ampliar o entendimento científico sobre o que acontece no planeta. "Muitos problemas que temos hoje - incluindo as instabilidades sociais e econômicas, as guerras, a disseminação de doenças - estão relacionadas ao comportamento humano, mas há aparentemente uma séria falta de entendimento sobre como a sociedade e a economia funcionam", afirma Dirk Helbing, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, que dirige o projeto. (Jornal de Montes Claros).
 

29/12/10 - 9h - Ventos e chuva lançam árvore de Natal, 17 barracas e 4 tendas no lago que espera multidão para a passagem do ano

Árvore de tal que foi arremessada no lago

A forte chuva acompanhada de ventania que atingiu Montes Claros, ontem entre 7 e 10 horas da noite, causou danos. Alguns bairros tiveram inundações e ficaram sem energia elétrica. Comerciantes que se preparavam para a passagem do ano nas margens do Interlagos, na cabeceira do aeroporto, foram prejudicados. A forte chuva assustou quem trabalhava no local, houve correria, um poste se quebrou, barracas foram levadas pelo vento e algumas caíram no lago. Com o vento forte, a árvore de Natal (foto acima, na inauguração) com cerca de 1.800 lâmpadas, foi arrancada e atirada nas águas. O Corpo de Bombeiros e a Cemig compareceram para desligar a energia elétrica, pois fios também acabaram no lago. "O responsável pelo evento informou que 17 barracas e 4 tendas foram danificadas pela força do vento e arremessadas dentro da lagoa, além de uma árvore natalina de aproximadamente 25 metros, confeccionada com materiais recicláveis, e um poste de iluminação pública que foram derrubados" – informou o Corpo de Bombeiros. Nas últimas 14 horas, choveu 12 milímetros no Alto dos Morrinhos, em Montes Claros. A previsão para hoje é de 14mm de chuva em Montes Claros, 38mm amanhã e o mesmo tanto na quinta-feira. A passagem do ano deverá ser chuvosa, na cidade. (Jornal de Montes Claros).
Parece que o aniversariante não anda muito satisfeito com os comemoradores. 

Ou talvez eles tenha desagradado São Pedro, que dizem ser o comandante das chuvas.
 

 

28/12/10 - 10h - Casado com outro homem, cantor Elton John se torna pai - no dia 25 de dezembro

O cantor inglês Elton John (foto a direita) tornou-se pai de um menino, nascido de uma barriga de aluguel na Califórnia, Estados Unidos. Zachary nasceu no dia 25 de dezembro, gerado em uma barriga de aluguel e adotado por Elton John, de 62 anos, e seu companheiro David Furnish (foto a esquerda), de 48. "Estamos extasiados de alegria e felicidade neste momento tão especial", declararam Elton John e David Furnish em um comunicado conjunto, citado pela revista “US Magazine”. O bebê nasceu com 3,5 quilos. Elton John e David Furnish casaram-se em 2005, após 12 anos juntos, e revelaram que não pretendem discutir com a imprensa qualquer detalhe da barriga de aluguel.

 

 

27/12/10 - 12h - Futura ministra de Dilma diz que mulher não é obrigada a ter filho

 

O jornal “Folha de São Paulo” traz hoje uma entrevista com a futura ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes (foto). "Não vejo como obrigar alguém a ter um filho que ela não se sente em condições de ter. Ninguém defende o aborto, é respeitar uma decisão que, individualmente, a mulher venha a tomar”, disse a futura ministra, que é deputada federal pelo PT do Espírito Santo. Iriny tem histórico de militante dos direitos humanos e sua declaração toca num dos pontos mais explorados durante a disputa eleitoral. Para ela, o papel do governo federal na questão é cumprir a lei, e cabe ao Congresso definir políticas públicas. O tema consta em programa do PT do início do ano. A futura presidente Dilma Rousseff, porém, se disse contrária a mudanças na legislação, que prevê o aborto apenas em caso de estupro ou risco à saúde materna. (Jornal de Montes Claros).

 

27/12/10 - 7h - 1.450 acidentes, 1.097 feridos e 91 mortos - no Natal das estradas; 122 foram presos por embriaguez

Pelo menos 91 pessoas morreram nas estradas federais do Brasil durante o feriadão de Natal. O balanço parcial foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal e refere-se aos dias 24, 25 e 26 de dezembro. O maior número de mortes foi registrado na véspera de Natal: 47 pessoas morreram em acidentes. No dia de Natal, foram 30, e ontem, na contagem parcial até as 15 horas, foram 14. Nos três dias, ocorreram 1.450 acidentes, com 1.097 feridos e 91 mortos. Foram realizados 8.835 testes com bafômetro, dos quais 262 deram positivo. Desses, 122 motoristas foram presos por embriaguez. Outras 90 pessoas foram presas em flagrante por outros crimes ao longo da operação nas estradas. (Jornal de Montes Claros).

 

23/12/10 - 11h - Delegados vão para a cadeia por prender menina com homens

 

Cinco delegados foram condenados pelo Judiciário acusados de envolvimento no caso da menor de 15 anos que ficou presa com 23 homens na delegacia de Abaetetuba, no Pará. O caso aconteceu em 2007 e teve repercussão nacional. Durante os 20 dias em que ficou presa, a menor foi violentada sexualmente pelos demais presos. Os réus ainda não foram notificados. A delegada Flávia Monteiro Pereira, que estava de plantão no dia, foi condenada a 5 anos de prisão. Já os delegados Antonio Fernando Botelho da Cunha, Celso Iran Cordovil Viana, Rodolfo Fernando Valle Gonçalves e Danielle Bentes da Silva foram condenados a 4 anos. Todos terão de cumprir prisão em regime fechado. A Associação dos Delegados de Polícia Civil vai recorrer da decisão, alegando que os acusados não tiveram direito à ampla defesa. (Jornal de Montes Claros).

 

Termo mais procurado é bloqueado

Há poucos dias, fui verificar a estatística da página, contatei que o termo mais pesquisado foi zoofilia.
Pesquisando o termo dentro da minha página, descobri que a nova ferramenta de busca do Google está bloqueando zoofilia e também pedofilia.
Informo aos leitores que o que tenho escrito sobre esses temas está na seção chamada DESVIOS SEXUAIS e também em alguns artigos relacionados aos padres na seção RELIGIÃO bem como na seção DIREITO.  Ver relação AQUI.
 

21/12/10 - 15h - Cartão Aluguel (para evitar fiador) terá taxa de 6,67% ao mês e anuidade de 96 reais

O Cartão Aluguel da Caixa Econômica Federal, lançado ontem como opção de garantia na locação residencial, terá uma taxa de anuidade de 96 reais e outra de manutenção de 6,67% ao mês. Ao final de um ano, esse encargo vai ser equivalente a 80% do valor de um aluguel mensal. O produto será oferecido nas bandeiras Mastercard e Visa e o cliente terá dois limites, sendo um para o aluguel e outro para o pagamento de compras em estabelecimentos comerciais. Ou seja, o cartão elimina a necessidade de fiador, depósito caução ou seguro-fiança mesmo que a parte referente à locação não seja ativada. Mas, se o cliente ficar inadimplente, terá que pagar ainda juros, que não foram informados pelo banco. Na média, a linha de cartão de crédito tem uma taxa de 10,7% ao mês. (Jornal de Montes Claros).

 

Judiciário reforça onda de aumentos salariais

Após a onda de aumentos de salários da semana passada – com reajustes de até 148% para presidente, vice, deputados, senadores e ministros –, o Congresso Nacional volta à carga. Os parlamentares votarão até amanhã reajuste de 5,25% para integrantes do Poder Judiciário. A proposta faz parte do Orçamento 2011; a tendência é de aprovação tranquila – o índice foi negociado com o governo. O salário dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal e do procurador-ge­­­­ral da República passará de R$ 26,7 mil para R$ 28,1 mil. A medida terá efeito casca­­­­ta, com aumentos nos judiciários estaduais. No Paraná, o impacto será de R$ 16 milhões por ano – que se somam aos R$ 33 milhões de gastos extras aprovados pela Assembleia Legislativa na semana passada. Apesar do reajuste, o Orçamento geral terá um corte de R$ 3 bilhões. O salário mínimo foi fixado em R$ 540" (Fonte Gazeta do Povo).

Mas recomposição das perdas dos funcionários públicos, nada!

 

20/12/10 - 16h - Cai número de alunos matriculados em escolas no Brasil, revela o IBGE

O número de alunos matriculados nas escolas públicas e privadas do Brasil caiu na comparação entre os dados de 2010 e de 2009. Segundo o MEC, 51,5 milhões de pessoas estão matriculadas no país, neste ano. Em 2009, eram 52,5 milhões. Os números fazem parte do Censo Escolar dos dois últimos anos. Parte do levantamento de 2010 foi divulgada hoje, no "Diário Oficial da União". Segundo a publicação, 42.987.115 pessoas estão inscritas nas redes estadual e municipal. O número representa 22,5% da população total brasileira. (Jornal de Montes Claros)

 

19/12/2010 19h22 - Atualizado em 19/12/2010 19h25
Santuário de Aparecida bate recorde de público em 2010
Segundo estimativas, 10 milhões de romeiros foram até lá neste ano.
‘Isso é fruto da grande devoção do povo à Senhora Aparecida’, disse padre.

Do G1 SP

AparecidabCelebração da Festa da Padroeira, em Aparecida, no dia 12 de outubro (Foto: Raul Zito/G1)

O Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, bateu neste domingo (19) o recorde de visitas. Neste ano, a basílica recebeu, até este domingo, 10 milhões de romeiros, 500 mil a mais que em 2009.

Uma queima de fogos de artifício foi feita para marcar a quebra do recorde. "Estamos muito felizes por anunciarmos esse número. Isso é fruto da grande devoção do nosso povo à Senhora Aparecida", disse o padre Darci Nicioli, do reitor do Santuário.

A estimativa da organização do Santuário é que, até o dia 31, mais 300 mil romeiros visitem a região. (G1)

 

18/12/10 - 11h - Brasil escala lista dos países com mais impostos - e ultrapassa EUA, Inglaterra, Suiça e Espanha, entre outros

A crise econômica mundial, iniciada em setembro de 2008, reduziu em 2009 a carga tributária na maioria dos países industrializados. Segundo estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a carga tributária média na região, que em 2008 era de 34,8%, caiu para 33,7% no ano passado. No Brasil, a carga tributária teve queda de apenas 0,2 ponto percentual, de 34,7% em 2008 para 34,5% no ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Mesmo com essa queda, o Brasil subiu 4 posições no ranking dos países que mais tributam os contribuintes. Tomando por base o ranking da OCDE, o Brasil ocuparia o 14º lugar em 2009 (era o 18º em 2008), ficando à frente do Reino Unido, da Espanha, da Suíça e dos Estados Unidos. A carga tributária (ou fiscal) é a soma de todos os tributos (impostos, taxas e contribuições) pagos pelos contribuintes em relação ao PIB. (Jornal de Montes Claros).

 

17/12/10 - 17h - Cada deputado e senador vai custar até 169 mil reais, por mês, ao contribuinte brasileiro

Cálculos apontam que o aumento salarial aprovado pelos próprios parlamentares vai fazer o custo de cada um dos 81 senadores ultrapassar 2 milhões de reais, por ano. Já o gasto anual de cada deputado federal vai variar entre 1 milhão e 400 mil reais e 1 milhão e 600 mil. Na conta não entra apenas o novo subsídio (de 26.703 reais), mas também diversos benefícios e verbas indenizatórias. Além disso, os deputados recebem 15 salários por ano e, os senadores, 14, aumentando o valor final. Em média, cada senador custa, por mês, algo entre 129.858 reais e 169.524 reais. A diferença ocorre porque algumas verbas, como passagens aéreas, variam de acordo com o estado de origem do parlamentar. Outros valores, como o limite para gasto com telefonia fixa, dobram se o senador for líder partidário. Já um deputado que usa todos os seus benefícios custa, por mês, algo entre 119.378 e 130.378 reais.

(Jornal de Motes Claros).

 

15/12/10 - 16h - Inglês submetido a tratamento com células-tronco fica livre do vírus da Aids, garantem cientistas

Cientistas que acompanham o inglês Timothy Ray Brown, conhecido como o “paciente de Berlim”, confirmou que o organismo dele está livre da presença do vírus da Aids, após tratamento com células-tronco. Em 2007, Brown foi submetido a um tratamento com células-tronco para combater a leucemia. As células injetadas em seu organismo tinham uma mutação: não possuíam um receptor chamado CCR5, imprescindível na multiplicação do vírus HIV. Em seguida, o próprio organismo dele começou a produzir novamente as células de defesa atacadas pelo vírus da Aids, que desapareceu do seu sangue. Os cientistas garantem que Brown está livre do HIV. Com isso, uma nova luz se acende no combate à Aids, já que o caso do inglês indica que a aplicação de células-tronco geneticamente alteradas podem combater o vírus.  (Jornal de Montes Claros).

 

15/12/10 - 16h30 - Aprovado salário de 26,7 mil para deputados, senadores, presidente, vice e ministros; Tiririca aplaude

Foi aprovado agora há pouco pela Câmara dos Deputados projeto que eleva para R$ 26,7 mil o salário dos deputados, senadores, presidente, vice-presidente da República e dos ministros de estado. O projeto segue agora para o Senado Federal, onde pode ser votado ainda hoje. Por ser decreto legislativo, ele não precisa passar pela Presidência da República. Se aprovado, o reajuste valerá a partir de 1º de fevereiro de 2011. Os deputados e senadores recebem atualmente R$ 16,5 mil, o presidente da República e o vice recebem R$ 11,4 mil e os ministros recebem R$ 10,7 mil. (Atualização às 18h20m - o Senado acaba de aprovar o aumento já concedido pela Câmara. O decreto legislativo deverá ser publicado nos próximos dias, elevando os salários).
TIRIRICA ELOGIA
O deputado eleito Tiririca visitou hoje à Câmara. Questionado sobre o reajuste salarial, disse: "Acho bacana, acho legal. Dei sorte. Tomara que aprove, acho que é justo". (Jornal de Montes Claros).

 

Bumbum de Sabrina Sato é eleito o melhor da história da 'Playboy'

Sabrina Sato venceu como o melhor bumbum em votação feita pela 'Playboy' na edição que comemora os 35 anos da publicação no País

O bumbum de Sabrina Sato foi eleito o melhor da história da Playboy, em eleição realizada no mês de julho e publicada na edição de agosto da revista, que tem Cleo Pires na capa.

A eleição envolveu as 2.045 mulheres que já foram capa da revista durante os 35 anos da publicação no País.

A redação da revista escolheu os jurados: Amaury Jr., José Luiz Datena, Marcelo Tas, Milton Neves, Monique Evans, Pedro Bial, Otávio Mesquita, Bruno Mazzeo, Marco Bianchi, Paulo Bonfá, Hélio de la Peña, Magda Cotrofe, Nasi, Roger, Paulo César Pereio, Thammy Gretchen, Silvio Luiz e Xico Sá.

Foto: Foto 1: Divulgação
Foto 2: Futura Press
Redação Terra

(http://www.atrevidax.com/2010/08/bumbum-de-sabrina-sato-e-eleito-o.html)

10/12/10 - 10h - Deputados e senadores querem reajuste de 61% nos seus salários (que passariam de 16. 512 para 26.723 reais)

O jornal “O Estado de São Paulo” diz hoje que os deputados e senadores planejam aprovar um reajuste de 61,83%% nos próprios salários e um aumento de 133,96% no valor do vencimento do presidente da República. Segundo o jornal, o projeto já está pronto e fixa a remuneração dos parlamentares e de Dilma Rousseff em 26.723 reais, o mesmo pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal - teto do funcionalismo público. O Estado de São Paulo diz que a aprovação do projeto, que entrará na pauta do plenário entre terça e quarta-feira da semana que vem, significará um aumento no salário da presidente eleita de mais de 15 mil reais em relação ao que é pago hoje ao presidente Lula. Lula ganha 11.420 reais brutos, o menor salário entre os chefes dos três Poderes. Os deputados e os senadores recebem 16.512 reais - mas embolsam 15 salários por ano -, e o vice-presidente e os ministros ligados ao Executivo ganham 10.748 reais. (Jornal de Montes Claros)

Enquanto isso, o ministro mantega diz que reajuste do judiciário é nocivo aos cofres públicos.  Por que os funcionários sempre é que pagam a conta das crises?

 

Governo cortará gastos nos ministérios

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que o Ministério do Planejamento está elaborando com o Tesouro um corte de gastos de custeio do governo a partir de 2011, que deverá afetar todos os ministérios excluindo apenas projetos prioritários, como o Bolsa Família. Segundo Mantega, os cortes ocorrerão sobre iniciativas em andamento e também em novos projetos que significariam aumento de despesa. Ele citou como exemplo a PEC 300 - eleva gastos da União e dos estados - e o aumento do salário-mínimo, cujo patamar no próximo ano não ultrapassará R$ 540,00.

"Essa redução (de gastos) abre espaço razoável para a redução dos juros. O Brasil está muito defasado em juros no cenário internacional". Mantega explicou que os cortes de gastos não serão feitos de forma linear, mas serão feitos de forma a não comprometer os principais projetos de cada ministério. Segundo ele, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também poderá ser afetado, mas "em uma questão de ritmo".

Mantega comentou também sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e disse que o colegiado levará em conta o cenário atual de inflação, o crescimento da economia e as medidas relativas ao crédito anunciadas no final da semana passada. Ele explicou que "pode ser que ocorra alguma postergação, alguns projetos do PAC podem começar mais lentamente".

Mantega não dimensionou o tamanho do corte orçamentário, mas adiantou que o Ministério do Planejamento está trabalhando no cálculo. Antecipou que o corte não será linear, e sim, seletivo. Hoje as despesas da União, excluindo a Presidência, são de R$ 520 bilhões por ano.

Com relação ao PAC, o ministro garantiu que os projetos com previsões de encerramento de dois anos serão concluídos. Apenas os que ainda não começaram deverão ter o início postergado.

Ele lembrou que, quando era ministro do Planejamento, em 2003, teve de fazer um corte de investimentos numa época em que a arrecadação era bem menor que a de hoje. Como agora a receita aumentou, o corte terá um impacto menor do que há sete anos, avaliou.

Guido Mantega disse ainda que vai se empenhar para evitar que projetos que aumentem a despesa do governo, e estejam em tramitação no Congresso, sejam aprovados. Além da PEC 300, que ao equiparar os salários de PMs e bombeiros de todo País aos do Distrito Federal aumentaria os gastos da União e estados em R$ 46 bilhões, outro de projeto nocivo aos cofres públicos é o aumento dos vencimentos do Judiciário. Mantega concedeu entrevista após participar de seminário do Rio de Janeiro.
(Fonte: Jornal do Comércio)


 

Gisele flagrada trocando roupa no carro

 

Na semana passada, Gisele Bündchen mostrou por que continua sendo a modelo mais bem paga do mundo. A gaúcha foi clicada quase como veio ao mundo por um paparazzo enquanto troca de roupa dentro de um carro no Caribe. Ela se preparava para um ensaio. Ao descobrir que parte de seu bumbum e seus seios estava rodando pela internet, Gisele reclamou da invasão de privacidade. Com razão. Mas usou o argumento errado. 'Esse tipo de notícia não é de interesse público', disse." (Época, 96/12/2010, pág. 130).


 

 

 

 

 

08/12/10 - 16h - Para jornal francês, ensino segue estagnado e desigualdade “é calcanhar de Aquiles do Brasil”

Artigo do jornal francês "Le Monde" afirma hoje que as desigualdades no sistema educacional são o "calcanhar de Aquiles do Brasil". Intitulado "As desigualdades da educação, calcanhar de Aquiles do Brasil", o artigo repercute o resultado de um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que coloca o nível educacional do Brasil no mesmo nível de Trinidad e Tobago, pequeno país da América Central. "Elogiado por seus inúmeros progressos nos campos econômico e social, o Brasil permanece estagnado em uma área crucial: a educação", diz o texto. Para o jornal francês, "o marasmo brasileiro é resultado em parte da democratização do ensino promovida nos anos 1990. "A mediocridade do ensino público está no centro do problema", diz o texto, segundo o qual, "os professores são mal formados e mal pagos". "Muitos têm pouca bagagem escolar e experiência", afirma o "Le Monde". Além disso, o jornal diz que "a estrutura federal do Brasil - em três escalões - agrava esses fenômenos" ao criar mais burocracia e abrir espaço para a corrupção no setor.  (Jornal de Montes Claros).


07/12/10 - 8h - Descontada a inflação, poupança tem o pior rendimento desde 2005

Descontada a inflação, a caderneta de poupança vai fechar 2010 com o pior retorno desde 2005. Segundo o Banco Central, entre janeiro e novembro deste ano, os depósitos na poupança aumentaram 32 bilhões de reais. Mas, neste ano, os poupadores viram o rendimento cair. A remuneração da poupança é de 0,5% ao mês mais TR, um indexador que está ligado à taxa de juros da economia. Em 2009, a poupança rendeu 6,92%, sem descontar a inflação. Em 2010, 6,9%. Mas, quando se desconta a inflação, o ganho real em 2010 é bem menor: menos da metade do ano passado. Isso porque a inflação está mais alta este ano e corrói parte dos ganhos. Além disso, no ano passado, o governo mudou o cálculo da TR para desestimular a saída em massa de recursos de outras aplicações para a poupança. Isso faz com que o rendimento das cadernetas seja ainda menor.
(Jornal de Montes Claros)


06/12/10 - 16h - Peso dos tributos na conta de energia elétrica dobrou nos últimos 8 anos aponta estudo

Nos 8 anos do governo Lula dobrou o peso dos tributos federais na conta de energia. A cada 100 reais pagos em 2002, quase 7 reais iam para a Receita Federal. Agora, em uma conta no mesmo valor, os tributos representam 14 reais. O aumento dos tributos federais só não foi maior porque nesse período a CPMF, que tinha peso de meio ponto percentual na conta, foi extinta. A carga tributária total do setor elétrico saltou de 35,9%, em 2002, para 45% em 2008, segundo estudo da PricewaterhouseCoopers e do Instituto Acende Brasil. Nesse período, a arrecadação cresceu 115%, ao passar de 21,4 bilhões de reais para 46,2 bilhões - resultado de mais de 20 tributos e encargos sociais e setoriais. "É um abuso arrecadatório. O setor elétrico virou um varal onde se pendura todo tipo de encargo", diz o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales.

(Jornal de Montes Claros)


06/12/10 - 8h - Tiririca afirma que continua sem saber “bem” o que faz um deputado

O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, afirmou em entrevista à TV Record que continua sem saber "bem" o que faz um parlamentar na Câmara dos Deputados. "Na realidade [antes] eu não sabia, antes de ler o livro do negócio, como funciona. Mas aí, na realidade, agora.... eu ainda não tô sabendo bem. Mas quando chegar lá eu vou saber. Deixa eu chegar lá. Tô chegando", disse Tiririca. Durante a entrevista, Tiririca afirmou que não é analfabeto. "Fui lá e fiz o teste. Não era obrigado, mas fui fazer. Sei ler, sei escrever, pode ficar tranquilo". Questionado sobre se já se havia imaginado fazendo um discurso no púlpito da Câmara, Tiririca respondeu: "na verdade não sei nem o que é púlpito". "Nós estamos estudando o negócio de chegar até lá e poder falar legal. Acho que vai ser um pouco difícil falar legal, mas eu vou tentar". (Jornal de Montes Claros)


 

Com sofrimento, Fluminense bate Guarani e é bicampeão brasileiro
05 de dezembro de 2010 • 18h59 • atualizado às 20h58

O Campeonato Brasileiro de 2010 é verde, grená e branco. É do Fluminense, de Dario Conca, de Muricy Ramalho e de todo o time de guerreiros tricolores. Não deu para Cruzeiro e nem para o Corinthians, mas sim para o Flu. Com mais de 40 mil torcedores no Engenhão, a equipe carioca venceu o Guarani por 1 a 0, com gol do salvador Emerson, e levará a taça para as Laranjeiras.

A vitória do título teve a marca maior deste Fluminense de quem raramente se viu um futebol envolvente e bailarino. O Flu é campeão porque teve sempre fibra e alma de campeão, o que o agora tetracampeão Muricy ajudou a grudar com conquistas na camisa do São Paulo. O Guarani foi pouco ameaçado, mas raramente conseguiu chegar à frente, e sucumbiu diante de Emerson, homem de oito gols em 11 jogos disputados neste Brasileiro.

O competitivo Fluminense, campeão com a defesa menos vazada da competição, ganha aquele que considera seu terceiro título no Brasileiro. Dono do Robertão de 1970 e do Brasileiro de 1984, tem também agora a taça de 2010 para sua sala de troféus. Com gente vitoriosa como Muricy, encerrou o estigma de perder dentro de seus domínios conquistas que pareciam imperdíveis, como a Copa do Brasil de 2005 e a Copa Libertadores de 2008.

Líder do Brasileiro ao fim de 23 das 38 rodadas, número jamais atingido por cruzeirenses ou corintianos, o Fluminense completa um ciclo na Série A que tem contornos cinematográficos. A seis jogos do fim da edição 2009, era o lanterna da competição e respirava por aparelhos com a morte quase decretada.

Cuca, hoje o comandante do Cruzeiro, arrancou seis vitórias consecutivas e, na rodada fim, se salvou em uma batalha contra o Coritiba, no Couto Pereira, graças a um gol de Marquinho. A segunda parte dessa história fantástica tem Muricy Ramalho à frente do barco tricolor, Conca como o maior protagonista em campo e um final de Hollywood para os tricolores.

Campeão com 71 pontos ganhos, o Flu terá novo presidente, Peter Siemsen, e novos métodos de trabalho em 2011. É muito provável, porém, que mantenha sua base campeã, e possa fazer o que só conseguiu durante 30 minutos, diante do Palmeiras, deste Brasileiro: ter suas quatro estrelas ofensivas em campo. Deco, Fred e Emerson sofreram com as lesões e fomaram o contraste brutal com Conca, único jogador de linha a participar dos 38 jogos da Série A - sempre como titular.

Primeiro tempo: Fluminense nervoso e sem finalizar

Muito nervosismo, passes longos em demasia e dificuldade em finalizar. O Fluminense teve 45 minutos para tentar a vitória que lhe garantiria o título, mas falhou na primeira parte da missão. Bem fechado, o Guarani praticamente não correu riscos e, se Cruzeiro e Corinthians não faziam a sua parte, fez a dele. A equipe de Vagner Mancini, treinador que tirou a Copa do Brasil de 2005 do Flu, chegou a ameaçar algumas estocadas rápidas, mas se deu por satisfeita por impedir o time da casa de chegar à área.

Parte das dificuldades do Fluminense foi justificada pela sensível mudança que Muricy Ramalho realizou no desenho tático de seu time para tentar suprir as ausências de Deco, lesionado, e do substituto Tartá, suspenso. Valencia virou zagueiro e ficou preso entre Gum e Leandro Euzébio para tentar soltar os dois alas. Com a marcação do Guarani forte ao redor da área, sobrou para Diguinho a incumbência de organizar. Nervoso, o volante foi o pior em campo na primeira parte.

O Guarani, em um raro sistema de três zagueiros com Mancini, sofreu pouco perigo. Em 30min, o Fluminense só chegou duas vezes até a área. Na primeira, Júlio César foi quem recolheu a bola na frente e rolou bem para Emerson, que deixou a bola passar. Depois, na bola aérea de Conca, que Fred, livre, cabeceou para fora.

Aos 31min, reapareceu Emerson. Em bonita tabela com Conca, ele conseguiu romper a marcação e se aproximar da pequena área, mas acabou travado pela defesa do Guarani. O Flu nesse momento esboçava uma pressão e conseguiu levantar enfim sua torcida: Mariano cruzou para Fred, que mais uma vez tentou de cabeça - e foi parado pelo goleiro adversário.

Com dificuldades para tocar a bola, o Fluminense encontrou na bola pelo alto um recurso que Muricy Ramalho gosta. Assim, Mariano levantou de novo e Emerson ajeitou para Fred tentar bater a gol. Marcado, o camisa 9 não ameaçou. A chegada de verdade do Guarani foi aos 39min. Em escanteio, bola desviada de cabeça ficou limpa para Reinaldo, que diante da pequena área se esticou e só conseguiu raspar na bola.

Se lançando à frente, o Flu levou um susto no contra-ataque e respondeu na última jogada da primeira etapa. Conca resolveu tentar jogada pessoal, arrancou até a frente e lançou para Emerson, que não teve equilíbrio e só empurrou até a meta do Guarani. Assim, os dois times partiram para o vestiário: o Fluminense ciente de que precisava ter outra atitude nos últimos 45 minutos do Campeonato Brasileiro, embora seguisse líder e naturalmente campeão com os empates de Corinthians e Cruzeiro.

Segundo tempo: Emerson confirma o título

O Fluminense não fez substituições, mas ao menos ameaçou uma atitude diferente no retorno do intervalo. Com Valencia enfim jogando como volante, marcou mais à frente e conseguiu fazer a torcida tricolor jogar junto. Carlinhos já havia assustado ao invadir a área pela esquerda e cruzar para o meio e, apesar de faltar a finalização, assustar o Guarani. E foi com Carlinhos que começou a jogada do gol que encheu o Engenhão de esperança. O lateral foi ao fundo e botou no primeiro pau para Washington, de cabeça, tentar a finalização. Atento, Emerson pegou a sobra e não perdoou. Assim, o título brasileiro já ia ficando com as três cores do Flu.

O gol do herói Emerson teve sabor especial também para Washington. Se não encerrou o longo jejum que carrega desde 15 de setembro, quando marcou diante do Corinthians, ele participou diretamente do lance do título. Pouco depois de entrar no lugar do lesionado Júlio César, ele apareceu em sua melhor característica, de cabeça, na jogada mais importante da partida. Alguns minutos depois, Washington ainda recebeu na frente do gol, mas chutou fraco.

Sem grandes perspectivas, o Guarani resolveu tentar o ataque. Vagner Mancini mandou a campo Geovane e os jovens Pablo e Douglas, ambos cotados até para começar jogando. A marcação forte do Fluminense, em êxtase com o título se encaminhando, impedia o adversário de se aproximar da área. Conca, em jogada individual, quase chegou na meta de Emerson em bonita arrancada. Rodriguinho, aos 38min, também ficou perto de ampliar. Depois de lançamento da defesa, ganhou da marcação em velocidade. Nesse momento, não havia mais dúvidas de quem era o campeão brasileiro de 2010. O Fluminense foi totalmente seguro e não deixou nenhuma possibilidade aos seu rival.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 1 x 0 Guarani

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2010/noticias/0,,OI4828380-EI15406,00-Com+sofrimento+Fluminense+bate+Guarani+e+e+bicampeao+brasileiro.html


 

Fumo passivo mata 600 mil no mundo

Segundo a OMS, entre as vítimas do cigarro alheio há 165 mil crianças Quem opta por não fumar deve ficar atento àqueles que dão suas baforadas por perto. Segundo a Organização Mundial de Saúde, já chega a 600 mil o número de mortes de fumantes passivos por ano em todo o mundo, entre eles 165 mil crianças. Sem passar pelo filtro do cigarro, a fumaça inalada por quem não fuma é bem mais tóxica que a tragada pelos fumantes. Vida, 32

(Jornal do Brasil, 04/12/2010 05h00)

 


 

03/12/10 - 12h - Atriz da Globo diz que se sentiu uma “idiota” ao perder quase 12 mil em golpe

A atriz Cristiana Oliveira (foto), da TV Globo, foi vítima de um golpe por telefone. Ontem, por volta do meio-dia, Cristiana Oliveira recebeu a ligação de uma suposta funcionária do banco Real, do qual é correntista. Por acreditar que a ligação partia do banco, a atriz confirmou alguns dados e passou detalhes pessoais para a golpista. Após uma hora, o departamento de fraudes do banco Santander (que comprou o Real) entrou em contato com Cristiana Oliveira. Ela foi informada que uma mulher, identificada como Rita de Cássia, havia retirado 11,8 mil reais de sua conta. "Eu me senti uma idiota, mas a pessoa era muito articulada. O discurso era igual a de uma atendente", conta a atriz. A assessoria de imprensa do banco Santander informou que Cristiana Oliveira será ressarcida e que uma investigação será aberta para apurar quem realizou o saque.
(Jornal de Montes Claros)

 

 

Minas terá mais uma taxa para quem tem carro
Publicado em 02/12/2010 às 17:59
Por MGTV TV Integração
de Minas Gerais
Plano de controle veicular foi publicado no Diário Oficial do Estado e deve começar em 2012

Vem aí mais uma taxa para quem tem carro. O plano de controle veicular de Minas Gerais, publicado no Diário Oficial do Estado, prevê vistoria anual para carros de passeio. Algo em torno de R$60. O objetivo principal é verificar o excesso de emissão de poluentes. Mas também serão observados componentes de segurança, como freios. Quem for reprovado terá 30 dias para sanar o problema ou fica impedido de renovar o licenciamento e de circular. As inspeções devem começar em 2012.

(http://megaminas.globo.com/2010/12/02/minas-tera-mais-uma-taxa-para-quem-tem-carro)

..