Casas amanhecem sem telhados após vendaval que atingiu BH durante à noite;
Entre 20h e 21h desta quinta-feira (14), as rajadas de vento chegaram a 97,56 km/h na Estação Meteorológica de Cercadinho, na Região Oeste da capital.
Por Jô Andrade, Thaís Leocádio, g1 Minas e TV Globo — Belo Horizonte
15/09/2023 08h56

Prédio em Contagem ficou sem telhado após vendaval — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo
O vendaval que atingiu Belo Horizonte e Região Metropolitana na noite desta quinta-feira (14) deixou prejuízo aos moradores. Entre 20h e 21h, as rajadas de vento chegaram a 97,56 km/h na Estação Meteorológica de Cercadinho, na Região Oeste da capital, e a 59,04 km/h na Estação Pampulha.
Na manhã desta sexta-feira (15) foi possível ver telhados de casas que foram derrubados pela força do vento.
De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), houve falta de energia em BH e outras cidades. De acordo com a empresa, a força do vento lançou objetos e árvores contra a rede elétrica, o que causou o rompimento de cabos e outros danos aos circuitos de energia. A maioria dos moradores das áreas mais afetadas já teve a energia restabelecida, segundo a Cemig.
Pelas redes sociais, o morador Kennedy Aureliano afirmou que durante o vendaval o telhado de uma cobertura de um condomínio de Contagem, na Região Metropolitana de BH, foi arrancado e sofreu uma queda de quatro metros.
“Como vamos nos preparar para essas mudanças climáticas?”, questionou o morador.
<https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2023/09/15/casas-amanhecem-nesta-sexta-sem-telhados-apos-vendaval-que-atingiu-bh-durante-a-noite-fotos.ghtml>
Ultimamente, temos visto muitos eventos climáticos extremos que dizem nunca haver acontecido igual antes. Temperaturas têm batido recordes um atrás do outro nos últimos anos, e os negacionistas religiosos ainda tentam convencer o mundo de que aquecimento global não existe e é invenção dos cientistas. Um deles ainda usa outro argumento, dizendo que os cristãos não precisam se preocupar com aquecimento global, já que brevemente “Jesus vai voltar e queimar tudo”. Essa é mais uma das contribuições da religião: prejudicar a proteção do meio ambiente.
Ver mais MALEFÍCIOS DA RELIGIÃO