RESTRIÇÃO À PROPAGANDA FUNCIONA
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deixa de fumar com restrição à publicidade
- Pesquisa inédita revela ainda que maioria dos brasileiros é a favor de mais
rigor com a indústria do fumo, incluindo a adoção de embalagem genérica.
Um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010 após medidas
restritivas de propaganda no País - incluindo adoção de avisos sobre os riscos
de fumar nas embalagens. E a maioria da população é a favor de medidas ainda
mais rigorosas.
É o que revela pesquisa inédita feita com 1,8 mil pessoas. O trabalho, conduzido
em Porto Alegre, Rio e São Paulo, mostra que 92,% dos não fumantes e 89,1%
dos fumantes concordam que o governo deveria fazer mais para combater a
dependência. Quando indagados se produtos do tabaco deveriam ter controle
maior, 83,1% dos fumantes afirmam que sim. "Os números deixam claro que a
população é muito receptiva", afirmou a coordenadora, Mary MacNally.
Batizado de relatório da Política Internacional do Controle do Tabaco, o
trabalho avaliou a opinião de 1.830 entrevistados. A pesquisa, feita no ano
passado e neste, é fruto de parceria da Universidade de Waterloo, no Canadá, com
o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e outras entidades.
E também identificou queda na percepção de propaganda. Em 2009, 42,8% dos
fumantes relatavam que o marketing do cigarro era frequente ou muito frequente.
Na entrevista mais recente, esse número caiu para 22,6%. O mesmo foi notado
entre não fumantes.
Quase metade dos entrevistados afirmou ser favorável à adoção de uma
embalagem "genérica" do cigarro: com a mesma cor, sem desenho nem logotipo.
A secretária executiva da Comissão Nacional para Implementação da
Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, Tânia Cavalcante, comemora os dados,
mas afirma que há muito a ser feito. "Persiste a estratégia de promover produto
em festa, com cartazes e luminosos. Festa não é local de venda."
Ela observa ainda que no Brasil a exibição de pacotes de
tabaco nos estabelecimentos comerciais continua a ser forte estratégia de
marketing, particularmente para jovens. Para reduzir a atratividade, o
ideal seriam as embalagens genéricas."
<http://www.joaodefreitaspereira.net.br/atualidades-sobre-o-tabagismo.htm>
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