QUANDO SERÁ A VOLTA DE JESUS? OU QUANDO SERIA

 

"Para os céticos, a segunda vinda de Jesus constitui uma promessa não cumprida.  Segundo as palavras atribuídas ao próprio Jesus nos evangelhos, sua volta deveria ter ocorrido antes de morrerem todas as pessoas que estavam vivas por volta do ano 30 E.C.:

Mateus 10:23 — Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
Mateus 16:27–28 — Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino. (Também em Marcos 8:38–9:1 e Lucas 9:26–27)
Mateus 24:30,34 — Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. [...] Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. (Também em Marcos 13:26,30 e Lucas 21:27,32)
Mateus 26:59 — Disse-lhe [=ao sumo-sacerdote Caifás] Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. (Também em Marcos 14:62)

Além disso, outras passagens de livros do Novo Testamento mostram que os seus autores conheciam e acreditavam nesse prazo. Paulo, por exemplo, demonstra esperar a ressurreição dos mortos (um evento associado à volta de Jesus) antes que todos os cristãos vivos à época morressem. Os mortos ressuscitariam já com corpos "incorruptíveis", enquanto os que ainda estivessem vivos teriam seus corpos transformados:

1 Coríntios 15:51–52 — Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos [=morreremos], mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós [=aqueles de nós que ainda estivermos vivos] seremos transformados.

Textos escritos próximos ao fim do prazo buscaram explicar a situação, alegando que ainda faltavam algumas condições a serem cumpridas:

2 Tessalonicenses 2:2–3,6 (escrito entre 80 e 100 E.C.[2]) — Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, [...] como se o dia de Cristo estivesse já perto. [...] porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, [=o Anticristo] [...] E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.

...ou que Deus estava dando um "tempo extra" para que mais pessoas se arrependessem e se salvassem:

2 Pedro 3:9 (escrito entre 100 e 160 E.C.[3]) — O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Em qualquer caso, o prazo original de uma geração estaria errado, o que fere a suposta inerrância de Jesus." <Wikipédia>

 

Ver mais em A PROFECIA NÃO CUMPRIDA

 

Ver mais sobre

 

..

.