PROFETAS ONTEM E HOJE

17/09/2023

 

Tentando encontrar alguma coisa sobre determinado profeta a que vi refer�ncia, encontre o artigo abaixo, que resolvi ler e analisar.

 

"O que � ser profeta nos dias de hoje (o que diz a B�blia)

Segundo a B�blia, h� profetas hoje em dia. A B�blia n�o diz em lugar algum que o dom de profecia era tempor�rio. Os verdadeiros profetas de hoje n�o acrescentam doutrinas novas � igreja.

De acordo com a B�blia, a fun��o do profeta � ajudar a edificar a igreja, transmitindo uma revela��o dada por Deus (1 Cor�ntios 14:3). O profeta fala o que Deus lhe manda falar. N�o � trabalho do profeta interpretar as profecias nem criar doutrinas novas.

O trabalho do profeta de hoje � ajudar pessoas ou comunidades com revela��es de Deus especificamente para aquelas pessoas. N�o acrescenta nada � palavra da B�blia, mas ajuda a tornar mais evidente sua aplica��o na vida de cada um. O profeta instrui, encoraja e consola. A profecia tamb�m pode convencer o pecador (1 Cor�ntios 14:24-25).

O dom de profecia era s� at� a B�blia estar completa


A B�blia n�o diz isso. A B�blia nunca trata o dom de profecia como algo tempor�rio. Na verdade, seria estranho que Paulo dedicasse um cap�tulo inteiro (1 Cor�ntios 14) aos dons de profecia e falar em l�nguas se achasse que iriam parar de existir em breve!

A B�blia diz que devemos buscar o dom de profecia para ajudar a igreja (1 Cor�ntios 14:1). Isso implica que ainda existe. Nas listas de dons espirituais, a profecia � mencionada junto com dons �menos sobrenaturais� como servir, dar �nimo e administrar (Romanos 12:6-8). Nada sugere que alguns desses dons iriam acabar e outros iriam continuar.

1 Cor�ntios 13:8-12 explica que um dia as profecias e o conhecimento cessar�o. Isso acontecer� quando vier o que � perfeito. A profecia � apenas uma revela��o incompleta, tal como nosso conhecimento � imperfeito. Por enquanto vemos somente um reflexo obscuro, mas no futuro veremos face a face e teremos conhecimento pleno. Essa passagem n�o est� falando sobre a conclus�o da B�blia. Mesmo com a B�blia n�o temos conhecimento pleno. A passagem fala sobre quando formos para o C�u, junto de Deus. At� esse dia, o dom de profecia ainda � v�lido.


Como reagir quando algu�m diz ser profeta


Quando algu�m diz ser profeta, devemos analisar o que diz � luz da B�blia (1 Tessalonicenses 5:20-22). Nem todo que diz que � profeta vem de Deus. Tamb�m existem falsos profetas, que causam problemas.

O profeta de Deus:

Glorifica a Deus � n�o procura sua pr�pria gl�ria nem usa o dom de profecia para se tornar poderoso ou influente.
N�o contradiz a B�blia � o profeta n�o inventa novas doutrinas nem distorce o ensino da B�blia.
� servo � profetiza para ajudar outras pessoas, n�o para dar espet�culo nem para parecer importante.
Suas profecias se cumprem � se profetiza sobre o futuro, vai acontecer o que diz, sen�o n�o � profeta de Deus.


A B�blia diz que quando algu�m profetiza, outros devem julgar o que diz (1 Cor�ntios 14:29). Isso significa que devemos analisar a profecia antes de acreditar nela. De prefer�ncia, a profecia deve ser julgada por l�deres e membros s�bios da igreja, que t�m bom conhecimento da B�blia."

<https://www.respostas.com.br/ha-profetas-hoje/>

 

A B�blia nunca trata o dom de profecia como algo tempor�rio?

Estas teriam sido as palavras de Jesus:

"A Lei e os Profetas duraram at� Jo�o; desde ent�o, � anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega for�a para entrar nele. E � mais f�cil passar o c�u e a terra do que cair um til da Lei." (Lucas, 16: 16, 17).

 

Que teria sido a mensagem de Jesus:  "N�o dever� surgir mais profetas. O futuro j� est� predito

e

nada deve ser acrescentado nem tirado da lei, porque ela est� completa, n�o podendo ser modificada.

 

Suas profecias se cumprem?

A� est� o ponto crucial. Qual profecia se cumpriu?

"Nat� disse que o trono de Davi seria dur�vel por todas suas gera��es assim como o Sol e a Lua (I Cr�nicas, 17: 3, 11-15).  A monarquia judaica desapareceu poucos s�culos depois.

Miqueias previu que, quando a Ass�ria pisasse no solo de Jud�, um rei nascido em Bel�m destronaria o poderoso imp�rio, repatriaria os israelitas que se encontravam no ex�lio e estabeleceria um reino que duraria para sempre. (Miqu�ias, 5: 2-15) Nada disso aconteceu, e eles n�o desconfiaram da farsa da palavra do seu deus e passaram a esperar que esse salvador surgisse um dia.

Isaias previu que, ap�s a queda de Babil�nia, seria constru�da a nova Jerusal�m, e nunca mais os hebreus seriam molestados por gentios. (Isa�as, 13:19; 65: 17-25) Ap�s a queda de Babil�nia, os judeus continuaram sendo servos dos medos e persas.

Daniel previu que, ap�s a vit�ria dos macabeus, os reinos do mundo seriam entregues aos judeus. (Daniel, cap�tulos, 8, 11, 12) Eles ficaram livres por pouco tempo, e vieram os romanos. Mantiveram-se fi�is a Yav� e tentaram se livrar dos romanos, sendo dispersos pelo mundo. N�o s� a monarquia judaica, que seria eterna como o Sol (Salmos 89:20-37), mas at� a terra da promessa eles perderam. E, nem assim eles perceberam! N�o perderam a f�; permaneceram aguardando um dia em que seriam donos do mundo.  E nem mesmo Adolf Hitler os fez acordar.

Jesus previu que, ap�s a grande tribula��o iniciada com o cerco e destrui��o de Jerusal�m, ele, Jesus, retornaria com seus anjos para reunir os crist�os para um reino eterno, sem morte e sem sofrimento. (Mateus, 24). E isso ocorreria t�o breve, que alguns dos que estavam com ele ainda estariam vivos. (Mateus, 16: 28). J� passaram quase dois mil anos, e ainda tem bilh�es de pessoas esperando esse Jesus!

Diante do descumprimento da promessa divina aos judeus de um reino eterno e dom�nio sobre todas as na��es, crist�os usam dizer que Yav� n�o cumpriu a promessa porque os judeus n�o cumpriram a parte deles no pacto.  Isso, entretanto, n�o � verdade.  A promessa n�o foi condicional.

 

Em primeiro lugar, vale observar que os judeus, desde que tomaram conhecimento do livro encontrado no templo com as ditas leis de Yav�, se tornaram o povo mais rigoroso no cumprimento desses preceitos.  De in�cio, Josias cuidou de matar todos os sacerdotes que estivessem cultuando outros deuses (II Reis, 23: 3-20). 

 

Em segundo lugar, a promessa de Yav� era incondicional.  Mesmo que os judeus n�o cumprissem os preceitos da lei, ele seriam punidos, mas isso n�o impediria o estabelecimento daquele reino eterno com dom�nio sobre todas as na��es, e sua monarquia nunca teria fim." (A Farsa da Previs�o do Futuro)

 

 

Ver mais PREVIS�O DO FUTURO

 

..

.