O PRIMEIRO VOO

12/11/1906


Clique na imagem

Ilustração do voo do Santos-Dumont 14-bis em 12 de novembro de 1906, que rendeu a Santos Dumont o Prêmio do Aeroclube da França.

No dia 19 de outubro de 1901, o brasileiro Santos Dumont deu uma volta com o seu dirigível (o número 6) em torno da torre Eiffel, em Paris, feito que lhe rendeu o prêmio de 100 mil francos em um concurso promovido pelo milionário Henry Deutsch.

<https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/santos-dumont-ganha-premio-por-voar-ao-redor-da-torre-eiffel-em-paris>
 

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou um voo público em Paris, em seu famoso avião 14-Bis. Esta aeronave usava o mesmo sistema de deformação da asa que havia nas aeronaves dos irmãos Wright, e percorreu uma distância de 221 metros.

No dia 12 de novembro de 1906, Santos Dumont Realizou o seu primeiro voo bem-sucedido, que lhe rendeu o Prêmio do Aeroclube da França.


“O 14-Bis, ao contrário do Flyer dos irmãos Wright, não precisava de trilhos, catapultas ou ventos contrários para alçar voo, bem como teve muita cobertura da imprensa, de aviadores e (de cronometristas do Aeroclube da França), e é por isso que este voo é considerado por vários especialistas em aviação como o primeiro voo bem sucedido de um avião. Quando este voo foi realizado, o pouco conhecimento e o descrédito dado aos voos dos tais irmãos Wright pela mídia internacional e pelos norte-americanos, fizeram com que o 14-Bis de Santos Dumont fosse considerado então pela mídia européia e norte-americana como o primeiro avião a decolar por meios próprios. Afinal, o 14-Bis foi o primeiro avião a ter seu voo homologado por uma instituição pública aeronáutica, o Aeroclube da França.

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o>

Por tudo isso, é justo que ele seja considerado o “Pai da Aviação”.

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também