NOTÍCIAS

 

 

 

Erupções solares não vão acabar com a Terra
12:31 Terça feira, 15 de Nov de 2011


Numa altura em que os crentes nos mitos do calendário Maia acreditam que o fim do mundo se aproxima, a NASA assegurou que não vão ser as erupções solares que vão pôr fim ao planeta Terra

A atividade de erupção solar está a crescer e é esperado que atinja o seu pico entre 2012 e 2014, perto da mesma altura em que o calendário Maia aponta que será o fim do mundo. Algumas pessoas ligam o possível Fim dos Tempos às erupções solares mas cientistas da NASA já asseguraram que as erupções não vão destruir a Terra.

"Temos um longo registo que mostra que mesmo as erupções mais fortes não conseguem destruir a atmosfera", afirmou Antti Pulkkinen, investigador científico da NASA, à CNN. "Não há hipótese alguma da maior erupção que seja acabar com o mundo", concluiu.

As erupções solares acontecem quando uma grande quantidade de energia eletromagnética é rapidamente libertada da atmosfera do Sol.

É ainda possível a existência de uma injeção de massa coronal, uma injeção de material que liberta milhões de toneladas de partículas pelo Espaço, que quando atingem a Terra podem danificar satélites.

Contudo, segundo Pulkkinen, as erupções solares provavelmente não afetarão o assistente vitual Siri do iPhone ou estragarão o smartphone, mas já causaram apagões e danificaram satélites de GPS, assim como ondas de rádio e consequentemente causaram problemas a pilotos de avião, que dependem delas para comunicar.

Pulkkinen acrescentou que os cientistas fizeram muitos progressos neste campo, conseguindo antever erupções solares e injeções de massa coronal, sendo por isso possível dar tempo aos operadores para desligar os satélites e às pessoas para comprar um carregador manual para carregar a bateria do telefone, antes de tal acontecimento.

http://aeiou.visao.pt/erupcoes-solares-nao-vao-acabar-com-a-terra=f633553

..

.