FIM DO MUNDO EM 2010

31/12/2009

 

"Antes que algum paranóico reclame aos quatro ventos, não, não será em 2012. Adianto também aos habitantes de Varginha, Minas Gerais, que seus velhos conhecidos cabeçudos extra-terrestres não irão nos visitar hoje. Ninguém na tevê falou sobre isso, portanto eu não acredito[/ironia].

O fim do mundo está marcado para o dia 9 de dezembro de 2010. Empresas entrarão em colapso, redes de telecomunicações não mais funcionarão, algumas pessoas se suicidarão ao ver que nada mais passará a fazer sentido depois que o Orkut não funcionar mais, etc.

Mas o que de tão terrível está para acontecer em 2010? Algo que nunca na história desse país nunca se imaginou que poderia ocorrer: esgotamento de endereços IP.

Vê a "bomba relógio" acima? Restam pouco mais de 555 milhões e 700 mil endereços IPv4 disponíveis. Isso é uma estimativa baseada em taxas reais de alocações de endereços IP ao redor do globo. Parece muito? Daqui dois anos, segundo a previsão, todos eles se esgotam. Nenhuma conexão nova com a rede mundial de computadores poderá ser feita.

Sentiu o drama?

Com a crescente leva de aparelhos que se conectam ininterruptamente com a internet, como modens de banda-larga, aparelhos celulares, câmeras IP e mais um monte de bugigangas(sem contar servidores de hospedagem, instituições de ensino, bancos, telecomunicações, etc) o número de endereços IPv4 disponíveis está se tornando mais e mais escasso a cada dia que passa.

Com aproximadamente 4 bilhões de endereços possíveis na época que o protocolo IP foi pensado, imaginou-se que isso fosse o suficiente e até extrapolasse as necessidades reais. Porém com a explosão comercial da internet, esse número é insuficiente.

Com base nesse problema principal, lançaram o IPv6, a sexta versão e sucessora do IPv4, que pode endereçar mais de dez bilhões de bilhões de bilhões(!!!!) de vezes mais endereços que o IPv4 suportou. Acha que estou mentindo? Só pegar um lápis e fazer uma continha: 2^128 endereços do IPv6 contra 2^32 endereços do IPv4. Ah, desistiu? :)

Só pra uma ordem de escala: com esse número de endereços do IPv6, cada grau de areia da Terra poderia ter seu IP próprio.

Poisé. Apesar dessa e outras vantagens, a troca e adoção do IPv6 em detrimento do IPv4 não está sendo eficientemente utilizada. Motivo? Custos de implantação e conversão de redes, entre outros.

Apesar desses entraves, a mudança é necessária e já possui um cronograma para organizar as etapas de implementação, transição e descarte do IPv4. Aguardamos que todas elas sejam seguidas, porque se metade dos brasileiros não conseguirem acessar o Orkut, o país pára. ;)"

<http://axonioeletrico.blogspot.com/2008/10/data-do-final-do-mundo-9-de-dezembro-de_14.html>
 

Pensei em criar um texto sobre o fim do mundo em 2010, mas resolvi pesquisar antes para ver se alguém já tinha pensado nisso.

Escrevi fim do mundo em 2010 (sem aspas), o Google respondeu: "Resultados 1 - 10 de aproximadamente 4.190.000 para FIM DO MUNDO EM 2010"

Para a frase entre aspas ("fim do mundo em 2010"), o resultado do Google foi "de aproximadamente 75.300".

Então, como tanta gente já havia pensado nisso, só copiei o texto acima e desisti de inventar alguma coisa.

 

Ver mais sobre CURIOSIDADES

 

..

.