DIA NACIONAL DO TURISMO

2 de março

 

O dia nacional do turismo é uma comemoração à atividade econômica que mais cresce, motivada, principalmente, pelo avanço da globalização e dos sistemas de transportes.

O dia nacional do turismo é comemorado em 02 de março, enquanto que o dia mundial do turismo é celebrado no dia 27 de setembro em resolução aprovada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1980. Trata-se de uma importante prática econômica atual, responsável pela geração de riquezas, empregos e pela circulação de capital e pessoas.

O turismo é definido como o deslocamento de pessoas para locais além daqueles de sua familiaridade cotidiana imediata por um período superior ao de 24 horas e inferior ao de 180 dias, sem a realização de atividades comerciais ou o exercício de funções profissionais e trabalhistas.

Se uma determinada localidade investe em turismo, isto é, promove medidas para a instauração de bens que permitam uma maior atratividade, além de fornecer condições para a instalação de visitantes, há uma sensível mudança em seu padrão econômico. O ponto mais visível quando aumenta a demanda turística de uma região é a geração de empregos, que podem ser diretamente ou indiretamente relacionados à área. Além disso, há um enriquecimento cultural gerado pela interação dos diferentes povos, de modo a conectar ainda mais os diferentes pontos na cadeia de fluxos da globalização.

Ainda é importante considerar que a indústria do turismo – a que mais cresce no mundo na atualidade – é responsável também por garantir o funcionamento de outros setores da economia, com destaque os sistemas de transporte e comunicação. Não obstante, as áreas econômicas relacionadas ao lazer, comércio, cultura, hotelaria e outras também mantém uma boa dinâmica quando o turismo é elevado em uma dada região.

<https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-turismo.htm>

 

Em 2016, essa comemoração foi fixada para o dia 8 de maio.

 

Ver mais FATOS, MITOS E COMEMORAÇÕES

 

..

.