DIA MUNDIAL DO SOLO

5 de dezembro


O dia 05 de dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como sendo o Dia Mundial do Solo. Nesse dia normalmente são realizadas sessões de comemoração e discussão abordando temas atuais sobre o solo. Este ano o tema estipulado pela FAO é a biodiversidade do solo com o slogan ¿Mantenha o solo vivo, proteja a biodiversidade do solo¿.

A Embrapa Solos anualmente tem atuado na organização de eventos comemorativos à data cujo objetivo é divulgar os resultados de trabalhos e de ações de pesquisa nos temas relacionados à conservação do solo e da água e sustentabilidade ambiental. Assim, a ciência, a tecnologia e a inovação decorrentes das pesquisas são disponibilizadas para a sociedade.
<https://www.embrapa.br/busca-de-eventos/-/evento/437500/dia-mundial-do-solo>

“Formação do solo

A formação dos solos tem início por meio da decomposição química e desestruturação mecânica de uma camada de rocha, que, então, passa a ser chamada de rocha-mãe ou rocha matriz, uma vez que é ela quem dá origem ao perfil de solo. Dá-se o nome de pedogênese ao processo de formação de um solo.

A transformação do corpo rochoso recebe o nome de intemperismo, que, no caso em questão, se dá tanto na sua forma química quanto física. Na primeira, há a modificação dos minerais presentes na rocha; enquanto a segunda é caracterizada fragmentação e divisão dela em pedaços menores. A constituição de um perfil de solo somente é possível porque o material intemperizado não é transportado para outros locais, ou seja, ele permanece sobre a rocha de origem.

A formação do solo é um processo muito lento que decorre na escala de tempo de milhares de anos. O desenvolvimento de somente 2,5 centímetros de um solo leva de algumas centenas até dois mil anos.|1| É importante ressaltar, no entanto, que essa é somente uma estimativa que pode variar de acordo com vários fatores, principalmente o tipo de rocha e a ação dos agentes intempéricos.


Qual a composição do solo?

A composição química de um solo varia de acordo com a localidade onde ele se formou e com a sua rocha-mãe. No entanto, todos os perfis de solo apresentam determinados elementos em comum que, em geral, constituem materiais orgânicos e materiais inorgânicos. Levando isso em consideração, podemos afirmar que todos os solos apresentam em sua composição:

minerais (a maior parcela de seus componentes);

água;

ar;

matéria orgânica.

Os materiais que compõem um solo estão dispostos por meio de camadas que recebem o nome de horizontes. O número de horizontes presentes em um solo não é o mesmo para todos, e a sua variação acontece em função do tempo de desenvolvimento daquele perfil.

Quando bem desenvolvidos, os solos apresentam, pelo menos, quatro horizontes, os quais descrevemos abaixo.

Horizonte O: é o horizonte orgânico do solo, representa a camada superficial formada por matéria orgânica e água. Apresenta coloração mais escura do que os demais horizontes.

Horizonte A: camada formada por minerais e matéria orgânica, o que lhe confere também uma coloração escura.

Horizonte B: camada formada por nutrientes lixiviados das camadas superiores do solo e outros minerais decorrentes da decomposição química da rocha. É mais espesso que os horizontes superiores, e a presença de matéria orgânica é muito baixa.

Horizonte C: corresponde ao horizonte de transição entre a rocha-mãe e as demais camadas do solo. Apresenta minerais decorrentes do intemperismo químico e também fragmentos da rocha original, produto do intemperismo químico. Não apresenta matéria orgânica.

Importante: Algumas classificações nomeiam ainda o Horizonte R, que corresponde à rocha-mãe.”

 https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-solo.htm

Do solo vem o nosso alimento; e o solo é o reservatório da água que nos vem dos mananciais.  Conservar o solo é preservar a nossa vida. 

Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também