DIA DO TAQUÍGRAFO

3 de maio

 

Nesta quarta-feira, 3/5, Dia Nacional do Taquígrafo, o TJDFT homenageia os servidores do TJDFT que exercem a função e todos os taquígrafos. A taquigrafia é a área que define todo tipo de escrita abreviado ou simbólico para que, dessa forma, seja possível escrever de maneira mais célere. No Tribunal, assim como em outras cortes de Justiça, o taquígrafo acompanha e registra as sessões de julgamento, garantindo rapidez e efetividade.

Seus sistemas fornecem diferentes abreviaturas e símbolos, permitindo que uma pessoa bem treinada consiga escrever de forma rápida, sendo capaz de acompanhar as falas de um discurso com mais facilidade.

Entre as habilidades desse profissional estão a concentração, a velocidade e a precisão. A data foi escolhida porque exatamente no dia 3 de maio de 1823 (há 177 anos, portanto) foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil, para funcionar na primeira Assembleia Constituinte.

A introdução da taquigrafia no parlamento brasileiro deve-se a José Bonifácio de Andrada e Silva. Alguns estudiosos atribuem a invenção da taquigrafia aos hebreus; outros, aos gregos. Mas o primeiro sistema organizado de taquigrafia, como a concebemos hoje, ou seja, uma grafia especial por meio de sinais especiais, e aceito oficialmente pelos historiadores como o primeiro sistema organizado de taquigrafia, foram as “Notas Tironianas”, ou “Abreviaturas Tironianas”, sinais taquigráficos inventados por “Tiro” (Marco Túlio Tiro), escravo e secretário de Cícero, o grande orador e político romano.

Parabéns aos profissionais!

© Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

<https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2017/maio/tjdft-homenageia-taquigrafos>

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.