DIA DO OPTIMETRISTA

6 de marco

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 285 milhões de pessoas sofrem de perda de visão moderada a severa sendo que 39 milhões são consideradas cegas. Destas, 123 milhões (43%) possuem erros refrativos que afetam a visão de longe não compensados. Adicionalmente, existem 517 milhões de pessoas com deficiências na visão de perto devido à falta de compensação da presbiopia. Os erros refrativos não compensados são a principal causa de deficiência visual a nível global, fator que contribui significativamente para pobreza mundial.


Há desafios significativos para a saúde da visão com o aumento de casos de cegueira evitável e deficiência visual, estes incluem o insuficiente número de profissionais de saúde competentes e a desigual distribuição de recursos.


A Optometria responde a estes desafios pois concentrou-se de modo crescente na cobertura de saúde universal, fornecendo serviços igualitários e acessíveis para todos. A Optometria funciona como um recurso dos cuidados primários em países desenvolvidos e também em nível secundário como parte de equipes multidisciplinares que incluem profissionais médicos e oftalmologistas em diversos países em desenvolvimento.

Para atender a demanda reprimida existente em nosso país que espera meses e até anos por um exame visual, a Optometria é a solução. O Brasil precisa enxergar e nós estamos dispostos a ajudar.

<www.cboo.org.br/artigo/dia-do-optometrista-06-de-marco>

 

Ver mais FATOS, MITOS E COMEMORAÇÕES

 

..

.