DIA DE TODOS OS SANTOS

01/11/2009

Clique na imagem

O Catolicismo criou tantos santos, que não sobrou um dia do ano sem santo, e quase todos os dias têm mais de um.  Mas, não satisfeitos com isso, estabeleceram um dia para abranger também os santos não identificados: O DIA DE TODOS OS SANTOS (Festum omnium sanctorum).

Neste dia, foi descoberta a Bahia de Todos os Santos por André Gonçalves e Américo Vespúcio (1501).

Foi também neste dia que foi registrada a patente do “sutiã” (1914)


Também nesse dia detonaram pela primeira vez a Bomba de Hidrogênio (1952)

Mas o mais marcante, que todos os santos não foram capazes de impedir, foi o Terremoto de Lisboa (1755), que ocorreu no epicentro do catolicismo e matou milhares de cristãos.  Ficaram sem entender.

“O terramoto de Lisboa abalou muito mais que a cidade e os seus edifícios. Lisboa era a capital de um país católico, com grande tradição de edificação de conventos e igrejas e empenhado na evangelização das suas colônias. O fato de o terramoto ocorrer num dia santo e destruir várias igrejas importantes levantou muitas questões religiosas por toda a Europa. Para a mentalidade religiosa do século XVIII, foi uma manifestação da ira divina de difícil explicação.”  (Wikipedia, 01/111/2009)

O terremoto de Lisboa foi chamado de castigo divino também por Ellen Gould White em O Grande Conflito (Titulo original The Great Controversy Between Christ and Satan), uma vez que os adventistas consideram a Igreja Católica a Besta do Apocalipse.  Mas não parece haver lógica no fato, como eu já disse em A INCOSISTÊNCIA DOS CHAMADOS CASTIGOS DIVINOS.   Se houvesse esse deus e fosse enviar terremoto como castigo, ele deveria ter ocorrido no local da sede papal, já que o papa é a autoridade máxima da igreja, a responsável por todas as atrocidades que a igreja cometia.

Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES

Ver mais RELIGIÃO

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também