DIA DA UNIDADE HUMANA
 

Pensar sobre esse tema nos leva a imaginar sobre as diversas expressões culturais existentes, e nos remete a propor uma definição sobre cultura. Segundo Chauí (1995, pg. 50) A cultura é a criação coletiva de idéias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto, o possível e o impossível, o inevitável e o casual, o sagrado e o profano, o espaço e o tempo.

A cultura se realiza porque os seres humanos são capazes de linguagem, trabalho e relação com o tempo.

A cultura se manifesta como a vida social, como a criação de obras de pensamento e de arte, como vida religiosa e política.

A diversificada forma de manifestação cultural que o indivíduo apresenta em sociedade, vem atravessando fases de transformações sociais que exige de cada um de nos, maturidade e respeito diante das diferenças apresentadas.

Os pressupostos culturais diversos e a dinâmica da transformação cultural é notório, e algumas classes sociais (deficientes, indígenas, negros etc.) tem sido de alguma forma alvo de escárnio por algum grupo que se julga muitas vezes a voz da expressão moral, os quais tem estabelecido normas e condutas que devem ser observadas como padrão.

Nestes casos, o respeito às diferenças não tem sido levado em consideração, à diversidade tem sido vista como algo de horror e uma afronta aos bons costumes, surgindo com isso à discriminação e o preconceito, onde alguns são excluídos, são considerados seres inferiores e sem expressão social, por isso indigno de todo respeito que um cidadão merece.

<https://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-da-unidade-humana>

 

“Desde que o mundo é mundo”, com diz o ditado, os seres humanos aprenderam que viver em sociedade é melhor que viver sozinho. Entretanto, nem sempre pode ser mais fácil. Aprender a conviver com as diferenças parece ter se tornado uma tarefa muito mais difícil nos últimos tempos. Mas Deus, em Sua sabedoria, desde muito antigamente vem revelando a nós a melhor forma de superar as diferenças e viver em união e harmonia."

<https://portalevangelize.com.br/home/dia-da-unidade-humana-o-que-nos-diz-a-biblia/>

 

Seria isso mesmo?!

 

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei..." (2 Coríntios 6:14-17).

 

É isso que a dita palavra divina ensina.  Saia fora! Não se misture com as pessoas que não creem no que você crê.  Aparte-se.  E vem alguém dizendo que esse deus " vem revelando a nós a melhor forma de superar as diferenças e viver em união e harmonia"!

 

Na realidade, nada trabalha tanto contra a unidade humana quanto a religião.

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

..

.