STF CONFIRMA DECISÃO QUE LIBEROU ESPECIAL DE NATAL DO PORTA DOS FUNDOS

STF confirma decisão que liberou especial de Natal do Porta dos Fundos
Segunda Turma entendeu que se trata de liberdade de expressão

Publicado em 03/11/2020 – 17:14 Por Agência Brasil – Brasília



A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (3) a decisão liminar que autorizou, no ano passado, a Netflix a exibir o programa de Natal do canal Porta dos Fundos. No programa, os humoristas encenaram que Jesus Cristo teve uma experiência homossexual.

Em dezembro de 2019, a veiculação do programa foi suspensa pela Justiça do Rio de Janeiro. Em seguida, o vídeo foi liberado por uma liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli, então presidente da Corte.

A legalidade da veiculação foi contestada pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura. A entidade alegou que o canal ofendeu a fé cristã e promoveu discurso de ódio contra a religião.

Por unanimidade, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski entenderam que o caso trata-se de liberdade de expressão e a veiculação não pode ser proibida.


<https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-11/stf-confirma-decisao-que-liberou-especial-de-natal-do-porta-dos-fundos>
 

O que é discurso de ódio:

“O Discurso de Ódio é uma forma de pensamento, fala e posicionamento social que incita à violência contra diferentes grupos da sociedade. Pode ser verbalizado ou escrito e sua intenção é discriminar as pessoas devido a suas diferenças, sejam estas raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, deficiências, classe etc. O Discurso de Ódio tem por base o ódio em si ao diferente e todos os preconceitos e prejuízos que decorrem desse sentimento. É considerado crime no Brasil e também um atentado aos Direitos Humanos.”

<www.infoescola.com/sociologia/discurso-de-odio/>

Em que a peça poderia incitar violência contra a religião? Só mesmo um julgador religioso poderia distorcer o sentido da peça humorística ao ponto de classificá-la como promoção de discurso de ódio.  A mais alta corte do país ainda entende isso.

Ver ESPECIAL DE NATAL DO PORTA DOS FUNDOS

Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também