Dezembro é o décimo-segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias.
Clique na imagem

Na infância, eu me perguntava: por que nós chamamos de dezembro o décimo-segundo mês e não o décimo? Setembro, outubro, novembro, dezembro não deveriam ser o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo mês? Quando aprendi a ler, não tinha nenhuma fonte de pesquisa. O que ouvia no rádio era só propaganda direcionada pela ditadura da época, música e astrologia, que aumentava mais a minha curiosidade quando um astrólogo informava que o signo de capricórnio, começado em 22 dezembro, era a décima casa zoodiacal. O que via de história era só sobre Portugal e a colonização brasileira, com umas poucas referências aos outros colonizadores como Inglaterra, França, Espanha e Holanda. Assim, passei boa parte da vida sem saber por que é o nosso décimo-segundo mês que tem o nome de dezembro.
Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do antigo calendário romano, que começava o ano em Março, esse antigo décimo mês, chamado de december, evoluiu no português para dezembro.
No calendário que deu o nome ao mês, este mês começava, não no ponto de hoje, mas por volta do dia 22 do mês atual, quando, ao olhar dos antigos caldeus, criadores da Astrologia, o Sol estava entrando na Constelação de Capricórnio.
Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES