O COMBATE AO ALCOOLISMO

18 de fevereiro 2021


Um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, onde cerca de 15% da população é dependente do álcool, a maioria homens jovens entre 18 e 29 anos, o alcoolismo tem, em 18 de fevereiro de cada ano, a data registrada como O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo ou “Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo”. Comemoração extraoficial, que aparece listada em vários sites brasileiros de dias festivos, e que tem motivado campanhas oficiais de vários órgãos públicos e entidades não-governamentais no Brasil.

 

Considerado pela OMS [Organização Mundial da Saúde] ou WHO [World Health Organization] como uma doença, o alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, onde cerca de 15% da população é dependente do álcool, a maioria homens jovens entre 18 e 29 anos. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde (janeiro de 2009), aponta que, entre 2000 e 2006, a taxa de óbitos ligada ao consumo de álcool teve um crescimento de 18%. No período, o índice de mortalidade por doenças associadas ao alcoolismo subiu de 10,7 para 12,6 a cada 100 mil habitantes. De acordo com a pesquisa, foram registradas nesse período 146.349 mortes ligadas ao vício, e cerca de 64% desses óbitos estavam diretamente ligados ao consumo excessivo de álcool, e poderiam ter sido evitados. Há de se avaliar ainda que a pesquisa considerou somente os casos de doenças crônicas provocadas pelo alcoolismo. Se se observar que até 30% dos homicídios e que entre 40% e 60% dos acidentes de trânsito têm relação com o vício do álcool, se pode concluir que o número de vítimas tende a ser significativamente maior!
<http://www.inesco.org.br/18-de-fevereiro-dia-nacional-de-combate-ao-alcoolismo/>

 

Tratamento para Alcoolismo


O tratamento do alcoolismo envolve exclusão do álcool que pode ser auxiliada com o uso de medicamentos para desintoxicar o fígado e para diminuir os sintomas da falta do álcool.

A internação em clínicas para dependentes químicos pode ser voluntária ou involuntária caso exista risco contra a própria vida ou de terceiros, e neste caso ela é chamada de internação compulsória.

CAPS - Centro de Atenção Psicossocial: Instituições governamentais, espalhadas por várias cidades do país;
NASF - Núcleos de Apoio à Saúde da Família: Formado por grupo de profissionais de saúde que auxiliam as equipes de Saúde da Família no atendimento aos dependentes químicos;
Consultórios de Rua: equipes móveis formadas por assistente social, auxiliar de enfermagem e médicos que atuam onde usuários de drogas se reúnem:
CAT - Casas de Acolhimento Transitório: Acolhem o dependente durante o processo de estabilização clínica, com atividades pedagógicas.
O tratamento para o alcoolismo também pode ser feito através dos A.A. - Alcoólicos Anônimos, que apesar de não estar ligada ao SUS, oferece tratamento gratuito para os viciados. Apesar do alcoólatra não poder ficar internado nestes locais 24 horas por dia, ele poderá frequentar as reuniões diariamente e assim encontrar apoio para vencer o vício.

Em caso de dúvidas, pode-se ligar para o número 132 (viva voz) que é um serviço de atendimento telefônico gratuito, exclusivo para fornecer informações sobre qualquer tipo de droga e seus efeitos no organismo, além de orientar na busca de locais para tratamento. Por meio do número 132, qualquer cidadão com dúvidas será atendido nas 24 horas do dia, durante todos os dias da semana, inclusive feriados.

Clínicas para tratamento do alcoolismo
As clínicas para tratamento do alcoolismo podem funcionar a tempo integral ou parcial. Cada clínica possui um esquema próprio de tratamento que frequentemente inclui além dos profissionais de saúde (médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e professores de educação física) a família, pois grande parte dos dependentes de álcool são de famílias com desajustes sociais ou emocionais.

O tratamento para o alcoolismo deve durar um período médio de 6 meses para a desintoxicação física, mas o sucesso do tratamento é considerado alcançado 5 anos após a conclusão do tratamento, com completa abstinência e total controle sobre o álcool. Contudo é sempre importante evitar o primeiro gole por toda a vida, pois sempre haverá chance de recaída.

Alcoólicos Anônimos
Os alcoólicos anônimos (A.A.) são uma associação sem fins lucrativos, totalmente gratuita criada para recuperar os alcoólatras e mantê-los distantes do uso do álcool. Nas reuniões dos A.A. os dependentes do álcool podem compartilhar suas experiências e, assim, receber o apoio dos outros membros do grupo.

As reuniões são de frequência regular e de caráter anônimo. Os A.A. estão espalhados em todo o Brasil e por todo o mundo, sendo que em Portugal são conhecidos por Alcoólatras anônimos (A.A.) Apesar de ser uma grande ajuda no tratamento do alcoolismo, os A.A. não exclui a necessidade do tratamento indicado pelo médico.

<www.tuasaude.com/tratamento-para-alcoolismo/>

 

Ver mais  SAÚDE

 

..

.