TUDO É POSSÍVEL PARA AQUELE QUE CRÊ -- 02/03/2003 -

 

PARA AQUELE QUE CRÊ, TUDO É POSSÍVEL (OU QUASE TUDO?)

Quando escrevi o texto absurdos bíblicos, informei ser “adaptado” do livro de Joseph Somer. Duas razões há para essa informação. A idéia de catalogar os absurdos foi dele, mas eu alterei parte do conteúdo. Eu retirei algumas coisas que eu achava não ser tão absurdo e acrescentei algumas que ele não havia levado em consideração.

O colega José Roberto Braz, educadamente, ao contrário de alguns que ficam extremamente irritados quando vêem opiniões contrárias às suas, fez seus comentários sobre quase todos os tópicos, e eu decidi fazer algumas considerações sobre seus argumentos.

Creio que, comparando os nossos diferentes pontos de vista, será mais fácil o leitor tirar suas conclusões, que, mesmo assim, podem ser bastante influenciadas pelo que tiver aprendido ao longo de seus anos vividos.

 

TODAS AS PLANTAS

GÊNESIS 1:29: “Todas as plantas com semente, todas as árvores em que há fruto que dá semente servirão de alimento para o homem”.
E as plantas venenosas com semente?

Comentário do colega: “Quem sabe as plantas venenosas, assim como diversas doenças hoje existentes não foram criadas posteriormente para cumprir determinados propósitos de Deus?”

Como disse alguém que “tudo é possível para aquele que crê”, o colega achou até uma boa solução: crer que as vegetações venenosas são de origem posterior.


CAIM

GÊNESIS 4:17: Caim constrói e povoa uma cidade em duas gerações apenas.  Esse Caím devia ser um super-homem.

Comentário do colega: “Como já mencionei o homem estava próximo da perfeição! O Cap. 5:5 do livro de Gênesis diz que Adão viveu 930 anos! Com seus filhos, netos e bisnetos não seria diferente, todos estavam afinal, próximos da perfeição! E é claro que com esse potencial de vida e energia, Caim, seus netos e binetos povoariam uma cidade em duas gerações tranqüilamente. Agora a bíblia não fala em números, de forma que um local com 30, 50 ou 100 pessoas poderia normalmente ser chamado de cidade!”.

Mais uma vez, contrariando os dados históricos e arqueológicos, a fé teve uma solução. Teoricamente, isso “é possível para aquele que crê”.


OS GIGANTES

GÊNESIS 6:4: “Havia gigantes na Terra.”
A arqueologia mostra que os povos antigos eram menores do que os de hoje. Gigantes que as buscas descobriram foram só os dinossauros, muito mais antigos do que o homem, alguns outros seres, como elefantes, hipopótamos, e alguns outros. Nada que se que assemelhasse a humanos.

Comentário de um colega: “Charles Darwin imaginou no século 18 que a arqueologia descobriria fósseis em fase de transformação no entanto, nenhum fóssil encontrado comprovou efetivamente a sua teoria. E ao contrario do que se pensava, os seres humanos do passado eram maiores, caixa craniana mais desenvolvida, assim como os ancestrais dos atuais elefantes que eram os grandes e poderosos mamutes!”    “Agora cá entre nós, outro dia eu vi um homem com mais de 2:20 de altura, só o sapato dele era número 54!!! Não é verdadeiro gigante?????”

Na realidade, segundo a arqueologia, as espécies grandes tiveram menor chance de sobreviver. Muitos animais gigantes foram extintos. Entretanto, com a espécie humana, foi diferente. À medida que esses seres de desenvolviam mentalmente, as condições de vida foram propiciando um crescimento físico, ainda que pequeno. Um fóssil de 200 mil anos já apresentava uma estatura muito próxima da atual, embora com aparência bastante diferente. No entanto, retrocedendo para além de um milhão de anos, os ancestrais eram um pouquinho menores, segundo os dados arqueológicos, e nunca foi encontrado esqueleto humano comparável em estatura a um russo, um americano, etc. Isso indica que não pode ter havido gigantes humanos sobre a terra. Quanto a “fósseis em fase de transformação”, embora não se possa dizer que já foram encontrados todos os elos da evolução humana, os que existem são o suficiente para se deduzir que os outros existiram. Se encontramos uma placa com o número 1, outra com o 2, outra com o 4, outra com o 6 outra com o 9 e outra com o 10, acho que é suficiente para deduzirmos que foram fabricadas também as placas com os números 3, 5, 7 e 8.

 

Concordo que um homem de 2,20m é um gigante ainda em relação a nós, que somos um pouco maiores do que humanos de milhares de anos atrás. Mas, retrocedendo no tempo, os fósseis encontrados indicam um aumento de estatura de lá para cá. Não se tem notícia de nenhum fóssil humanóide do tamanho dos russos.

 

Todavia, para quem crê que o homem surgiu inteligente, falante e perfeito há poucos milhares de anos, é possível ter existido uma espécie que não deixou qualquer vestígio.
 

O DILÚVIO

GÊNESIS 6:5: Por estar insatisfeito com o homem, Deus decide inundar a terra e eliminar toda a humanidade. Todos os seres vivos, plantas, animais, mulheres e crianças inocentes são também exterminados.
E ainda falam de um deus onipotente, perfeito, justo e bom.

Comentário do colega: “Deus como a própria bíblia diz, é um Deus que possui todas as qualidades, longanimidade, benignidade, bondade e acima de tudo um Deus de amor! Não acredita? Ora, se você é um pintor de quadros e resolve pintar um quadro num momento de fúria, dor ou rancor, você vai de uma forma inconsciente e indireta expor esse sentimento em seu quadro!...”
“Deus disse: (Gen.6:13): Noé, a terra está cheia de violência... por causa deles vou arruiná-la! Destruir a violência não é ser onipotente, perfeito, justo e bom?”

É aí que, mais uma vez, vemos que o deus dos hebreus refletia suas qualidades. Um todo-poderoso, longânimo, perfeito, etc. não iria fazer injustiça destruindo todos os seres vivos por causa da maldade ainda que fosse da humanidade inteira. “Destruir a violência” não é o mesmo que eliminar os violentos junto com os violentados e os que nem sabem nada sobre o que seja a violência.

Entretanto, para quem crê que “Deus escreve certo por linhas tortas”, que “não temos capacidade para entender a justiça de Deus” e outras coisas mais, não deve haver nada de mau nisso.


OS HOLOCAUSTOS

GÊNESIS 8:21: O odor da carne sacrificada agradou ao Senhor.  Que coisa estranha! Queimar carne para agradar a um ser perfeito!

Comentário do colega: “Simbolicamente, as pessoas deveriam dar o melhor do seu rebanho para Deus, se tratava de um ato espontâneo para retribuir e acima de tudo agradar o verdadeiro Deus que naquele tempo, participava ativamente nos empreendimentos do homem. Que mal há nisso? Não consigo ver!”

É, se destruir toda a vida existente em um planeta por causa de umas criaturas pervertidas é perfeitamente normal, parece que queimar carne de animais é insignificante mesmo.


A ENGENHARIA GENÉTICA DE JACÓ

GÊNESIS 30:37-43: Jacó altera a estrutura genética do gado fazendo com que eles procriem em frente a varas de madeira verde descascada, fazendo com que os bezerros nasçam listrados e malhados por essa influência visual. E Jacó fazia isso para enganar Labão a quem servia...
Que engenharia genética simples! Ou estava o deus perfeito e justo auxiliando a um fraudador? Hum! E ainda há que pense que fraude é coisa de políticos atuais!

Esta ainda está sem comentário. Mas, com uma fé mesmo que bem menor do que o grão de mostarda, não haveria muita dificuldade para aceitá-la.


A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS

ÊXODO 12:30: O Senhor mata todos os primogênitos do Egito, inclusive o dos animais, e não há uma casa onde não há pelo menos um morto.
Isso quer dizer que em todas as casa havia pelo menos um filho primogênito. Ademais, que deus justo é este que, por vingança contra um rei, fere tantos inocentes?

Esta ainda não foi comentada por ninguém. Mas não duvido de que alguém venha dizer que os primogênitos egípcios já teriam nascido contaminados pelos pecados do pais.


UMA POPULAÇÃO MUITO NUMEROSA

ÊXODO 12:37; NÚMEROS 1:45-46: O número de judeus homens que partiu do Egito é de 600.000.
Considerando-se no mínimo uma mulher, um filho e uma pessoa idosa para cada um deles, temos um total de aproximadamente 2.000.000 de israelitas saindo do Egito, numa época em que toda a população de egípcios era menor que esse número.

Ninguém ainda apresentou uma explicação para esse número.

Isso contraria a todos os dados históricos e arqueológicos.


O ANIMAL FALANTE

NÚMEROS 22:21-30: Uma jumenta vê um anjo, reconhece-o como tal e começa a falar na língua humana (provavelmente em Hebreu) com o seu dono.
Depois da análise das afirmações passíveis de comprovação, podemos dizer que jumento falando é conversa pra burro!

Isso também é coisa para que a fé dá um jeitinho. Mas, como a minha definhou diante de outras coisas impossíveis, deixei-a catalogada no rol dos absurdos sem qualquer ressalva.

E ninguém ainda fez comentário para justificar essa estória.
 

O GRANDE ORADOR

DEUTERONOMIO 1:1: Moisés discursa para todo o povo de Israel (cerca de 2.000.000 de pessoas!) Que pulmões teria Moisés!!!!

Comentário do colega: "Será que discursar seria literalmente subir em um palanque e falar a todos de uma só vez? Acho que não! E quem disse que essa cifra está correta?"

Esse número foi tirado de outro relato: “O número de judeus homens que partiu do Egito é de 600.000” (ÊXODO 12:37; NÚMEROS 1:45-46). Considerando-se no mínimo uma mulher, um filho e uma pessoa idosa para cada um deles, temos um total de aproximadamente 2.000.000 israelitas.

A arqueologia e a história nos informam que essa cifra realmente está longe de ser verdadeira, mas esse número é bíblico, razão por que dizemos que a Bíblia contém absurdos.

 

PROMESSAS DE SAÚDE

DEUTERONOMIO 7:15: Moisés promete a seu povo que Deus não deixará que ninguém fique enfermo e no versículo 14 diz que ninguém será estéril, nem mesmo dentre os animais. Parece que essa promessa não foi cumprida. O povo continuou a adoecer.

Comentário do colega: “O povo de Israel, cometeu várias injustiças e uma série de coisas erradas aos olhos do criador. Dificilmente Deus os abençoaria enquanto cometessem pecados.”

Salvou bem o lado de Javé. Aquele povo não merecia toda essa benesse mesmo.


O LEVIRATO

DEUTERONOMIO 25:5-9: O homem tem por obrigação manter relações sexuais com a viúva de seu irmão, para nela gerar um filho. Caso ele se recuse, a sua cunhada deverá cuspir em seu rosto na frente dos mais velhos.
Ainda bem que estamos vivendo muito depois disso!

Comentário do colega: “Questionar, as normas de Deus? Se estivesse lá naquele tempo eu não questionaria.”

Acredito. Talvez até eu mesmo, se vivesse naquela época, não achasse tão difícil obedecer ao costume. Disse o texto Bíblico que um tal de Onam burlou o costume, sendo eliminado pelo tal deus Javé. Não devia estar satisfeito em viver com a cunhada; mas levar cuspe em público ele não queria. Certamente, deveria ter horror ao cuspe da cunhada também.

 

UMA HIPÉRBOLE

JUÍZES 7:12: Os camelos eram tão grande NÚMEROS como os grãos de areia da praia.
Eram camelos para árabe nenhum botar defeito! Deviam estar se reproduzindo como micróbios.

Comentário do colega: Chorei um mar de lágrimas... diz uma canção; Quero alcançar as estrelas ... diz um poema; Não é lindo? Eu acho!

É, nessa até eu poderia abrir uma exceção e dar mil exemplos a seu favor.

 

UMA CONSTRUÇÃO DIFÍCIL

REIS I 6:2: CRÔNICAS II 3:3: O templo de Salomão tinha 28 metros de comprimento por 13 de largura. E mesmo assim, (REIS I 5:15-16) 153.300 pessoas foram usadas na sua construção (REIS I 6:38) durante 7 anos.

Que construtores moles! Eram muito diferente de Caim! Ele sozinho faria esse templo em poucos dias. Por outro lado, se você for pôr tanta gente a trabalhar em tão pouco espaço, certamente uns impedirão os outros de trabalhar. Se deitassem uns sobre os outros, encheriam o templo até o teto e ficaria uma imensa multidão, maior parte, do lado de fora.

Comentário do colega: “A empresa de supermercados Carrefour quando constrói suas lojas, fazem em tempo recorde! O interessante é que dezenas ou talvez centenas de empresas participam naquele empreendimento como fornecedores. Será que todos esses fornecedores enviam de uma vez só os materiais, seus caminhões, grandes carretas etc., obstruindo todo o trânsito e a própria loja tudo no mesmo dia? Eu acho que não!”

Ah, mesmo assim, acho que ainda é gente demais em tempo muito extenso para tão diminuta construção.

CRÔNICAS I 22:14: 5,8 toneladas de ouro e 52 toneladas de prata foram consumidos em sua construção. CRÔNICAS I 23:4: 24.000 supervisores e 6.000 oficiais e juizes foram empregados na obra. Nem os supervisores, nem mesmo os oficiais seriam capazes de se amontoarem dentro do tal templo.

Comentário do colega: “Há coerência nessa refutação? Devemos mesmo levar tudo ao pé da letra? Lembra do Carrefour?”

Só acho que um supervisor para cada seis pessoas é supervisão demais, assim como outras cifras superfaturadas.

 

O REI MAIS SÁBIO

REIS I 3:12, 16-28: Salomão, o homem mais sábio que já existiu, não consegue pensar em um jeito melhor para determinar qual a mãe verdadeira de uma criança, a não ser ameaçando esquartejar a criança. Isso sem falar no distúrbio mental que poderia ter causado na mãe verdadeira, pois afinal ele era o Rei, todo poderoso, e podia fazer o que quisesse.

Comentário do colega: “Agora vai a pergunta para os que se julgam donos da razão: - Existiria outro meio para descobrir a mãe verdadeira da criança? Salomão foi muito prático e rápido na sua decisão. Agora, o mais importante é que o problema foi definitivamente solucionado.”

Não me julgo muito sábio; não vou, portanto, tentar encontrar outro meio.

 

UMA SABEDORIA NÃO LEMBRADA

REIS I 10:24: Toda a terra buscava Salomão para ouvir sua sabedoria. Entretanto, nada se encontra na literatura de povos vizinhos dos hebreus sobre a sabedoria de Salomão.

Palavras do colega: “Será mesmo?”

Pelo menos até hoje, parece que nunca os defensores bíblico encontraram uma referência estrangeira a essa sabedoria. Estudos atuais concluem que Davi e Salomão deveriam ser chefes de uma tribo, mas não com tanta importância.

Um homem cuja sabedoria fosse admirada por todos os povos da Terra não ficaria sem ser mencionado pelos estrangeiros que o visitassem. Nada se encontra nos muitos registros de povos daquela época sobre Salomão.

 

O TRABALHO DOS CORVOS

REIS I 17:2-6: Deus ordena aos corvos que levem pão e carne a Elias em seu refúgio. Nem quero saber dessas asquerosas aves!

Comentário do colega: “Na hora da fome ... sei não!”

É... Só mesmo a fé torna possível crer em serviço de corvos.

Eu até creria, se não tivesse dados sobre a falsidade de outras coisas que compõem a chamada verdade divina.

 

FERRO FLUTUANTE

REIS II 6:5-7: Uma viga de ferro sai nadando. Ferro nadando? É demais!

Comentário do colega: “Na tradução do novo mundo não vi nada que diga que uma viga de ferro saiu nadando literalmente!”

Como não consegui encontrar um exemplar da tradução Novo Mundo que ganhei há alguns anos, vou ficar com minha bíblia eletrônica.

Observação: Se o leitor não tiver a Bíblia eletrônica, pode copiá-la clicando aqui. O Anticristo 2000 também é distribuidor de bíblia eletrônica.

 

O GRANDE SACRIFÍCIO

CRÔNICAS II 7:5: Salomão sacrificou ao Senhor 22.000 bois e 120.000 ovelhas em uma semana.
Isto dá mais de 845 animais por hora, mais de 14 por minuto, sem parar durante toda a semana.
Esse imoladores, sim! Só poderiam ser descendentes de Caim, para sacrificar um animal a cada 4 segundo!

Comentário do colega: Diz 2Crônicas 7:5 (trad. Novo mundo) – E o Rei Salomão prosseguiu oferecendo o sacrifício de vinte e duas mil cabeças de gado vacum e cento e vinte mil ovelhas. Assim o rei e todo o povo inauguraram a casa do [verdadeiro] Deus. Cadê a “uma semana”?

Ah, eu me esqueci de citar o versículo 8. Ele diz: “Assim naquele tempo celebrou Salomão a festa por sete dias, e todo o Israel com ele, uma grande congregação, vinda desde a entrada de Hamate e desde o rio do Egito.”
 

A EQUAÇÃO IMPOSSÍVEL

CRÔNICAS II 21:20; 22:1-2: Acazias tinha 42 anos quando se tornou rei; ele sucedeu seu pai, que morreu com a idade de 40 anos.
Assim, Acazias era dois anos mais velho que seu próprio pai! É problema para nenhum matemático resolver!

Comentário do colega: Será que é difícil pensar que o pai de Acazias poderia ter morrido quando ele tinha 4, 10 ou talvez 16 anos? O cargo por sua vez, seria assumido, é lógico assim que ele (Acazias) completasse uma idade adequada para isso! Não é mesmo?”

Não parece coerente que o rei morresse com 40 anos, tendo reinado desde os 32, e seu filho não pudesse reinar antes de completar 42. E o reino ficar seu um monarca por mais de vinte anos é também muito tempo. Ademais, o versículo 1 do capítulo 22 indica uma transição imediata: “Então os habitantes de Jerusalém fizeram reinar em seu lugar Acazias, seu filho mais moço, porque a tropa que viera com os árabes ao arraial tinha matado todos os mais velhos”.

 

UM EXÉRCITO GRANDE DEMAIS

CRÔNICAS II 13:3: Abias enviou 400.000 homens para a batalha contra os 800.000 homens de Jerobão.
Isso dá um total de 1.200.000 indivíduos, todos judeus. (Imaginando no mínimo mais 2 pessoas por cada um - seus pais ou seus filhos - daria uma população judia naquela área de cerca de 4.800.000 pessoas, um número fantástico!

Comentário do colega: “Indica isso realmente que a bíblia não é a palavra de Deus? Não creio!”

Eu, porém, acho que a palavra de um ser onisciente não iria apresentar um número de pessoas inexistente.

 

MAIS NÚMERO DUVIDOSO

CRÔNICAS II 13:17: 500.000 Israelitas morrem numa única batalha.
Isso é muito mais do que as mortes ocorridas nas batalhas da Segunda Guerra Mundial.

Comentário do colega: “Indica isso realmente que a bíblia não é a palavra de Deus? Não creio!”

Eu, porém, acho que esse exagero não é coisa de um ser onisciente.

 

SEM SOL E SEM LUA

SALMOS 121:6: "O sol não te molestará de dia nem a lua de noite".  Só mesmo passando a vida dentro de uma caverna!

Comentário do colega: “Acho que todos nós já ouvimos falar de parábolas, metáforas, comparações, força de expressão, enigmas etc...”

É, é muito parabólica, metafórica, enigmática e tem força de expressão demais essa “palavra de Deus”.

 

A MONTANHA MAIS ALTA DO MUNDO

MATEUS 4:8: Existência de uma montanha tão alta que de seu alto podem ser vistos todos os reinos da Terra. Só mesmo se a Terra realmente plana como eles acreditavam.

Comentário do colega: “Terra plana? Que parte da bíblia tem essa expressão? Favor verificar o livro de Jó 26:7, ou melhor, vou transcrevê-lo aqui: “[Deus] estende o norte sobre o vazio, suspende a terra sobre o nada”.
Agora compare isso com Isaias 40:22 – ‘ Há Um que mora acima do círculo da terra’.
Apesar de ter sido escrita a milhares de anos por vários homens diferentes, a biblia diferentemente do que muitos acreditavam no passado, ela já tocava em assuntos científicos como este sem esbarrar em qualquer tipo de teorias humanas incorretas do passado! INCRIVEL!”

Um círculo não quer dizer que não seja uma coisa plana. Alguém poderia ver ao mesmo tempo todos os lados de uma bola? Outros textos também mostram essa visão: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.” (Mateus, 24: 27). Acreditavam que um relâmpago era visto em toda terra instantaneamente.

Incrível eu acho é a precisão com que a bíblia reflete o pensamento humano dos hebreus daquela época. Fala à luz do geocentrismo (Salmos, 19: 6). O velho testamento, pela análise dos seus textos, apresenta a terra como circular e plana; e o novo testamento já mudou um pouco a visão do planeta, considerando-o quadrado. Veja.

 

UMA RESSURREIÇÃO

MATEUS 27:52-53: Os corpos dos santos mortos se levantaram dos túmulos e invadem a cidade.

Comentário do colega: “Será que quem criou, projetou e programou o homem desde o seu DNA, teria alguma dificuldade em trazer de volta uma pessoa à vida? Acho que não!”

É, “tudo é possível para aquele que crê” mesmo.

O que devemos levar em conta é que, se pessoas mortas tivessem aparecido vivas na cidade, alguma outra pessoa além dos evangelistas teriam comentado o fato incrível e isso teria sido registrado de alguma forma por algum escriba. Até registro sobre a existência de uma tal “Yeshua ben Yossef”, Jesus filho de José, que fora executado pelos romanos por volta do ano 30, dizem que os analistas das história conseguiram encontrar.  Mas, jamais acharam qualquer registro da época que falasse do retorno de sequer uma pessoa que já fosse dada como morta. Esses relatos de ressurreições foram escritos pelos evangelistas mais de quarenta anos após a morte desse Jesus.

Veja A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

 

O MAIS INCRÍVEL FENÔMENO CÓSMICO

MATEUS, 24: 29: “As estrelas cairão do céu” (Apocalipse, 6:13) “pela terra como a figueira quando, abalada por vento forte, lança seus figos verdes”.

Isso seria como lançar todos os figos sobre um grão de mostarda?  Não, as proporções são mais diversas ainda. Um estrela das menores tem milhares de vezes o tamanho da terra.

Esta ficou intacta. Mas conheço algumas tentativas de explicação. Eu, porém, entendo que quem disse isso imaginava as estrelas pequeninas como nós as vemos a olho nu.

 

UMA MALDIÇÃO ESTRANHA

MARCOS 11:12-14, 20-21: Jesus amaldiçoa e seca uma figueira só porque ela não estava dando frutos fora da estação.
Hum! Nem a natureza escapava da ira desse manso e humilde de coração!

Comentário do colega: “Todos já ouvimos dizer que Jesus falava por parábolas, comparações e alusões. Para quem sabe o que é isso a resposta já foi dada! Agora a bíblia é muito mais do que palavras, é necessário pesquisá-la com outras intenções. Quando temos intenção de destruí-la, não conseguimos vislumbrar o mistério que há por trás e, que nem sempre são reveladas diretamente. Assim, muitas vezes é necessário entender o contexto, que certamente eliminará muitas das supostas contradições contidas no livro.”

Parábola não pode ser, porque o evangelista afirma literalmente que “quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes”.

Ademais, isso de “pesquisa-la com outras intenções” é o que não deixam os religiosos verem os absurdos ali contidos, e os leva a ficarem dizendo que ela é de todo harmoniosa.

 

FÉ DE MAIS NÃO CHEIRA BEM

MARCOS 16:17-18: Aqueles que tem fé podem segurar em serpentes e beber veneno sem que sofram nenhum mal.
Você já viu algum desses poderosos fiéis?

Comentário do colega: “Se existir hoje algum doido para fazer isso, certamente ele vai ter sérios problemas! Mas será que isso se aplica nos dias de hoje? Lógico que não!”

Aplicar naqueles dias é só coisa dá fé mesmo.

Na infância, no interior onde nasci, eu ouvia alguns velhos dizerem que seus pais ou avós teriam matado alguns lobisomens ou teriam fugido deles. E eu até acreditava. Mas nunca vi vestígio deles. Outros diziam ter encontrado com pessoas já falecidas. Em minha curiosidade, algumas vezes fui aos locais onde eles viam essas pessoas, mas só vi coisas da natureza que, cercadas de mitos, podiam passar aos olhos de um supersticioso como outras coisas.

Se algumas dessas pessoas fossem escritores, teriam certamente registrado essas estórias de lobisomens, encontros com mortos, etc. Teríamos que aceitar isso agora como verdade?

 

UM CORO SEM ENSAIO

JOÃO 12:34: Uma verdadeira multidão (em uníssono?) faz uma pergunta com cerca de trinta palavras a Jesus (Respondeu-lhe a multidão: "nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse filho do homem?").
Isso até seria possível, se ensaiado por um bom tempo.

Comentário do colega: “Será que devemos mesmo levar algumas coisas ao pé da letra? Não perderia meu tempo!”

É o que a letra expressa: “Respondeu-lhe a multidão”.

 

VIÚVAS PROIBIDAS DE CASAR-SE

TIMÓTEO 5:9-11: "Nunca seja inscrita viúva com menos de 60 anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido..." "não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se".
Coitadas das viúvas daquele tempo!

Comentário do colega: “O que isso acrescenta para destruir a bíblia? Ocorre isso hoje? Não entendi...”

Creio que hoje não ocorra mesmo. Até os padres, que foram proibidos de casar-se, estão casando hoje. Quem vai querer impedir as viúvas?

 

OS CRETINOS CRETENSES

TITO 1:12: "Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos...."
Esses cretenses deviam ser mesmo muito CRETINOS!

“Também acho!”, disse o colega.

Mas o que vemos aqui é um evangelista bastante nervoso, impaciente com a cretinice dos cretenses. Não haveria em Creta alguém que não fosse mentiroso, comparável a uma besta? Esse Paulo exagerava um pouco também quando se irritava; não é mesmo?.

 

O FILHO SEM PAI

HEBREUS 7:1-3: “Melquisedeque não teve mãe nem pai, nem princípio nem fim”.
Será que naquele tempo já se fazia clone? Isso só resolveria o problema do pai e da mãe. Ele teria princípio. E, se fosse sem fim, alguém hoje o conheceria.

Comentário do colega: “Acho que todos nós já ouvimos falar de parábolas, metáforas, comparações, força de expressão etc... Precisamos aprender a observar melhor o contexto procurando significados por trás das palavras.”

E que força de expressão!

 

NÃO VEMOS A MESMA COISA

“Verifiquei também”, disse o colega, “que o livro não esbarra em qualquer contradição, supertições, e nem tampouco contraria a ciência moderna! A bíblia vai mais além... Ela fornece conselhos práticos sobre comportamento, disciplina, saúde etc. que se aplicam nos dias de hoje pleno ano 2003 era da tecnologia digital!”

Não é, porém, isso que tenho visto. Contradições há muitas, e o fundamento da Igreja para querer matar Copérnico, Galileu e outros foi terem contrariado a Bíblia. Mas, como enxergamos o que somos ensinados a enxergar, parece haver razão para vermos coisas tão diferentes.

 

Ver mais RELIGIÃO

 

..

.