EVOLUÇÃO DA TELEVISÃO



1920 surgem os primeiros protótipos de televisores


Na Década de 20, surgem os primeiros modelos de TVs. Os primeiros modelos eram feitos em madeira, com o design muito parecido com os rádios da época. A imagem era em preto e branco e o som era um pouco atrasado. Além disso os modelos iniciais precisavam de um período para “esquentar” antes de iniciar seu funcionamento.
Em 1930 as TVs(*) começam a ser produzidas em larga escala, mas como os preços eram muito altos e o rádio ainda era o meio de comunicação predominante poucas pessoas tinham acesso à nova tecnologia.
Uma das primeiras grandes transmissões foram as olimpíadas de Berlim, em 1936. O uso da TV aumentou consideravelmente depois da 2ª Guerra Mundial e continuou a crescer se tornando hoje um dos eletroeletrônicos mais presentes nas casas do mundo todo.

A Televisão no Brasil
A partir dos anos 50 a TV se torna colorida e inicia-se o uso do controle remoto. Nessa mesma década a TV chega ao Brasil, ainda em preto e branco e com uma tecnologia precária.
Também nos anos 50, foi inaugurada no Brasil, a primeira emissora de Televisão, a TV Tupi, criada por Assis Chateaubriand. Logo a TV se popularizou e encantou aos brasileiros, chegando à marca expressiva de 1,5 milhões de aparelhos.
A primeira transmissão a cores no Brasil só aconteceu em 1970, durante a Copa do Mundo, mas como foi em caráter experimental poucos telespectadores puderam participar dessa experiência.

Evolução tecnológica

Com a evolução tecnológica as TVs foram se aprimorando cada vez mais e se popularizando no Brasil e no mundo. Enquanto na década de 20 a resolução era baixíssima, mais ou menos 60 linhas hoje as TVs analógicas possuem uma resolução de aproximadamente 480 linhas.
Novos aparelhos foram surgindo, com telas cada vez maiores, com maior qualidade, mais finas e leves e com o som estéreo. Com a chegada das TVs de tela plana, posteriormente de plasma e LCD, além de satélites de transmissão e transmissores mais modernos, as imagens ganharam, cada vez mais qualidade.

A Televisão Digital
Até a implantação da tecnologia digital pouco havia mudado no método de transmissão desde o surgimento da TV no mundo.
Hoje com a chegada da TV Digital, a imagem e o som melhoraram consideravelmente além de permitir maior interatividade.
Com o aprimoramento dos celulares, estes também se tornaram uma maneira de se assistir televisão.
Hoje a TV se tornou HD, ou seja alta definição chegando a uma resolução de até 1080 linhas.
Agora é esperar mais evolução e novas tecnologias melhorarem ainda mais o eletroeletrônico mais queridinho do Brasil.

http://www.ciawebsites.com.br/infograficos/evolucao-da-tv/

 

 

"Desde a década de 90, as TVs têm evoluído rapidamente para modelos cada vez mais leves, com telas finíssimas e imagens de alta definição

A invenção da televisão revolucionou a comunicação no século XX, acelerando o processo de transmissão de informações. A criação desse aparelho que está presente em praticamente todos os lugares do globo ocorreu em 1920, quando o escocês John Baird desenvolveu a tecnologia primária da televisão, conseguindo obter êxito em questões relacionadas com a nitidez de imagens e sons.

No Brasil, na década de 1950, o empresário Assis Chateaubriand foi o responsável pela difusão da TV, criando a TV Tupi, a primeira emissora brasileira.

Evolução da TV

→ TV de tubo

Em 1923, o russo Wladimir Zworykin desenvolveu e patenteou o ionoscópio, aparelho que mais tarde proporcionou a criação dos tubos de raios catódicos que compunham as televisões mais antigas. Os monitores CRT (Cathode ray tube – Tubo de raios catódicos) dominaram o mercado até a década de 90.

O mecanismo que fazia funcionar os aparelhos do tipo CRT era constituído por um canhão eletrônico que gerava feixes de elétrons acelerados por uma diferença de potencial. Ao serem aceleradas, as partículas que compunham os feixes chegavam a uma região onde estavam bobinas. Esses equipamentos geravam campos magnéticos verticais e horizontais. As cargas elétricas em movimento sob ação do campo magnético ficavam sujeitas a uma força magnética, que fazia com que os elétrons percorressem toda a extensão da tela. Ao atingirem a tela, composta por material sensível à luz, os elétrons deixavam manchas que, unidas, formavam as imagens.

A TV CRT era grande e pesada e oferecia uma imagem sem muita definição.

→ TV LCD

No início dos anos 90, a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display – Display de Cristal Líquido) foi desenvolvida. As TVs LCD proporcionavam melhores imagens e eram mais leves que as TVs CRT.

A tecnologia LCD funciona por meio de um líquido polarizador de luz que possui suas moléculas organizadas em padrões exatos, conferindo a característica de cristal. Esse material fica entre duas lâminas transparentes e funciona por meio de tensões elétricas aplicadas a pontos específicos da tela.

→ TV de plasma

Nas TVs de plasma, a imagem é formada a partir da ionização de pequenas quantidades de gás confinadas em células espalhadas ao longo da tela. A união das células forma a imagem que vemos na tela. As imagens geradas pela TV de plasma possuem qualidade superior àquelas geradas pela tecnologia LCD, mas essa tecnologia consome mais energia e possui tempo de vida útil curto.

O LED é uma pequena lâmpada constituída de material semicondutor que emite luz. Nas televisões com essa tecnologia, a luz não é ionizada, mas, sim, gerada por uma infinidade de LEDs. As telas dessas TVs podem apresentar apenas 3 cm de espessura!

O desenvolvimento de novas tecnologias deixou as TVs mais leves, com telas muito mais finas e imagens com altíssima definição. O futuro das telas de aparelhos de televisão e eletroeletrônicos gerais são as telas de OLED (Organic Light Emitting Diode – Diodo Orgânico Emissor de Luz), que possui funcionamento semelhante ao LED, mas a emissão de luz é feita por um material orgânico."

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/evolucao-tv.htm

 

 

TVs(*).  Gramaticalmente, é incorreto dizer "as TVs" quase se refere aos aparelhos de transmissão da televisão. n O aparelho se chama "televisor", sendo portanto correto dizermos "os TVs".

 

 

Ver mais CONHECIMENTOS GERAIS

 

..

.