POR QUE A MAIOR PARTE DO MUNDO CRÊ NO DEUS DOS JUDEUS
 

O deus mais venerado no mundo atual é Yavé, Alá, ou simplesmente Deus, conforme você seja judeu, muçulmano, ou cristão.  Isso significa que os outros deuses sejam falsos e esse único deus seja verdadeiro? Não, significa que gente que acreditava nesse deus subjugou quase o mundo inteiro e impôs essa fé.


"ÉPOCA – Por que as pessoas acreditam em esquisitices?
Michael Shermer – A razão básica está em nosso cérebro, programado pela evolução para enxergar o mundo e procurar razões sobrenaturais para explicar eventos da natureza
."

Em uma entrevista à revista Época, ele dá muitos exemplos.
mas,
Falando em "esquisitices", pensemos na seguinte história:

"Um ser onipotente, onisciente, justo e bom, cria o nosso planeta, depois, no dia seguinte, cria o Sol, a Lua e todas as estrelas. Entre os seres vivos que coloca nesse planeta, faz um à sua imagem e semelhança.

O homem, o representante de ser chamado deus, comete uma pequena desobediência quando um réptil fala para sua fêmea comer uma fruta proibida, e, como castigo dessa transgressão, esse deus bom condena à morte, não só a mulher, o homem e a cobra, mas todos os seres vivos, até os vegetais, e toda a descendência de todos eles paga eternamente pelo deslize do casal que deu ouvido a uma serpente.

Quase dois mil anos depois, esse ser onisciente se arrepende de ter criado o homem e decide matar, não somente a decepcionante humanidade, mas todos o mundo animal; porém deixa exemplares de todas as espécies (ou quase todas?), mandando seu homem escolhido colocar tudo num grande barco, que seria minúsculo diante de tantas espécies de viventes.

Após cinco meses de inundação, o homem solta todos os animais no cume da montanha mais alta da Ásia, e em pouco tempo, algumas das espécies viventes abandonam a Ásia, atravessa o Oceano Atlântico - não se explicou como - e vem povoar as Américas.

Depois que o planeta fica repovoado, com uma humanidade extremamente desobediente, o ser onisciente escolhe um homem lá no Oriente Médio, cuja descendência deverá ser seus representantes, e, para premiá-los, manda que eles matem na região prometida todos os outros humanos, como se fossem grupos de ratos, serpentes, ou seres daninhos semelhantes.

E, como seu povo escolhido inexplicavelmente não consegue cumprir o que determina esse deus, algum tempo depois, ele resolve mandar seu próprio filho ao mundo para morrer dando seu sangue para expiar os pecados de toda a humanidade, inclusive daqueles povos que antes deveriam ser mortos a espada para desocupar a terra prometida; e aí, esse deus abandona seu povo escolhido e promete um reino sobrenatural a todos os que aceitarem aquele deus sacrificado como o seu salvador.   E além desses crentes chamados cristãos, sobrevive o grupo antigo, os chamados judeus, e ainda tem um terceiro grupo que reivindica esse deus, os muçulmanos, que têm uma nova história para contar.  Judeus são poucos atualmente, mas cristãos e muçulmanos dominam o mundo.

Por que uma grande maioria da humanidade acredita em uma estória absurda como essa? Parece até difícil explicar, mas isso ocorre simplesmente porque os adeptos dessa crença conseguiram subjugar a maior parte do mundo impondo suas ideias à custa de prisão, tortura e assassinato. O mais incrível é isso prevalecer ainda no século XXI!


 

Ver mais POR QUE SE CRÊ

 

..

.