|
|
|
|
|
.
|
NOTÍCIAS RELIGIOSAS
Tradicional
festa de São João leva espanhóis às praias. Málaga comemora a festa. Foto:
Reuters RIO - A noite de São João, que em La Coruña, na Espanha, reúne milhares
de pessoas em volta de fogueiras, acabou de forma trágica, com duas mortes,
sendo uma delas de um brasileiro - de 22 anos, não identificado -, segundo
informa o jornal "El País". Ele morreu na madrugada desta sexta-feira ao cair em
uma fogueira de mais de três metros. O jovem tentava pular outras pequenas
fogueiras quando teria se desequilibrado e tropeçado em direção às chamas. Ele
comemorava a festa na companhia de amigos no bairro de Labañou. A outra vítima,
um homem argelino, apareceu morta afogada depois de mergulhar na praia de Orzán.
Segundo o diário espanhol, o brasileiro morreu queimado sem que as pessoas
presentes pudessem fazer nada. A polícia regional foi avisada da tragédia às 2h,
horário local.
A praia de Orzán, nos últimos anos, tornou-se o epicentro da festa de São João
na cidade espanhola. Atraídos pela grande faixa de areia, propícia à montagem de
fogueiras, os espanhóis lotam o espaço. O argelino morto, de 42 anos, teria
tentado apenas dar um mergulho, mas sumiu. Às 8h30m, horário local, seu corpo
foi encontrado.
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/06/24/brasileiro-morre-ao-cair-em-fogueira-na-festa-de-sao-joao-na-espanha-924760814.asp
Juiz
que cancelou união gay diz que agiu por Deus
JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA, 22/06/2011 - 13h54
"Deus me incomodou, como que me impingiu a decidir",
disse o juiz Jeronymo Villas Boas, que cancelou um registro de união estável de
um casal de homens na semana passada, em Goiânia.
A declaração do magistrado foi dada na manhã desta quarta-feira, na Câmara dos
Deputados, em um ato das frentes parlamentares Evangélica e da Família e de
lideranças evangélicas em defesa do juiz.
Apesar de afirmar que sua decisão não é discriminatória e "se resume ao controle
de legalidade do ato" específico do casal de Goiânia, que não teria preenchido
todos os requisitos necessários para o registro da união, Villas Boas deixou
claro seu descontentamento com a decisão do STF que reconheceu a união estável
para casais gays. "Eu respeito a Constituição como ela foi escrita."
Em vários momentos de sua fala, o juiz fez referências a Deus e à fé dos
presentes. Ao argumentar que um juiz não pode ter medo ao proferir suas
decisões, disse temer "a Deus, não aos homens".
Após o ato, questionado sobre a eventual influência da religião na sua decisão,
Villas Boas se irritou e ensaiou deixar o local. "Eu, como você, tenho
direito a expressar a minha fé e sou livre para exercer o meu ministério. Isso
não interfere nos meus julgamentos. Mas sou pastor da Assembleia de Deus
Madureira. E não nego a minha fé."
O juiz disse ainda que está tranquilo e seguro da decisão que tomou e que, se
não for "impedido por decisão superior", vai fazer o mesmo controle com outros
registros de uniões homoafetivas.
Deputados da bancada evangélica presentes declararam apoio irrestrito ao
magistrado. "Essa desobediência santa nos inspira", afirmou o deputado Anthony
Garotinho (PR-RJ).
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/933559-juiz-que-cancelou-uniao-gay-diz-que-agiu-por-deus.shtml
Preso
pastor pedófilo fugitivo em Duque de caxias
21 Jun 2011 11:25 AM PDT
O pastor Juarez Ferreira da Silva, de 52 anos, foi preso ontem por policiais da
Delegacia da Mulher de Duque de Caxias. Ele tava foragido desde que foi
condenado à 12 anos de prisão pelo estupro de quatro meninas que tinham idade
entre 12 e 13 anos em 2006. Ele era professor de uma escola municipal de Duque
de Caxias na época e os abusos teriam sido realizados em plena sala de aula, na
frente de outros alunos.
Fontes: Paulopes,
Estadão.com e Polícia Civil do Rio de Janeiro
Hã? Que barulho é esse? Ah é, são 5 mil pessoas que vieram aqui hoje, colocando
a mão na testa e se perguntando “De novo pedofilia na igreja? Até quando vai
acontecer essa merda?”
Me pergunto a mesma coisa. Não eram os sacerdotes homens de Deus cujo exemplo
devia ser seguido? A coisa tá feia!
(Ateus do Brasil)
Umbanda e candomblé lutam para que proposta de obrigatoriedade do ensino
religioso em escolas não seja aprovada
Publicado por Renato Cavallera em 17 de
junho de 2011
Para levar à frente a medida, a prefeitura terá de contratar 600 novos
professores, o que deve causar um impacto orçamentário anual de aproximadamente
R$ 12 milhões. Embora a lei determine a obrigatoriedade do ensino nas escolas
públicas, a frequência será facultativa. Na Câmara Municipal o debate pega fogo.
Audiência pública realizada nesta terça-feira, 14, mostrou que além de polêmica,
a lei pode aumentar as pilhas de processos que tramitam no Supremo Tribunal
Federal (STF). Representantes das minorias temem o aumento do preconceito entre
estudantes e suas famílias e argumentam que a proposta fere o artigo 19 da
Constituição, que garante o Estado laico.
Porém, o ensino religioso também está previsto no artigo 210 da Carta Magna e
conta com o respaldo do artigo 33 da lei 9.394 das Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – cujo conteúdo levou o Ministério Público Federal a entrar
com uma ação de inconstitucionalidade que foi acolhida pelo STF, mas ainda
aguarda parecer final.
“O ensino religioso já existe nas escolas estaduais do Rio. E nós sabemos que
todas as vezes em que os segmentos mais hegemônicos entram na escola, eles
começam a fazer a cabeça de alunos para entrarem nas suas religiões e
perseguirem as religiões de matrizes africanas”, reclama o babalaô Ivanir dos
Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa. Ele afirma
que se a pluralidade das diferentes religiões não for respeitada, irá recorrer
ao STF. “Se houver cerceamento às religiões de matrizes africanas vamos recorrer
ao Judiciário. Ou é para todo mundo ou não é para ninguém”.
Apresentado à Câmara no dia primeiro de abril, o projeto chegou com a
recomendação de que fosse votado em caráter de urgência. Porém, depois do
escândalo com a compra milionária dos automóveis Jetta para os parlamentares da
Casa, os 51 vereadores optaram por não jogar lenha em mais nenhuma fogueira.
Assim, foi o próprio líder do governo, Adilson Pires (PT), que retirou a
proposta da pauta, para que fosse realizada uma audiência pública. Ainda não foi
estabelecida nova data para a votação.
Em fevereiro, o Conselho Municipal de Educação emitiu um parecer contrário à
proposta.
No projeto de lei nº 862/2011, o Prefeito Eduardo Paes explica que para cumprir
“preceitos constitucional e infraconstitucional” os futuros professores de
ensino religioso terão de ter como “formação mínima a licenciatura plena em
Sociologia, Filosofia ou História, ou bacharelado em teologia desde que
comprovada, também, licenciatura plena em outros campos específicos do
conhecimento que constituam disciplinas obrigatórias do ensino fundamental”.
Representante do Conselho Nacional de Educação (CNE) no Rio de Janeiro, o
professor de Sociologia da Educação da UFRJ Luiz Antônio Cunha recomendou aos
edis que aguardem a formação de uma comissão intercameral, que irá estudar a
questão e propor normas que orientem a oferta do ensino religioso nas escolas
públicas, antes de cabalarem votos a favor ou contra o projeto.
“Pesquisas realizadas por docentes da UFRJ e da USP mostram que o ensino
religioso tem sido evocado como um mecanismo de controle individual e social
supostamente capaz de acalmar os indisciplinados, de conter o uso de drogas, de
evitar a gravidez precoce e as doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou
Cunha, sem no entanto sinalizar com uma data para a apresentação das normas
indicativas.
O vereador Paulo Messina (PV), presidente da Comissão de Educação e Cultura na
Câmara de Vereadores do Rio apresentou uma emenda ao projeto. Quer que, além de
opcional, o ensino religioso seja oferecido fora do horário mínimo das 800 aulas
anuais de aula. “Isso limitaria a proposta a ser aplicada apenas nas escolas que
oferecem horário integral o que hoje, no Rio, não passa de 200″, disse ele, que
é contra o projeto.
http://noticias.gospelmais.com.br/umbanda-candomble-lutam-ensino-religioso-aprovado-20962.html
Site
cobra R$54 por mês para orar e perdoar pecados de vivos e mortos
Publicado por Renato Cavallera em 17 de
junho de 2011
O site Cristin Ortodox da Romênia cobra por mês o equivalente a R$ 54 para
perdoar por intermédio de orações pecados de vivos e mortos. Há também opções de
oração para obter saúde e bons resultados em exames escolares. As orações são
transmitidas ao vivo em voz alta. O pagamento é feito com cartão de crédito e
pelo PayPal.
O serviço tem convênio com quatro igrejas ortodoxas, e o assinante terá de optar
por uma delas. Site e igrejas dividem entre si o dinheiro arrecadado.
O Christian Post repercutiu a informação com Father iulian Anitei (sic),
sacerdote do credo ortodoxo em Houston, Estados Unidos. Ele disse que o site não
tem a aprovação da Igreja Ortodoxa da Romênia e questionou a seriedade dos
líderes religiosos que se associaram à iniciativa da oração on-line por perdão
de pecados.
“O que sei é que os líderes ortodoxos romenos não estão de acordo [com o site],
porque são muitos tradicionais”, disse.
Contudo, Anitei confirmou ser comum as igrejas ortodoxas receberem dinheiro de
fiéis que pedem orações para obter determinadas graças, mas a contribuição não é
obrigatória.
O professor Craig J. Hazer, da Universidade Biola, uma instituição cristã que
fica da Califórnia, disse que a cobrança por orações não está de acordo com os
ensinamentos de Jesus e dos apóstolos.
Anitei afirmou que, diferentemente do que o site dá a entender, “não é que fiéis
esperam de Deus perdão de seus pecados porque deram dinheiro, mas é uma maneira
de expressar a sua profunda fé”.
http://noticias.gospelmais.com.br/site-cobra-r54-orar-perdoar-pecados-vivos-mortos-20971.html
Pastor Ricardo Gondim prega para pastores que a volta de Cristo e o
arrebatamento são uma utopia. Assista o vídeo
Pastor Ricardo Gondim prega para pastores que a volta de Cristo e o
arrebatamento são uma utopia. Assista o vídeo
Um vídeo publicado no Youtube mostra o pastor Ricardo Gondim em uma palestra
para pastores, que aconteceu no Ceará em março deste ano, falando que esperar a
volta física do Filho de Deus é uma utopia que serve para nos motivar a andar
conforme diz a Bíblia.
O líder da igreja Betesda se baseia em um livro de Jurgen Moltmann, “Teologia da
Esperança”, que trata a volta de Cristo como um ânimo, uma motivação para que
sejamos agentes transformadores da história.
“Cristo volta, mas volta fora da história, portanto é uma utopia. Utopia que se
cumpre não é utopia,” diz Gondim que segue explicando essa teoria, dizendo que o
retorno de Cristo serve para nos mobilizar, para nos levar a diante.
“Eu creio na volta de Cristo, mas não creio como ‘vem Jesus, oh Vem Jesus!’
Creio como força motivadora, uma esperança que me mobiliza para a ação.”
Ele explica que essa tônica é um horizonte utópico, ou seja, um ideal que te
coloca em direção daquilo que a Bíblia diz.
“A volta de Cristo está revelada nas escrituras, não para a gente esperar por
Ele. A volta de Cristo está revelada nas escrituras para nos mobilizar a ir na
direção daquilo que a volta de Cristo significa, a agirmos, para dizer que o
Reino de Deus é chegado entre os homens”.
http://noticias.gospelmais.com.br/pastor-ricardo-gondim-prega-video-volta-cristo-utopia-20886.html
Cristão é condenado a cinco anos de prisão por dar um cd ao vizinho
Publicado por Renato Cavallera em 14 de junho de
2011
Um juiz na Argélia condenou um cristão por ter insultado o profeta do Islã. A
notícia surpreendeu a comunidade cristã. Siaghi Krimo foi condenado a cinco anos
de prisão por entregar um CD sobre o cristianismo a uma vizinha, que alegou que
ele insultou Maomé. Krimo também foi multado em 200 mil dinares argelinos (US$
2.760), segundo a imprensa argelina.
“Ele deu um CD ao vizinho e por isso ele tem que passar cinco anos na prisão!”,
disse o presidente da Igreja Protestante da Argélia (EPA), Mustapha Krim,
tentando conter sua descrença. “A audiência foi bem e o advogado defendia bem,
mas no final o juiz decidiu dar o castigo máximo.”
O promotor solicitou a pena de dois anos, na ausência do vizinho que o acusou –
a única testemunha – e todas as outras provas.
A punição que o promotor pediu é o mínimo que se requer para argelinos
considerados culpados de insultar Maomé ou “os mensageiros de Deus”, ou de
“denegrir dogmas ou preceitos do Islã, seja através de escritos, desenhos, mapas
ou qualquer outro meio”, segundo o artigo 144 do Código Penal argelino.
“Se começarem a aplicar a lei dessa forma, significa que não há respeito pelo
cristianismo”, disse Krim. “E em breve todos os cristãos da Argélia vão se
encontrar na prisão. Se o simples fato de entregar um CD ao seu vizinho custa
cinco anos de prisão, isso será catastrófico.”
O advogado disse que planeja apelar para o tribunal a respeito do caso. Krimo
não é obrigado a cumprir sua pena de prisão até que o tribunal ouça seu apelo e
mantenha a condenação.
“Meu cliente negou ter ofendido o profeta e não há nenhum material que suporte
essa acusação”, disse Ben Belkacen antes da audição, “mas esses tipos de casos
são cheios de imprevistos, até instantes antes do seu encerramento, por isso é
difícil imaginar o resultado.”
Krimo tinha “um bom relacionamento” com seus vizinhos e, por vezes, respondeu às
perguntas sobre o cristianismo, segundo fontes. Krimo é casado e tem uma filha.
http://noticias.gospelmais.com.br/cristao-condenado-cinco-anos-prisao-cd-vizinho-20812.html
Cresce o número de tratamentos religiosos para reverter homossexualismo.
Entidades pró-gays já preparam ação para encerra-los
Publicado por Gospel+ Webmaster em 25 de dezembro
de 2010
Cresce o número de tratamentos religiosos para reverter homossexualismo.
Entidades pró-gays já preparam ação para encerra-los
A proliferação dos chamados tratamentos de “restauração sexual” que pretendem
“reverter” a prática homossexual acendeu a luz de alerta no Instituto Nacional
contra a Discriminação (Inadi) da Argentina, o único país latino-americano que
reconhece o casamento igualitário.
As oficinas e cursos de capacitação sobre orientação sexual despertaram uma
“preocupação” em algumas organizações sociais argentinas que estudam empreender
ações legais por considerar seu conteúdo “discriminatório”.
No meio da polêmica, Analia Mas, diretora da área jurídica do Instituto Nacional
contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (Inadi), lembra que o objetivo
de “curar o homossexual” viola o primeiro artigo da Lei contra a Discriminação.
O chamado Ministério de Restauração Sexual da Igreja da Cidade oferece cursos de
educação sexual em nível básico e avançado.
“É uma educação sexual integral, emocional e espiritual com valores religiosos e
princípios de vida básicos”, explica à Agência Efe, Adriana Sanz, capacitadora
do centro que oferece cursos em diferentes pontos do país.
Sanz afirma que os homossexuais representam uma “porcentagem grande” que vão à
instituição para superar “problemas sexuais”.
“Se alguém sente que a homossexualidade é problema, lhe causando dor, damos
recomendações e múltiplas soluções para mudar”, afirma a professora.
“A homossexualidade não é uma doença, é um desvio sexual. Se ‘aprendemos’ a
função sexual, então podemos corrigir todos os desvios”, declarou Sanz em seu
site.
Outro grande centro de restauração sexual na Argentina é a Fundação Pró
Integração e Saúde Sexual, que organiza cursos e tratamentos em Buenos Aires
para pessoas “em conflito com sua sexualidade”, afirmou Magali Luengas,
psicóloga da instituição, à Agência Efe.
A maioria de seus clientes tem entre 18 e 30 anos e vão à entidade para tratar,
entre outros assuntos, uma “orientação homossexual que consideram prejudicial
para eles mesmos”.
Segundo Esteban Paulón, presidente da Federação Argentina de Lésbicas, Gays,
Bissexuais e Transexuais (FALGBT), a maioria das pessoas que procuram estes
tratamentos são adolescentes conduzidos por seus pais.
A Argentina se tornou o primeiro país latino-americano a aprovar uma reforma
legal que permite a união entre pessoas do mesmo sexo.
http://noticias.gospelmais.com.br/tratamentos-religiosos-reverter-homossexualismo-entidades-pro-gays.html
Igreja do Santo Daime paga mico e tem que pagar vaca
Posted: 03 Jun 2011 11:17 AM PDT
Esta notícia é um pouquinho velha, do mês passado. Uma igreja do Santo Daime que
fica em Braço do Norte, em Santa Catarina, terá que indenizar um fazendeiro pela
morte de uma vaca.
A justiça decretou que a Igreja do Céu do Cruzeiro Iluminado terá que indenizar
Ivandro Rodrigues Souza em R$ 2.800,00 por ter realizado um culto com tanta
barulheira — gritaria, música alta e fogos de artifício — que fez com que uma
vaca prenha ficasse tão estressada que veio a falecer. Laudos foram feitos e
mostram que ela não sofria de nenhuma doença ou infecção e que morreu por ter
sido perturbada demais.
Falando assim, até parece que foi um evento evangélico, né?
Os donos da igreja bem que tentaram sensibilizar a justiça com o papo de que se
trata de uma “instituição religiosa, filosófica e beneficente” que cuida de
alcoólatras e drogados com medicina alternativa — um certo chá aí que te faz
falar com jacaré azul. Não adiantou. O desembargador Saul Steil disse que a vaca
morreu de estresse e que a culpa foi da igreja e que agora ela tem que pagar a
vaca.
A notícia foi, de certa forma, popular. Por isso pode incluir o mico na conta!
Fontes: Paulopes, Humor Ateu,
Estadão, Folha.com, e Ateus do Brasil (http://ateusdobrasil.com.br/p/27770/).
Idosa que levou chute em igreja evangélica receberá indenização de R$ 51 mil
Rio - Mesmo após as tentativas da Igreja Universal do
Reino de Deus de Rio das Ostras para diminuir o valor da indenização, o
Tribunal de Justiça (TJ-RJ) determinou que a senhora que levou um chute
durante um culto receba R$ 51 mil de ressarcimento. Edilma de Oliveira, que
à época do fato tinha 71 anos, foi lançada, por um auxiliar do pastor, a uma
distância de três metros, sofrendo fratura na perna com lesões
irreversíveis.
No processo, consta que Edilma não recebeu qualquer socorro após o
incidente. Ela foi submetida a duas cirurgias para colocação de parafusos de
platina. Em consequência, a idosa passou a necessitar de consultas médicas
periódicas e também de tratamento fisioterápico. Além disso, ficou
impossibilitada de fazer seus afazeres domésticos e os doces que vendia para
ajudar em seu sustento.
Em apelação, a Igreja requereu nulidade de parte da sentença de 1º grau
quanto à condenação dos danos emergentes, dos alimentos indenizativos e
contra o período fixado para os alimentos, porque a autora não teria
comprovado despesas com o evento e renda mensal.
A ré também tentou convencer a Justiça de que o fato de a autora ter idade
avançada e alguns problemas de saúde seria motivo para diminuir a
indenização. “Como se a dor moral do idoso valesse menos”, reagiu o
dembargador relator da 15ª Câmara Cível, Celso Ferreira Filho.
O desembargador Celso Ferreira Filho considerou ardilosa a defesa da Igreja
ao nominar a “ação de indenização de danos morais”. Segundo ele, tal método
visava à alegação futura de decisão “extra-petita”, com eventual condenação
em danos materiais. “Embora a ré procure preservar a fé nos indivíduos,
paradoxalmente, atua aqui com má-fé, fingindo não ter lido a inicial, onde
está explicitado com todas as letras o pleito de dano material (lucros
cessantes e danos emergentes)”. O recurso foi desacolhido.
Na decisão, o desembargador, ao manter a sentença de 1º grau, pergunta:
“Será que a ré não tem a percepção para dimensionar a dor sofrida por uma
idosa que entrou íntegra em suas dependências apenas para orar e, ao sair,
estava multilesionada, tendo que percorrer uma verdadeira “via crucis”, por
corredores de hospitais e através da interminável estrada da terapia
medicamentosa”.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/5/idosa_que_levou_chute_em_igreja_evangelica_recebera_indenizacao_de_r_51_mil_166851.html
|
Ver mais sobre
|
..
|
|
|
|
|
|