NOTÍCIAS RELIGIOSAS

 

Em Fortaleza, igreja gay se torna alvo de ataques
LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO

Uma igreja evangélica que defende a inclusão de homossexuais e cujos fiéis são na maioria gays virou alvo de ataques em Fortaleza.

A Comunidade Cristã Nova Esperança foi pichada com os dizeres "Morte aos gay e sapatão (sic)", "Igreja gay filosofia do diabo", "Fora bando de gays" e "Homofobia não é crime".

A presidente da igreja na cidade, Sara Cavalcante, relatou que pessoas que passam na rua jogam pedras no local e ameaçam incendiar o imóvel.

De acordo com ela, as agressões começaram com as pedradas, no último mês de agosto. Depois disso, os cadeados da igreja foram danificados.

Já as pichações começaram em outubro e se intensificaram no mês passado. Neste mês, até urina, diz Sara, já foi jogada pela porta da comunidade.

A igreja, que fica no bairro Nova América, não tem placas ou nome na porta, de acordo com a líder, justamente para evitar exposição.

As pichações mais ofensivas escritas nas paredes da igreja cearense foram cobertas com tinta.

"Somos uma igreja evangélica pentecostal, só que o diferencial é que nas outras igrejas os homossexuais têm certa dificuldade de desenvolver sua área espiritual."

Divulgação

Igreja evangélica que defende a inclusão de homossexuais vira alvo de ataques em Fortaleza

DIVERSIDADE

Sara diz que sua igreja abre as portas para abraçar a diversidade. "Cremos que a salvação é para todos, que Deus é um só e que todos têm liberdade de culto", afirma.

A igreja, segundo Sara, está em Fortaleza há três anos e nunca havia sofrido ataques homofóbicos.

Ela afirma que cerca de 60 religiosos frequentam o local, a maior parte gays, lésbicas e travestis.

INVESTIGAÇÃO

A Polícia Civil está investigando o caso. Até ontem, os autores das agressões não haviam sido identificados.

Segundo Felipe Lopes, da Coordenadoria de Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Fortaleza, será feito um trabalho educativo com os moradores do bairro e de uma igreja metodista que fica na mesma rua.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/846089-em-fortaleza-igreja-gay-se-torna-alvo-de-ataques.shtml
 

 

Padres estupram crianças por causa do secularismo… OI?!!
Posted: 22 Dec 2010 04:12 AM PST

O papa fez algumas declarações a respeito dos escândalos de pedofilia da Igreja Católica. Na visão dele, sabe de quem é a culpa pelos estupros de criancinhas? Não são os padres, mas a sociedade secular sem deus.

Bom, que ele ia jogar a culpa pra fora da igreja era meio que esperado, mas alguém me explica como isso funciona?

Digo, ele fala que a sociedade secular cria desculpas para os pedófilos, promovendo relativismo moral e suavizando esse tipo de ato. Claro que não é verdade pois, como pode ver, é a própria sociedade que tá descendo a lenha nos escândalos sexuais envolvendo crianças. Mas vamos fingir por um momento que isso pode ser verdade, só pra lhe dar o benefício da dúvida. Então o que acontece? Um padre vê algum ateu promovendo o hedonismo e, por conta disso, começa a correr atrás de garotinhos? Quer dizer, se eu ver uma manifestação de homofobia proporcionada pelos evangélicos eu vou começar a querer fazer sexo com animais?

Olha, tá na cara que foi a nossa sociedade — que está cada vez mais secular, é verdade — que começou a pressionar a Igreja Católica para acabar com essa sem-vergonhisse de pedofilia cometidas dentro da sua instituição. Agora ele vem querendo jogar a culpra pra cima da gente? Ah, vá pentear macaco na Praça da Sé.

Fonte: Pharyngula
(Ateus do Brasil)
 

 

Supostas amantes de padres católicos pedem fim de celibato
Assimina Vlahou
De Roma para a BBC Brasil

Representantes de um grupo de mulheres que dizem ter relações sentimentais com sacerdotes católicos divulgaram uma carta aberta que enviaram ao Vaticano para pedir o fim do celibato para os padres.

O grupo é formado por cerca de 40 mulheres de várias cidades da Itália, que tiveram ou ainda têm um relacionamento com padres católicos. Elas se conheceram e se comunicam através da internet.

Elas dividem experiências e pedem orientações. A maioria prefere manter a própria identidade sob sigilo.

Recentemente, 10 mulheres deste grupo escreveram uma carta aberta ao papa, pedindo que o celibato seja eliminado ou se torne opcional.

“Estamos acostumadas a viver de forma anônima os poucos momentos que os padres nos concedem e vivemos diariamente o medo e as inseguranças dos nossos homens, suprindo suas carências afetivas e sofrendo as consequências da obrigação do celibato”, diz o texto da carta, que foi enviada a 150 órgãos de imprensa italianos.

A carta foi assinada apenas por três mulheres: Antonella Carisio, Maria Grazia Filipucci e Stefania Salomone. As outras preferiram permanecer no anonimato.

“Todos têm medo porque estamos perto do Vaticano. As mulheres, os padres e as pessoas que sabem dos casos preferem não falar. Por causa disso é difícil que na Itália exista uma verdadeira associação, como existe na França, na Suíça ou na Espanha”, disse Stefania Salomone a BBC Brasil

Embora exista desde 2007, o grupo só ficou conhecido recentemente, devido ao escândalo dos abusos sexuais cometidos por padres católicos.

O celibato foi apontado como uma das possíveis causas dos abusos e a ala progressista da Igreja Católica defende sua abolição. O papa Bento 16, no entanto, reafirmou que o celibato é obrigatório e que seu valor é “sagrado”.

“Quando ouvimos mais uma vez o papa declarar que o celibato é sagrado, decidimos escrever pedindo que ele seja eliminado ou que se torne opcional”, disse Stefania, 42 anos, de Roma.

Ela disse que teve um relacionamento de 5 anos com um sacerdote.

Casos como o seu são comuns, segundo ela, embora não sejam divulgados.

“A coisa fundamental é que não se saiba. O superior do religioso não tem interesse de impedir que o padre se encontre com uma mulher ou mesmo com um homem. O problema surge quando isto se torna público, ou quando desta relação nasce um filho. No grupo temos mulheres com filhos de padres.”

Transferência

Quando os casos são descobertos, segundo ela, os clérigos são transferidos para outras dioceses, como ocorreu com um padre brasileiro que teria se envolvido com outra mulher do grupo.

Antonella Carisio, de 42 anos, divorciada, com um filho de 15 anos, diz que teve uma relação de quase dois anos com o sacerdote brasileiro.

O religioso foi transferido para o Brasil, depois que o caso foi descoberto.

“Tenho certeza que ele quis voltar ao Brasil para colocar um fim no nosso relacionamento, que foi muito intenso.”, declarou Antonella à BBC Brasil.

“Todos na minha família o conheciam, até minha avó, e eram cordiais com ele. Chegamos a sair diversas vezes com meu filho, que eu não teria envolvido se não fosse um relacionamento sério”, afirmou Antonella.

A família do sacerdote no Brasil contudo, não sabia de nada. “Seria um choque para sua mãe, familiares e amigos” , diz a italiana.

“Eu estava disposta a ficar a seu lado do mesmo jeito, nunca impus que deixasse o sacerdócio. Seria difícil para ele, que entrou no seminário aos 12 anos de idade e viveu 30 anos nesta condição. Eu teria aceito ficar na sombra”.

Na avaliação de Antonella, os sacerdotes não têm o apoio necessário para enfrentar os problemas ligados à sexualidade e aos sentimentos.

“Nos seminários ensinam apenas a excluir os sentimentos da própria vida e a criar uma parede entre si e os outros. Como podem entender certas situações que nunca viveram?”

De acordo com Stefania Salomone, dificilmente um padre envolvido com uma mulher deixa o sacerdócio.

“A maior parte não abandona o sacerdócio por uma mulher. Preferem ter as duas coisas pois não suportam deixar de ser ministros sagrados para entrar na rotina de um casamento”.

O grupo tem o apoio de outros movimentos católicos que defendem o fim do celibato, como a associação de padres casados e o movimento internacional “Nós somos Igreja” .

Um estudo publicado pela revista Civiltà Cattolica, da Ordem dos Jesuitas, aponta que em 40 anos, de 1964 a 2004, 69 mil padres deixaram o sacerdócio no mundo. A maior parte dos pedidos de dispensa, segundo o estudo, deve-se a situações de instabilidade afetiva.

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/06/100601_sacerdotesmulheres_av.shtml)
 


 

WikiLeaks: Vaticano recusou cooperação em inquérito sobre abusos
Comissão irlandesa pediu testemunho de clérigos, mas governo concedeu imunidade aos religiosos
11 de dezembro de 2010 | 10h 51


LONDRES - O Vaticano proibiu seus oficiais de testemunhar ante uma comissão irlandesa que investigava abusos sexuais cometidos por padres e mostrou irritação quando esses religiosos foram convocados para depor em Roma, revelam documentos diplomáticos divulgados pelo site WikiLeaks neste sábado, 11, segundo informações do jornal britânico The Guardian.

Segundo o relatório, intitulado "Escândalos de abusos sexuais prejudicam relações Irlanda-Vaticano, estremecem Igreja irlandesa e se mostram desafio para a Santa Sé", afirma que "várias pessoas do Vaticano ficara ofendidas" e sentiram que Dublin "falhou ao respeitar e proteger a soberania do Vaticano durante as investigações" com a convocação de clérigos para depor.

O documento cita o embaixador irlandês no Vaticano, Noel Fahey, como dizendo a diplomatas americanos que a crise dos abusos cometidos por padres irlandeses era a pior com a qual ele já havia lidado. Segundo ele, o governo de Dublin queria ser visto como "cooperador com as investigações", já que seu próprio sistema de educação estava envolvido, mas políticos se sentiam intimidados em pedir a colaboração do Vaticano.

Ainda de acordo com o relatório, o governo irlandês, porém, cedeu às pressões do Vaticano e concedeu imunidade aos acusados. Diplomatas irlandeses tentaram convencer o Vaticano de que "ignorar os pedidos da comissão só tornariam as coisas piores", mas só em 2009 a Santa Sé se posicionou sobre os casos.

Apesar da falta de colaboração do Vaticano, a comissão prosseguiu com as investigações e descobriu que vários padres tentaram encobrir os casos de abuso, colocando os interesses da Igreja acima das vítimas. Segundo a comissão, 320 pessoas denunciaram abusos entre 1975 e 2004 só na arquidiocese de Dublin.

As denúncias desataram uma profunda crise na Igreja Católica. Protestos foram realizados em vários países para pedir a renúncia do papa Bento XVI e vários bispos e cardeais deixaram seus cargos. Posteriormente, o pontífice pediu desculpas pelos abusos e prometeu mudanças na Igreja."

(Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,wikileaks-vaticano-recusou-cooperacao-em-inquerito-sobre-abusos,652529,0.htm).


 

Renascer chega no fundo do poço com fim da fundação e a saída de Kaká

Posted: 10 Dec 2010 03:19 AM PST

Igreja Renascer que desabou, lembra?

Os Hernandes devem estar comendo o pão que o Thiago amassou. Devido à inúmeras intervenções da justiça contra a Fundação Renascer e com o afastamento da “Bispa” (não seria episcopisa?) Sônia Hernandes da presidência dela, descobriu-se que haviam tantos problemas legais lá que ela teve de ser extinta. Oficialmente.

Mas pelo jeito foi só no papel, porque nos seus sites eles ainda pedem dinheiro pra essa fundação que não existe mais.

Um processo do Ministério Público de São Paulo diz que a Fundação Renascer não existe mais desde 2009. Com ele, o juiz determinou a cassação de todos os seus bens para saldar dívidas. A fundação não só não se prestava a fazer aquilo para o qual ela foi constituída como gastou dinheiro construíndo um resort de time-sharing chamado Renascer World em Avon Park, que fica há duas horas de distância da Disneylândia, em Orlando. Além, é claro, de pegar empréstimos e não pagar e, mesmo assim, terem deixado seus donos ricos.

Também emprestaram o CNPJ a uma agência de publicidade, e — olha só — compraram uma fazenda, deixaram de pagar por ela e, ao invés de construir um cemitério nela como diziam que iam fazer, começaram a desfrutar da área, cobrando entrada. Tudo isso tá no processo 100.07.216730-0 que pode ser visto no site do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Mas acham que acabou? Acabou nada. A Igreja Renascer em Cristo se gabava de ter o jogador Kaká como membro, um membro que chegou a dar quase um milhão e meio de dólares como dízimo pra a igreja. Só que as estripulias na administração da igreja foram tantas que nem o Kaká aguentou mais e pulou fora do barco, junto com a esposa.

Sempre achei que os crentes evangélicos iriam ficar chateado com o fato do casal Hernandes ter tentado contrabandear dinheiro na Bíblia Sagrada em 2007. Vamos ver se com a saída do Kaká a igreja não acaba de vez, né? Só nos resta torcer.

Fontes: Gospel+, Tela Crente, EGO (quem diria que eu ia usar uma notícia do EGO, hein?)

(Ateus do Brasil).


 

Traficante fugiu do Alemão disfarçado de pastor, recapturado depois
Publicado em 5 de dezembro de 2010 por Alenônimo


Eu tenho uma vontade enorme de dizer que quem acredita, que quem confia em pastor é um panaca, mas a verdade é que o buraco é mais embaixo.

Olha essa notícia do dia 29 de novembro: O traficante Márcio Mendonça Dubugras, vulgo Leandrinho, conseguiu fugir do conjunto de favelas do Alemão disfarçado de pastor evangélico e com uma bíblia na mão. Ele passou pelo cerco policial e fugiu pra Volta Redonda, mas os agentes da DRFA interceptaram o malandro.

Ou seja, por existir pessoas — até mesmo dentro da polícia — que acham que a religião é a exclusiva detentora da moral e da ética, que quem não tem religião é que é depravado e que quem tem é sempre o bom moço, um traficante perigoso conseguiu escapar um grande cerco que envolvia as mais diversas polícias, o exército e até a marinha.

Vai, trouxas, isso que dá confiar cegamente em quem segura um livro preto mal escrito na mão. Teve que um outro grupo policial, que não tinha a ver necessariamente com o narcotráfico, lidar com o meliante.

Eu? Eu se eu ver alguém segurando algo que pareça uma bíblia na mão, já deixo o número da polícia meio discado no meu celular e fico de olho pra ver se ele não comete algum crime. Não dá pra confiar em quem diz que fala com Deus.
Fonte: Tela Crente"

(Ateus do Brasil)



Ver mais sobre
..