NOTÍCIAS

 

Unesco reconhece Estado palestino como membro pleno
Agência é a primeira a aceitar adesão palestina; decisão pressiona Conselho de Segurança
31 de outubro de 2011 | 10h 47

PARIS - A Conferência Geral da Unesco aprovou nesta segunda-feira, 31, a admissão da Autoridade Palestina (AP) como membro de pleno direito do órgão. A votação, realizada em Paris, contou 107 votos a favor, 14 contra e 49 abstenções, tendo como resultado a adesão do Estado palestino à entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Vários países latino-americanos, entre eles o Brasil, e potências emergentes, como China e Índia, se posicionaram de forma favorável ao ingresso do Estado palestino à Unesco - braço da ONU voltado para a Educação, Ciência e Cultura. Contrários ao ingresso estão nações como Estados Unidos, Alemanha e Canadá.

A Unesco é a primeira agência da ONU a reconhecer o Estado palestino. Em setembro, o presidente da AP, Mahmoud Abbas, levou o pedido de adesão ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que entregou o documento ao Conselho de Segurança - órgão máximo do organismo internacional que ainda avalia o processo.

O ingresso é uma vitória dos palestinos e pode pressionar os membros do Conselho de Segurança na decisão sobre o reconhecimento do Estado palestino, o objetivo maior da empreitada da AP nas Nações Unidas.

Diplomatas palestinos garantem que não deverão limitar à Unesco sua ofensiva diplomática. Nas próximas semanas, eles prometem solicitar a adesão palestina a entidades como a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, a Unctad, a Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial, a Organização Mundial da Saúde e a União Internacional de Telecomunicações, todas em Genebra, além do Tribunal Penal Internacional.

Os Estados Unidos, que se opõem abertamente à empreitada, ameaçaram cortar as doações à Unesco caso o Estado palestino fosse reconhecido. Washington, membro permanente e com poder de veto no Conselho de Segurança, promete barrar a adesão.

Com Efe e Associated Press.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,unesco-reconhece-estado-palestino-como-membro-pleno,792835,0.htm

 

Votação na Unesco prejudica chance de diálogo de paz, diz Israel
'Medida não torna Palestina um verdadeiro Estado', afirma comunicado da chancelaria israelense
31 de outubro de 2011 | 12h 32

JERUSALÉM - Israel disse que a votação desta segunda-feira, 31, que concedeu aos palestinos a condição de membro pleno da Unesco - a agência para cultura, educação e ciência da Organização das Nações Unidas (ONU), prejudicará as perspectivas de retomada das negociações de paz no Oriente Médio.

"Essa é uma medida unilateral palestina que não trará nenhuma mudança na questão, mas afasta ainda mais a possibilidade de um acordo de paz", disse o ministro de Relações Exteriores israelense em comunicado. "Essa decisão não tornará a Autoridade Palestina um verdadeiro Estado, mas coloca um peso desnecessário sobre o caminho para a retomada das negociações."

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,votacao-na-unesco-prejudica-chance-de-dialogo-de-paz-diz-israel,792877,0.htm

 

 

Harold Camping e outros “profetas do apocalipse” recebem o prêmio Ig Nobel

Eles foram citados na categoria Matemática pelos cálculos errados sobre o fim do mundo


A Universidade de Havard, dos Estados Unidos, sediou a entrega do Ig Nobel, o maior antiprêmio da ciência que aconteceu na noite desta quinta-feira, 29. Entre os premiados estavam alguns religiosos que erraram a data do apocalipse.

Pat Robertson, Dorothy Martin, Elizabeth Clare e Harold Camping juntamente com o coreano Lee Jang Rim, do japonês Shoko Asahara e da ugandense Credonia Mwerinde receberam o prêmio da categoria Matemática por “ensinar o mundo a ter cuidado ao elaborar hipóteses e fazer cálculos”.

A conquista desse “prêmio” se dá pelas diversas contas errôneas que estipularam uma data para o fim do mundo. As previsões aconteceram em 1954, 1982, 1990, 1992, 1994, 1997, 1999 e 2011.

Assim como outros indicados, os profetas do apocalipse não compareceram na cerimônia de entrega do diploma humorístico concedido todo ano a pesquisas que “primeiro fazem rir e depois fazem pensar”.

Este ano o evento, organizado pela revista “Annals of Improbable Research”, foi transmitido ao vivo pelo Youtube. Em falar no canal de vídeos, o prefeito da cidade lituana de Vilnius, Arturas Zuokas, um dos mais aclamados pelo público, receberia o diploma por aparecer em um vídeo destruindo carros de luxo que estavam estacionados em vagas proibidas com um tanque de guerra, mas infelizmente o prefeito não compareceu ao evento.

Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/harold-camping-e-outros-profetas-do-apocalipse-recebem-o-premio-ig-nobel/

 

..

.