MASSACRE DE LUXOR


Templo de Hatexepsute, um sítio arqueológico situado no lado ocidental do rio Nilo, próximo da cidade de Luxor

 

O massacre de Luxor ocorreu em 17 de novembro de 1997, em Deir Elbari, local de uma das maiores atrações turísticas do Egito: o templo da rainha faraó Hatexepsute, da 18ª dinastia.

Acredita-se que ela tenha sido instigada por líderes exilados da al-Jamaa al-Islamiyya, uma organização egípcia islamita, tentando minar o alistamento de julho de 1997, para devastar a economia egípcia[1] e provocar o governo em repressão que fortaleceria o apoio às forças anti-governamentais.[2] No entanto, o ataque levou a divisões internas entre os militantes e resultou na declaração de um cessar-fogo.[3] Em junho de 2013, o grupo negou que estivesse envolvido no massacre.[1]
Descrição

Seis terroristas islâmicos, suspeitos de pertencer ao grupo Vanguardas da Conquista, uma facção da Jiade Islâmica do Egito, chegaram no templo por volta das 08:45, e assassinaram dentro do templo, durante 45 minutos, com metralhadoras e facas, 58 turistas.

Entre os mortos - trinta e seis suíços, dez japoneses, seis britânicos, quatro alemães, um francês, dois colombianos e outro de dupla nacionalidade búlgara e britânica. Além destes, também morreram quatro egípcios – três polícias e um guia turístico – e saíram feridos doze suíços, dois japoneses, dois alemães, um francês e nove egípcios. Entre os mortos um menino britânico de cinco anos de idade e quatro casais japoneses em lua de mel.

Logo após o massacre, os terroristas sequestraram um ônibus e fugiram em direção ao vale das rainhas, mas foram mortos em um tiroteio com a policia turística armada e forças militares.

De acordo com Lawrence Wright, em O Vulto das Torres, a imprensa do Egito chegou a especular que os terroristas haviam sido assinados por um bando de aldeões indignados, mas o mais provável é que tenham cometido um suicídio ritualístico[4].



Referências

«Egypt's Al-Gamaa Al-Islamiya denies involvement in 1997 Luxor massacre». Egypt Independent. 19 June 2013. Consultado em 2 May 2014 Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
Wright, The Looming Tower, (2006), pp. 256–7
el-Zayat, Montasser, "The Road to al-Qaeda", 2004. tr. by Ahmed Fakry
Wright, Lawrence (2006). O Vulto das Torres. São Paulo: Companhia das Letras. 376 páginas

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Luxor#/media/Ficheiro:Templo_de_Hatshepsut.jpg>

 

Ver mais sobre TERRORISMO

 

..

.