MARCHA DOS CEM MIL

 

A Marcha dos 100 mil de Brasília em 1999 (também conhecida como Marcha de Brasília em 26 de Agosto, Marcha no Distrito Federal em 26 de Agosto, Marcha de Brasília, Marcha no Distrito Federal, ou simplesmente, Marcha de 26 de Agosto de 1999), foi uma manifestação organizada em Brasília, capital do Distrito Federal e do Brasil, realizada por entidades da sociedade civil, sindicatos e por partidos da oposição (que era liderado pelo Partido dos Trabalhadores), realizado durante o dia 26 de Agosto de 1999.

Foi a primeira grande manifestação contra o Governo FHC em seis anos. A marcha também protestava contra a corrupção da qual a oposição acusava o Governo Federal. A manifestação foi marcada pela presença de vândalos que arremessavam pedras, pilhas, esferas, pedaços de metal e outros tipos de materiais contra as forças policiais, que não reagiram à agressão[1].

Antecedentes

As ações do Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso causaram insatisfações em alguns setores da sociedade brasileira, em especial, as relacionadas com o programa de venda de empresas estatais. Também dividia os brasileiros a possibilidade do impeachment do Presidente por conta das investigações sobre o caso da privatização da Telebrás (o que nunca ocorreu), o inconformismo com denúncias sobre corrupção, a CPI sobre a privatização da Telebrás.

A manifestação foi marcada no início de Agosto de 1999, em meio da queda de popularidade do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, do PSDB (chegando entre 40% a 50% de rejeição, segundo pesquisas de maio a julho de 1999), pelos resultados negativos de combate ao desemprego que atingiu mais de 10 milhões de brasileiros (só 1 milhão em até Julho de 1999, por causa da crise de 1998-1999), pela alta de juros altos que impede a produção industrial nacional e o comércio.
 

A Marcha

Na manhã do dia 26 de agosto, como havia sido previsto, a marcha começou nas áreas pobres do Distrito Federal e desembocou na Esplanada dos Ministérios no início de tarde.

A marcha reuniu também integrantes dos partidos da oposição do país: PT, PDT, PL, PSTU, PCB, PC do B, parte do PMDB, entre partidos menores, apesar dos esquerdistas serem a maioria.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_dos_100_mil_de_Bras%C3%ADlia_em_1999>

 

Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.