IMUNIZAÇÃO

 

9 de junho é o DIA DA IMUNIZAÇÃO.

 

"A imunização é definida como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa; sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos. Assim, a imunidade é induzida contra futuras infecções pelo mesmo micro-organismo. A imunidade ativa dura muitos anos; a passiva é induzida pela administração de anticorpos contra uma infecção particular. Os anticorpos colhidos dos humanos são chamados imunoglobulina e os dos animais, soros. A imunidade passiva dura apenas algumas semanas."

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Imuniza%C3%A7%C3%A3o>

 

A gripe exige vacinação anual por razão da rápida evolução do vírus influenza.
 

"Infelizmente, não existe uma vacina universal, como a da febre amarela, tomada apenas uma vez na vida. No caso da gripe, há dois problemas: a imunização dura de seis a 12 meses, e o vírus, em especial o influenza A, sofre mutações genéticas em questão de meses. Ele pega um pouco do material genético de seu hospedeiro (porco, ave ou humano) e o mistura ao material genético do ser vivo que o recebe logo depois. Na prática, o vírus muda enquanto pula de galho em galho, o que exige a atualização da vacina."

 <https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2018/04/gripe-por-que-precisamos-nos-vacinar-todos-os-anos-cjfydd54c02bz01tgwk4fgh6r.html>


 

Ver mais CIÊNCIA

 

..

.