FIM DO MUNDO EM FEVEREIRO DE 2017


O mundo vai acabar no dia 16 de fevereiro? Saiba como lidar com a ansiedade da finitudeA notícia de que um asteroide atingiria a terra no dia 16 de fevereiro de 2017 foi desmentida pela NASA, mas a iminência do fim, não importa do que, pode causar ansiedade
Por Katia Michelle
15/02/2017 09:36

Começou assim: o tablóide inglês Daily Mail anunciou que um asteroide atingiria a terra provocando uma onda de tsunamis no próximo dia 16 de fevereiro e, consequentemente, o fim do mundo. O fato teria sido, inclusive, confirmado por um “astrônomo renomado” provocando, na verdade, uma onda de memes e comentários nas redes sociais e levando o assunto a “trend” no twitter nessa terça-feira (15). Mas o “mundo acabar” não é uma espécie de fuga do presente que acaba gerando ainda mais ansiedade nas pessoas?

Para a psicanalista Claudia Serathiuk o desconhecido causa ansiedade, mas a propagação de falsas notícias sobre o “fim do mundo” não passa de fuga para não tratar assuntos verdadeiramente sérios. “Essa não é a primeira vez que surge uma teoria de que o mundo vai acabar. Em 2012 muita gente acabou fazendo o que não deveria pensando a mesma coisa”, lembra Cláudia.

A notícia, no entanto, provoca o desejo de fazer coisas que normalmente não se faria, o conceito de que nem tudo é permanente e é preciso aproveitar o momento. “Mas é preciso levar em consideração que, quando a gente não pensa no futuro também não constrói as coisas. Não dá para viver pensando no que ainda não aconteceu, mas também não dá para acreditar que o mundo vai acabar amanhã e sair fazendo bobagens”, salienta.

Seria o fim?

A notícia divulgada pelo tabloide inglês no fim de janeiro foi baseada em uma informação do suposto astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich, mas a “fonte” não foi mais encontrada para falar do assunto. De qualquer forma, a origem do boato não é de todo falsa.

Zakharovich contou que o fim do mundo aconteceria depois que um asteroide atingisse a terra causando a destruição do planeta. Sim, um astro vai passar próximo do planeta, mas não a ponto de colisão. Nomeado WF9, o asteroide – que também pode ser um cometa extinto – vai passar a cerca de 51 milhões de km da terra no dia 25 de fevereiro, sem oferecer qualquer perigo, de acordo com astrônomos da própria NASA, a agência espacial norte-americana.

Portanto, é melhor não tomar nenhuma atitude drástica até que o asteroide seja visto, pelo menos a olhos nu. Melhor cantar o samba de Assis Valente: “Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar. Peguei na mão de quem não conhecia. Dancei um samba em traje de maiô e tal do mundo não se acabou” e continuar os afazeres. Dessa vez, o mundo não acaba.
<https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/o-mundo-vai-acabar-no-dia-16-de-fevereiro-saiba-como-lidar-com-a-ansiedade-da-finitude/>
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

 

Ver mais PREVISÃO DO FUTURO

 

..

.