Economia e política, conhecimentos gerais, contos e crônicas, avisos, cartas, humor.

 

NASA E O FIM DO MUNDO EM 2012

21/10/2009

 

"NASA desmente fim do mundo em 2012
Paula Rothman, de INFO Online Quarta-feira, 21 de outubro de 2009 - 11h26

SÃO PAULO – Por meio de um relatório, a Agência Espacial Americana esclarece as dúvidas dos internautas e afirma: o mundo não acaba com o fim do calendário Maia.

O aviso foi dado depois que um site mantido pela NASA foi inundado de perguntas de internautas a respeito de um misterioso planeta chamado Nibiru e do fim do mundo programado para 21 de dezembro de 2012.

A página em questão se chama “Ask an Astrobiologist”, e é mantida por David Morrison como parte de seus trabalhos como Cientista Sênior do Instituto de Astrobiologia da NASA. Nela, o público pode perguntar o que quiser e, ultimamente, foram mais de mil e-mails voltados para as previsões apocalípticas.

Na internet os boatos mais recentes do apocalipse entrelaçam uma complexa trama de provas e evidências que levam a crer que o fim dos tempos será no dia 21 de dezembro de 2012 – ou, mais precisamente, o fim do calendário Maia.

A civilização pré-colombiana surgiu no México há mais de três mil anos, e é conhecida por suas habilidades astronômicas, incluindo a divisão do calendário em 365 dias e a previsão de eventos como eclipses.

A causa dessa destruição prevista nos atuais boatos espalhados na internet seria Nibiru, também chamado de Planeta X, um corpo celeste que teria sido descoberto pelos sumérios. O impacto com a Terra seria precisamente na data em que o calendário Maia termina (numa analogia ao “fim dos tempos”) – e o fato estaria sido mantido em segredo pelo governo.

O que parece ter alimentando mais ainda alguns boatos é o lançamento de um filme de Hollywood chamado de “2012”, que deve estrear nos Estados Unidos em novembro. Como parte da campanha de lançamento, a Columbia Pictures criou um site de uma suposta organização para a continuação da humanidade, que reúne evidências de que o mundo realmente acabará em três anos.

Segundo ele, o boato de Nibiru teve sua origem com Zecharia Sitchin, autor de livros de ficção sobre as antigas civilizações mesopotâmicas. Em algumas de suas obras, entre elas “The Twelfth Planet” publicado em 1976, ele afirma ter encontrado e traduzido documentos sumérios que identificavam o planeta orbitando o Sol a cada 3.600 anos. Essas fábulas incluíam histórias de antigos astronautas que visitavam a Terra, vindos de uma civilização alienígena chamada Anunnaki.

Em paralelo, uma auto-declarada psíquica chamada Nancy Lieder alegou ter um canal com os ETs. Ela escreveu em seu site Zetatalk que os habitantes de um suposto planeta ao redor da estrela Zeta Reticuli a avisaram de que a Terra corria perigo de ser atacada pelo Planeta X, ou Nibiru. A catástrofe foi inicialmente prevista para maio de 2003, mas quando nada aconteceu, a data foi mudada para dezembro de 2012.

Segundo Dr. Morison, apenas recentemente essas duas fábulas foram ligadas ao fim do calendário Maia, no solstício de inverno de 2012.

O cientista esclarece também que as fotos ou evidências apresentadas na internet são falsas. Uma das imagens mais populares do que seria Nibiru se trata, na verdade, de uma nebulosa de gás fora do sistema solar fotografada pelo telescópio espacial Hubble.

Quanto aos Maias, Morison afirma que a sociedade realmente desenvolveu calendários bastante complexos, mas que, apesar do interesse histórico que possamos ter, eles não se comparam a habilidade moderna de contagem do tempo, ou à precisão dos calendários modernos. E, o mais importante: estes instrumentos não podem prever o futuro.

Quanto ao fim do calendário estar ligado ao fim do mundo, ele faz uma comparação: o calendário de mesa de qualquer pessoa termina muito antes de 21 de dezembro de 2012 – ele acaba em 31 de dezembro de 2009. Mas ninguém interpreta isso como uma previsão do Armageddon – é apenas o começo de um novo ano.

Comentários dos leitores

* Ninguém comentou das profecias de Nostradamus para 2012 também! Já ouviram falar no Livro Perdido de Nostradamus?
enviado por: Gláucio da Silva Luziano em 21/10/2009 - 16:54

* Por que vocês acham que eles nos deram a copa e as olimpíadas? Eles já sabem que o mundo vai acabar em 2012 mesmo... não vai fazer a menor diferença.
enviado por: Joel Silva dos Anjos em 21/10/2009 - 16:30

* Acredito que o homem fará a façanha de destruir a Terra primeiro. Fazendo uma busca no Wikipédia observei o seguinte. Nibiru pertence a Anã Marrom localizado perto da constelação de Orion (aquele espaço mascarado em total preto pelo google e os demais). Já teria passado perto da Terra, tanto que ocorreu contato com os ETs. Outro artigo revela que Nibiru chocou se com Tiamat, formando a Terra e o Cinturão de Asteróides. E no artigo "Cinturão de Asteróides" não há citação de Nibiru. Minha conclusão é: para o planeta Nibiru chocar-se com a Terra (no futuro planeta Bob) em um intervalo de poucos anos, as civilizações antigas não teriam oportunidade de contato devido ao seu deslocameto ser extremamente rápido. Ou como estão popularizando na web, se sua "velocidade" é baixa, já seria possível vê-lo. O fato mesmo é que nenhum ser humano colocou os pés na Lua.
enviado por: Rodrigo Farias em 21/10/2009 - 16:19

* O mundo do jeito que está, vai acabar mesmo, mas não vai ser uma colisão com outro planeta, o mundo está acabando aos poucos, através de tsunamis, enchentes e o que mais acontecer por influência da defasagem do meio ambiente.
enviado por: Gë em 21/10/2009 - 15:51

* Quem bom se fosse verdade... não iríamos precisar sediar as Olimpíadas em 2016! hahaha
enviado por: Tercio Victor em 21/10/2009 - 15:28

* Acredito fielmente que o mundo vai acabar em 2012 sem sombra de duvidas já estou fazendo a minha parte para preservar minha vida todos os dias rezo muito pela minha alma ajudo pessoas todos os dias faço boas ações assim que elas aparecem porque acredito nisso e óbvio o mundo acaba hoje também só você que não se da conta disso quando compra algum computador carro celular o medo esta acabando um pouco cada dia ate 2012 já terá acabado mais pouco nos anos 70. Segundo informe da NASA, em 1992 o nível médio do ozônio do globo foi de 2 a 3% mais baixo dos últimos anos agora eu te pergunto o que você esta fazendo para ela não acabar em vez de perguntar quando ela vai acabar faça com eu separe o lixo orgânico transforme ela em adubo separe lixo reciclável e utilize por mais tempo eletrodomésticos arume eles por ex: e compre coisas mais duráveis plante arvores e utilize Apple em sua casa eles duram mais rsrsrsr!
enviado por: Rodrigo fernades dos santos em 21/10/2009 - 14:39

* Ainda bem que é mentira... se não, a possibilidade do Brasil ganhar da Argentina em pleno Maracanã em 20014 seria igual a zero...
enviado por: Fábio Horbach Garcia em 21/10/2009 - 14:12

* E alguém ainda acredita na NASA depois de toda aquela mentira da ida à Lua? E outra, pra quem está preocupado pelo fato do mundo não acabar em 2012, não tem problema galera: no solstício de inverno de 2012, pule do prédio. No final das contas, vai dar no mesmo.
enviado por: Marcus em 21/10/2009 - 14:12

* Fim do mundo será quando a Telefônica comprar a GVT...
enviado por: André Castro em 21/10/2009 - 14:07

* Não ouvi falar em nenhum texto que diz que Nibiru iria contra o planeta Terra. A teoria dizia que ele tem órbita alongada e entraria entre e órbita de Marte e Júpiter. Mas depois iria embora... Engraçado a NASA dizer isso gora pq ela própria sugeriu a existência desse planeta em 1983.
enviado por: Anderson SM Araujo em 21/10/2009 - 13:43

* Bom agora com essa extensão do prazo da vida humana aqui na terra quem sabe ainda de tempo de vermos o Corinthians ser campeão da Libertadores !!!!
enviado por: Diego Mondevaim em 21/10/2009 - 13:40

* Putz, que pena... já tinha programado toda minha grana pra acabar exatamente em 21/12/2012! Agora terei que revisar tudo de novo... e o pior que não se sabe mais quando o mundo irá acabar! Desse jeito não dá, pô!!!
enviado por: Rico Inside em 21/10/2009 - 13:24

* Por favor, alguem me confirme se é o fim ou não. Estou pretendendo gastar uma grana num pc novo, mas se for pra usar só até 2012 nem compensa.
enviado por: Jardel Alves em 21/10/2009 - 13:21

* Bem, do jeito que as coisas estão, o fim do mundo está aí (risos). Sobre o final, o calendário Maia é continuo, daí que tem previsões em várias áreas até aquela data. Não se trata de final de ano. Em todo caso, é uma informação que poderá servir para lembrete, de revisarmos sistemas para prevenir o "bug de 2012". Ainda não sei qual é, mas se tem a ver com alguma coisa estranha chegando de repente, pode ser uma nova versão de sistema que vai cair como uma bomba sobre a web, provocando colapso nas comunicações que estarão bem mais centradas na web até lá. E também teremos as primeiras Olimpiadas Pós-Apocalipse. Será um evento histórico. Falando em apocalipse, vai ter queima de fogos em Copacabana para esperar o evento?
enviado por: Gilberto Strapazon em 21/10/2009 - 13:10

* Ferrou, já tinha feito um monte de divida em 60 meses, pensando em pagar só a metade...
enviado por: Ronaldo Santana Ramires em 21/10/2009 - 13:04

* Porque o Sr. Zecharia Sitchin, autor de livros de ficção sobre as antigas civilizações mesopotâmicas é consultor da NASA? Os livros de Zecharia Sitchin não são taxados como ficção em nenhum outro local. Estes livros nunca foram desmentidos, isso é claro não quer dizer que o fim do mundo seja em 2012 pois em nenhum de seus livros ele fala isso nem da a entender algo como isso.
enviado por: Simão Luciano Lessa Voloski em 21/10/2009 - 12:55

* Ahah. Boa essa. Fim do mundo em 2012. Só falta dizer que dia 25/10/09 começa uma guerra nuclear entre Israel e Iran. Ah, eu tenho uma lista aqui de tragédias pra passar...
enviado por: Leonardo Cabral Quadros em 21/10/2009 - 12:50

* Puxa já estava preparando minha mala pra partir dessa para melhor
enviado por: Mailson do Amaral Reis em 21/10/2009 - 12:12

* Olha o erro aí: "evidências apresentadas na internet sçao falsas."
enviado por: Robson Ferreira em 21/10/2009 - 12:00

* Ufa!
enviado por: Carmelo em 21/10/2009 - 11:59

<http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-desmente-fim-do-mundo-em-2012-21102009-17.shl>

Vê-se aí que, enquanto alguns fazem humor com as crendices, ainda há muita gente duvidando da ciência e crendo em coisas sem fundamento.

Ver CIENTISTAS DERRUBAM SEIS MITOS SOBRE O FIM DO MUNDO EM 2012
 

Ver mais CIÊNCIA

 

ou

 

Ver mais FIM DO MUNDO

 

Para abrir em nova janela, mantendo esta página aberta, pressione SHIFT ao clicar no link.

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO