FIM DA CENSURA NO BRASIL

 


Em 3 de agosto, comemora-se o Fim da censura no Brasil. Isso se deve ao fato de que foi nesse dia, em 1988, que foi votado o texto da Constituição que trata desse tema.

Em 3 de agosto é comemorado no Brasil o fim oficial da censura no país, isto é, do cerceamento da liberdade de expressão intelectual, artística, científica, comunicativa etc. Essa data remete ao dia em que foi votada, na então Assembleia Constituinte de 1987/88, o conteúdo da nova Constituição Federal referente ao tema da censura, que havia vigorado como política de controle durante o Regime Militar (1964-1985).

O Regime Militar aplicava a censura às diversas esferas da sociedade, desde a prática do jornalismo até festivais de música, teatro etc. Para tanto, servia-se de órgãos de Estado, como a Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP), o Conselho Superior de Censura (CSC) e o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Frequentemente, além do controle da liberdade de expressão, esses órgãos acabavam também por colaborar com outros departamentos – sobretudo departamentos de inteligência das polícias e do Exército – que tinham o objetivo de capturar e obter informações, muitas vezes por meio de tortura, de indivíduos que tivessem ligação com grupos revolucionários.
<https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/censura-no-brasil-1.htm>

 

Muitas pessoas que viviam no interior na época nem percebiam o que estava acontecendo, já que jornais, rádios e TVs eram rigorosamente controlados em suas publicações, e só ouvíamos propaganda do governo.  Quem ousasse denunciar o que descobrisse estaria colocando a vida em risco. Por isso, alguns ainda existem que, por desinformação, pensam que aquele período tenha sido bom.

 

 

Ver mais  POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.