FÉ E CIÊNCIA SÃO INCONCILIÁVEIS

 

Para as pessoas religiosamente condicionadas, nada parece impossível, e a realidade provada não é nada diante daquilo que aceitaram cegamente.

 

"Pastor Ciro Zibordi critica cristãos que tentam conciliar teoria da evolução e cristianismo
Publicado por Tiago Chagas em 10 de fevereiro de 2012

A teoria conhecida como “Evolucionismo”, defendida por cientistas e pesquisadores como a mais sensata explicação para o evento da vida humana e todo o sistema biológico do planeta Terra, tem sido considerada por alguns cristãos como verdadeira.

Comentando essa nova corrente dentro do cristianismo, o pastor Ciro Sanches Zibordi publicou artigo apresentando os principais pontos defendidos pelos cristãos que tentam conciliar a fé à ciência, neste caso, especificamente, a teoria estabelecida por Darwin.

Falando sobre os eventos narrados em Gênesis, que envolvem Noé, o dilúvio e a construção da arca, o pastor apresenta os argumentos do grupo cristão que aceita as teses científicas: “Eles dizem, por exemplo, que a arca, nas dimensões apresentadas na Bíblia, só poderia ser construída nos dias de hoje, pois seria necessária a ajuda da engenharia moderna e de centenas de pessoas”, explica Zibordi.

Identificando os críticos da história bíblica como “evolucionistas cristãos”, apresenta ainda outro argumento desse grupo, dizendo que para eles, “Noé e sua família não conseguiriam percorrer todos os continentes em busca das espécies de animais. Além disso, asseveram que seria impossível manter os animais na arca sem as técnicas zoológicas modernas”.

Dentre as demais argumentações dos “evolucionistas cristãos” contra a versão bíblica dos fatos que são apresentadas por Zibordi, estão também questões ligadas à chuva, que cientificamente não poderia reunir um volume tão grande de água a ponto de inundar todo o planeta e dividir continentes. “Como se vê, as questões apresentadas pelos que abraçaram o “cristianismo evolucionista” (ou o “evolucionismo cristão”), o que é um jugo desigual, priorizam o raciocínio”, identifica o pastor, que explica a origem das teorias desse setor do cristianismo: A fonte de autoridade deles não é a Bíblia Sagrada, e sim o darwinismo e as teorias do biólogo Francis S. Collins, diretor do Projeto Genoma Humano. Este, a despeito de declarar-se cristão e contestar o ateu Richard Dawkins — famoso por suas críticas ácidas a quem acredita em Deus —, defende a possibilidade de ser cristão e evolucionista, ao mesmo tempo”, pontua.

O biólogo Francis S. Collins é um cristão e publicou livro “A Linguagem de Deus”, em que defende a fé e a crença em Deus, rebatendo argumentos do ativista ateu, Richard Dawkins: “A mais importante e inevitável falha da afirmação de Dawkins, de que a ciência obriga ao ateísmo, é que isso vai além das evidências. Se Deus se acha fora da natureza, a ciência não pode confirmar nem negar a existência dele. Portanto, o próprio ateísmo deve ser considerado uma forma de fé cega, pois assume um sistema de crenças que não pode ser defendido com base na razão pura”.

“Esse famoso cientista rejeita o ateísmo, mas aceita o darwinismo”, pondera o pastor Zibordi, que entende ser impossível a junção de dois pensamentos distintos. Para o pastor, é um jugo desigual, visto que a Bíblia é a regra de fé, de prática e de vida do cristão que se preza. Seja este erudito, seja leigo, jamais deve negar que o Deus Todo-poderoso, além de ser o Criador, está no controle de todas as coisas. O que é a ciência ante a inerrante e inspirada Palavra do Senhor? O que é a teoria da evolução diante das Escrituras?”.

Sobre o dilúvio, Zibordi afirma que a “explicação” encontra-se no fato de que Deus é o criador e que por isso, moldou as circunstâncias de forma favorável a Noé: “O poder de Deus é ilimitado; não se restringe a leis pretensamente científicas. Se fôssemos analisar a narrativa de Gênesis pela razão apenas, e não pela fé, não só o Dilúvio seria impossível. Teríamos de negar todos os milagres ali registrados. No que diz respeito à construção da arca, a Bíblia diz que Deus deu a planta a Noé, com todas as medidas. Além disso, capacitou-o com sabedoria e lhe deu todas as condições necessárias para construir a embarcação e abrir (sic) nelas os animais (Gn 6.13-22)”.

Confira abaixo a íntegra do artigo “É possível ser cristão e evolucionista?”, do pastor Ciro Sanches Zibordi:

Você crê na Bíblia Sagrada? Acredita que Deus é o Criador de todas as coisas? O que pensa sobre a narrativa da Criação e o Dilúvio? Este realmente aconteceu, ou o que está escrito em Gênesis é pura ficção?

Há um grupo de cristãos, na atualidade, que diz crer em Deus, mas não aceita a narrativa de Gênesis. Para eles, é possível conciliar fé em Deus e teoria da evolução. E confiam tanto em seu conhecimento, a ponto de considerarem refutável a descrição bíblica do Dilúvio. Eles dizem, por exemplo, que a arca, nas dimensões apresentadas na Bíblia, só poderia ser construída nos dias de hoje, pois seria necessária a ajuda da engenharia moderna e de centenas de pessoas.

Afirmam os “evolucionistas cristãos” que Noé e sua família não conseguiriam percorrer todos os continentes em busca das espécies de animais. Além disso, asseveram que seria impossível manter os animais na arca sem as técnicas zoológicas modernas. Os animais estavam fora de seu habitat. Como sobreviveriam? Como alimentar todas as espécies?

Os “evolucionistas cristãos” também argumentam que o ciclo hidrológico de evaporação que provoca a chuva é incapaz de prover uma quantidade de água que inundasse toda a extensão da Terra. E questionam: “A biologia considera extintas as espécies que possuem algumas centenas de exemplares. De que maneira um casal de cada espécie garantiria a subsistência das criaturas?”

Como se vê, as questões apresentadas pelos que abraçaram o “cristianismo evolucionista” (ou o “evolucionismo cristão”), o que é um jugo desigual, priorizam o raciocínio. A fonte de autoridade deles não é a Bíblia Sagrada, e sim o darwinismo e as teorias do biólogo Francis S. Collins, diretor do Projeto Genoma Humano. Este, a despeito de declarar-se cristão e contestar o ateu Richard Dawkins — famoso por suas críticas ácidas a quem acredita em Deus —, defende a possibilidade de ser cristão e evolucionista, ao mesmo tempo.

Em sua obra A linguagem de Deus (Editora Gente), Collins declarou: “A mais importante e inevitável falha da afirmação de Dawkins, de que a ciência obriga ao ateísmo, é que isso vai além das evidências. Se Deus se acha fora da natureza, a ciência não pode confirmar nem negar a existência dele. Portanto, o próprio ateísmo deve ser considerado uma forma de fé cega, pois assume um sistema de crenças que não pode ser defendido com base na razão pura”. Esse famoso cientista rejeita o ateísmo, mas aceita o darwinismo.

Seria possível o casamento entre o cristianismo e o darwinismo? De modo nenhum! Isso — repito — é um jugo desigual, visto que a Bíblia é a regra de fé, de prática e de vida do cristão que se preza. Seja este erudito, seja leigo, jamais deve negar que o Deus Todo-poderoso, além de ser o Criador, está no controle de todas as coisas. O que é a ciência ante a inerrante e inspirada Palavra do Senhor? O que é a teoria da evolução diante das Escrituras?

Quanto ao Dilúvio, o Todo-poderoso, como controlador da natureza, certamente guiou os animais à arca. O poder de Deus é ilimitado; não se restringe a leis pretensamente científicas. Se fôssemos analisar a narrativa de Gênesis pela razão apenas, e não pela fé, não só o Dilúvio seria impossível. Teríamos de negar todos os milagres ali registrados. Mas o crente espiritual discerne bem tudo (1 Co 2.14-16).

No que diz respeito à construção da arca, a Bíblia diz que Deus deu a planta a Noé, com todas as medidas. Além disso, capacitou-o com sabedoria e lhe deu todas as condições necessárias para construir a embarcação e abrir nelas os animais (Gn 6.13-22). Como Noé conseguiu levá-los à arca? Considerando que não havia a atual divisão continental, as espécies estavam concentradas, em grande quantidade, na região da Mesopotâmia. Quem as conduziu à embarcação? Noé? Não. O próprio Criador.

Segundo o relato bíblico, o Senhor ensinou a Noé como poderia preservar as espécies dentro do barco (Gn 6.16-20). E a sabedoria de Deus é infinitamente superior às técnicas zoológicas da atualidade. Tanto é verdade que, das espécies mais frágeis, como as aves, o Criador ordenou que se apanhassem sete casais, o que garantiria, de qualquer forma, a continuidade dessas criaturas sobre a terra após o devastador Dilúvio (Gn 7.2-8).

Respeito muitíssimo o biólogo Francis S. Collins, suas pesquisas ligadas ao Projeto Genoma Humano e toda a comunidade científica. Mas nunca aceitarei a falácia de que o cristianismo pode negar inspiração plenária das Escrituras e continuar sendo chamado de cristianismo. Ou cremos, de todo o nosso coração, que a Bíblia é a Palavra de Deus, ou nos prendemos a um jugo desigual com os infiéis (2 Co 6.14-18) e abraçamos a falsamente chamada ciência (1 Tm 6.20).

Amém?"

Fonte: Gospel+

http://noticias.gospelmais.com.br/zibordi-critica-cristaos-conciliar-evolucao-cristianismo-30405.html

 

"Tudo é possível para aquele que crê", diz a chamada palavra divina.

Assim, o deus em que creem pôde criar um volume de água suficiente para inundar todo o planeta e depois eliminou todos os vestígios desse dilúvio para que ninguém pudesse ver, e também transportou animais dos outros continentes até Noé e de volta depois do dilúvio, devendo as pessoas simplesmente crer.

 

Mas, como

 

A palavra de deus diz que o universo foi criado há pouco mais de seis milênios, e nós temos certeza de que o mundo é muito mais antigo;

 

A palavra divina diz em um lugar que animais e aves foram criados no quarto e no quinto dia e o homem foi criado no sexto, e,

logo em seguida,

informa que o homem foi criado primeiro,

mas nós sabemos pelos fósseis que milhões de anos anos de existir o homem existiram outros animais;

 

Essa palavra de Yavé diz que o Sol caminha de uma a outra extremidade do céu, e nós já sabemos que é a Terra que circula em torno do Sol;

 

Esse livro sagrado informa que a Terra é plana, ora redonda, ora quadra, a flutuar sobre as águas do oceano,

e nós sabemos que isso não é verdade;

 

É impossível crer no que esses araltos do pensamento primitivo pregam.

 

A fé e a ciência são mesmo inconciliáveis.

 

Ver mais sobre RELACIONAMENTO RELIGIOSO

 

..

.