ENTEÓGENOS

 

Os enteógenos são substâncias que criam deuses dentro de você, ou seja, provocam alucinações, desordem mental, levando o usuário a ver, ouvir e sentir seres imaginários.

 

"Enteógeno (ou enteogénico) é o estado xamânico ou de êxtase induzida pela ingestão de substâncias alteradoras da consciência. É um neologismo que vem do inglês: entheogen ou entheogenic, tendo sido proposto em 1973 por investigadores, dentre os quais se pode citar Gordon Wasson (1898-1986).

A palavra enteógeno, que significa literalmente "manifestação interior do divino", deriva de uma palavra grega obsoleta, da mesma raiz da palavra "entusiasmo", que refere à comunhão religiosa sob efeito de substâncias visionárias ou à ataques de profecia, e paixão erótica. Entretanto este termo foi proposto como uma forma elegante de nomear estas substâncias, sem taxar pejorativamente costumes de outras culturas (ver Medicina indígena).

O uso de plantas (ou fungos) para alteração da consciência e percepção é uma realidade mundial e milenar. Até mesmo animais usam plantas com atividade psicotrópica, como é o caso de javalis e primatas que cavam para conseguir as raizes do poderoso eboka. Esses seres, são considerados pelos usuários, como seres divinos e professores espirituais. Entre as plantas, alguns dos enteógenos mais conhecidos são Ayahuasca, Jurema, Cânabis, Yopo, Peiote, Ololiuqui. Entre os fungos, Psilocybe, Amanita.
Morning Glory ou Glória da Manhã o Ololiuhqui dos Astecas

Observe-se que incluem nessa relação plantas com substâncias que possuem efeitos farmacológicos distintos . A Cannabis (Cannabis sativa sp) por exemplo com suas múltiplas formas de preparação Bangue (Bhang), Haxixe, etc. se enquadra nessa categoria por seu uso étnico (religioso - medicinal) em algumas culturas da Índia, da Jamaica e de algumas tribos africanas, mas é considerada por alguns como um sedativo euforiante ou seja um psicotrópico com efeito depressor no sistema nervoso com propriedades diferenciadas deste grupo dos tranquilizantes, análogas talvez às que explicam as diferenças entre dois elementos ativos extraídos do ópio, a Heroína e Morfina.
" (Fonte: Wikipédia).

 

Primeiramente, o homem primitivo imaginou haver algum ser invisível que fizesse os fenômenos da natureza.  Em corroboração de suas idéias, ao usar produtos alucinógenos, viram esses seres.  O sonho, que reflete muito o que imaginamos misturado com alguma confusão mental, acabou de completar a criação dos deuses.   Mas os alucinógenos até hoje têm papel importante no sobrenatural.  Por isso ainda são chamados de enteógenos.

 

Ver mais sobre RELIGIÃO

 

..

.