DIA NACIONAL DO CABELEIREIRO


3 de novembro: Dia Nacional do Cabeleireiro
O Dia Nacional do Cabeleireiro tornou-se oficial em 2012, sendo comemorado em todo o Brasil
 

Todos os anos, no Brasil, comemora-se, em 3 de novembro, o Dia Nacional do Cabeleireiro. A marcante data é celebrada no Dia de São Martinho de Porres, padroeiro do (a) cabeleireiro (a). Desde jovem, ele trabalhava como barbeiro-cirurgião, mas nunca deixou de ajudar os mais necessitados, aos quais dedicou toda a sua vida. Sua morte em 3 de novembro de 1639 tornou-se um marco comemorativo, tamanha a importância do santo espanhol, protetor dos cabeleireiros e barbeiros.

Com o Decreto de Lei nº 12.592/2012, o Dia do Cabeleireiro tornou-se oficial. Em alguns lugares do país, a homenagem é feita no dia 19 de janeiro, devido à data de oficialização, que homenageia não apenas os cabeleireiros, como também barbeiros, maquiadores, manicures, esteticistas e profissionais afins. Independentemente de ser celebrado em 3 de novembro ou 19 de janeiro, a verdade é que a data é uma forma justa de reconhecimento a esses profissionais, que dedicam sua carreira ao embelezamento dos clientes.

Atualmente, o mercado de trabalho é bastante promissor para quem pretende investir no setor de beleza. “Quanto melhor a capacitação do cabeleireiro, maiores são as chances de obter êxito na profissão. Além de grande aprofundamento no universo dos cabelos, o bom profissional deve manter-se atualizado, assim como possuir habilidades em administração de pequenas empresas”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, em Livro+DVD e Online, da Área Salão de Beleza.

Dentre suas principais atribuições profissionais, o cabeleireiro deve ser especialista em cortes (de básicos a especiais), coloração e descoloração dos cabelos (de tinturas a mechas), estudo dos cabelos e seus tratamentos (de hidratação a cauterização), além de ser expert em penteados de festa. Na verdade, são múltiplas as funções desempenhadas no exercício de sua profissão.

Outros requisitos de suma importância para se tornar um cabeleireiro de sucesso: noções de estética e moda; boa coordenação para utilizar, com maestria, as principais ferramentas de trabalho (de tesouras a secadores de cabelo); ser talentoso, detalhista e organizado; apresentar empatia para com os clientes, além de possuir grande habilidade de comunicação; primar pelos cuidados com a saúde de seus clientes; e estar sempre antenado em relação às tendências de cortes e penteados.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Amambai Notícias e Blog Curiosidades.
<https://www.cpt.com.br/noticias/03-de-novembro-dia-nacional-do-cabeleireiro>

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.