DIA NACIONAL DA SERESTA

10 de setembro


"Segundo a história, no passado os grupos de músicos, saindo das festas, detinham-se às janelas de suas pretendidas, para tocar e cantar madrugada adentro. No Brasil, Minas Gerais foi o berço dos primeiros seresteiros. Não se sabe ao certo como surgiu o Dia Nacional da Seresta, mas algumas pesquisas relacionam a data ao presidente Juscelino Kubitschek, que tinha espírito seresteiro muito forte e, quando se tornou presidente, fundou conservatórios de música pelos cinco cantos de Minas Gerais. Segundo pesquisas, desde sua morte, num acidente de carro em 1976, o Dia da Seresta ficou imortalizado em 10 de setembro.

Em Uberaba, a tradição continua viva com a apresentação de artistas na “Seresta na Concha”, realizado pela Fundação Cultural toda segunda terça-feira de cada mês, das 20h às 22h30. O projeto tem atraído grande público, que se encanta com as músicas, tornando a Concha Acústica até em pista de dança.

No dia 10 de setembro de 2013, quando se comemora o Dia da Seresta, a Fundação cultural promoveu o Dia da Seresta com os grupos ChoroCultura, Alegria de Viver e seresteiros locais, que desfilaram cancioneiro seresteiro, que é uma das grandes riquezas culturais do nosso país e recebeu grande público, que pediu bis. Assim surgiu o projeto “Seresta na Concha”.

Este ano o evento vai integrar a 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que é o momento de repensar sobre o patrimônio histórico e artístico do Estado. É um chamamento que o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. (Iepha) faz para que os municípios repensem seus patrimônios material e imaterial.

Considerada uma das grandes manifestações da cultura brasileira, com uma noite romântica, repleta de lirismo, a seresta mereceu um projeto da Fundação Cultural de Uberaba.

Vale lembrar que a Fundação Cultural, através do Conphau, vai registrar o evento, já que a Seresta é considerada patrimônio material e cultual de Uberaba e os seresteiros fazem parte deste patrimônio. A intenção é registrar a seresta futuramente.

Jornalista Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

10/09/2015
<http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,36589>

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.