DIA NACIONAL DA RADIODIFUSÃO E DO RÁDIO

25 de setembro


A data lembra o nascimento de Edgar Roquette Pinto (1884-1954), considerado o pai do rádio brasileiro. Médico, antropólogo e ensaísta, fundou a primeira emissora do país – a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro – em 1923, com fins educacionais e culturais.

Um ano antes, havia sido realizada a primeira transmissão radiofônica do Brasil, também no Rio de Janeiro (RJ), durante as comemorações do centenário da Independência, quando o discurso do presidente Epitácio Pessoa foi captado em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo.

Entre as características do rádio como meio de comunicação de massa, destacam-se a linguagem oral (o ouvinte não precisa ser alfabetizado), o baixo custo, a mobilidade (aparelhos pequenos, leves e independentes de fios) e a sensorialidade (a voz e os efeitos sonoros despertam a imaginação).

Até 1966, o Dia do Rádio era comemorado em 21 de setembro. A partir daquele ano, foi transferido para o dia em que nasceu Roquette Pinto.

Já o Dia do Radialista, instituído pela Lei nº 11.327, de 2006, é 7 de novembro. Trata-se de uma homenagem ao nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso (1903-1964).

<https://ftd.com.br/eventos/dia-nacional-da-radiodifusao-e-do-radio/>

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.