DIA MUNDIAL DO CINEMA

 5 de Novembro

 

Em 05 de novembro celebra-se anualmente o Dia Mundial do Cinema.

Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912.

A palavra cinema pode ser definida como movimento gravado, pois trata-se de uma abreviação de cinematógrafo. O termo "cine", de origem grega, significa movimento, e o sufixo "ágrafo", tem significado de gravar.

cinema

As produções cinematográficas exercem forte influência sobre as emoções humanas, levando milhares de pessoas aos cinemas, produzindo riso, choro, medo ou outros sentimentos a qualquer altura do dia.

Em 1895, Paris teve a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. Utilizando um aparelho chamado de cinematógrafo, imagens em movimento foram projetadas em um telão para cerca de 30 espetadores.

Georges Mèliés inseriu a performance teatral na linguagem cinematográfica. Baseado na obra de Júlio Verne criou o filme Viagem à Lua, exibido em 1902, que levou o cinema a um novo patamar devido o uso de "efeitos especiais".

A partir de então, o cinema cresceu como forma de contar histórias, difundir a cultura e propagar o conhecimento. O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitiram que a arte se aproximasse do público cada vez mais com realismo.

Em comemoração ao dia internacional do cinema, os espaços culturais incentivam a apreciação da Sétima Arte com exibição de filmes gratuitamente, realização de concursos e até exposições relacionadas com a história dessa manifestação artística.


<https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-cinema/>

 

A sétima arte é considerada por muitos a arte mais mágica, pelo seu poder sobre as emoções humanas. O cinema inspira milhões de pessoas, assim como as faz sonhar, rir, chorar e gritar de medo a qualquer altura do dia. Sem o cinema, o mundo não seria certamente o mesmo.
Neste dia internacional do cinema realizam-se muitas atividades relacionadas com a sétima arte pelo mundo, desde concursos a exposições. O destaque vai no entanto para a exibição gratuita de filmes, criteriosamente escolhidos para a data, pelos espaços culturais.
No cinema encontram-se algumas referências ao dia 5 de novembro, como a estreia de filmes como Matrix Revolutions e The Incredibles - Os Super Heróis, e a personagem anarquista de V de Vingança que explode o parlamento utilizando uma máscara de Guy Fakes, que a 5 de novembro de 1605 tentou explodir o parlamento britânico com 36 barris de pólvora.
Aproveite o Dia Mundial do Cinema para comprar filmes e materiais relacionados com o cinema com desconto em certas lojas, para ir ao cinema ver um filme novo, ou então para assistir em casa a um ou dois dos seus filmes preferidos.

(Biblioteca Municipal das Câmaras de Lobos)
<https://www.facebook.com/bmclobos/posts/2047687088646246/>

 

Ver  sobre a ORIGEM DO CINEMA

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.