DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

19 de agosto

 

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado anualmente em 19 de agosto.

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as arte e etc.

Normalmente, durante este dia, acontecem palestras, workshops e demais atividades relacionadas à fotografia.

As fotografias podem ser utilizadas para informar, recordar ou como uma expressão artística.

Sejam fotógrafos profissionais ou amadores, no Dia Mundial da Fotografia, todos os amantes desta arte comemoram a data fazendo muitas fotos.

Os brasileiros ainda celebram o dia 8 de janeiro como o Dia Nacional da Fotografia, também conhecido como o “Dia do Fotógrafo”.

Origem do Dia Mundial da Fotografia

A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.

Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765-1833), que havia criado a héliographie alguns anos antes.

Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot (1800-1877). Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.
<https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-fotografia/>

 

Em 1980, deixei a vida rural e me tornei fotógrafo, trabalho que exerci de forma constante até o final de 1984.  Mas, mesmo depois de começar a atuar em outra profissão, nunca mais deixei de ter uma boa máquina fotográfica.

Ver mais sosobre a FOTOGRAFIA

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

..

.