DIA DO TEÓLOGO

30 de novembro

 

"O teólogo, profissional que estuda e analisa as diversas religiões do mundo, comemora seu dia em 30 de novembro. A principal fonte de pesquisa são textos sagrados e doutrinas e dogmas religiosos.

Assim, tenta explicar de que forma as crenças modificam ou eternizam as maneiras do homem interagir na sociedade.

Nos cursos de teologia, a grade curricular é variada. Algumas dão mais importância à análise das religiões em si, enquanto outras se debruçam sobre os textos sagrados.

<http://www.oabsp.org.br/portaldamemoria/datas-comemorativas/dia-do-teologo>

 

 

"Teologia (do grego θεóς, transl. theos = 'divindade' + λóγος, logos = 'palavra', por extensão, 'estudo, análise, consideração, discurso sobre alguma coisa ou algo'), no sentido literal, é o estudo racional e sistemático acerca da divindade (sua essência, existência e atributos). Pode também referir-se a uma doutrina ou sistema particular de crenças religiosas - tal como a teologia judaica, a teologia cristã, a teologia islâmica e assim por diante. 1

A origem do termo nos remete à Hélade - a Grécia Antiga. O termo 'teologia' aparece em Platão, mas o conceito já existia nos pré-socráticos. Platão o aplica aos mitos interpretando-os à luz crítica da filosofia considerando seu valor para a educação política. Nessa passagem do mito ao logos, trata-se de descobrir a verdade oculta nos mitos. Aristóteles, por sua vez, chama de 'teólogos' os criadores dos mitos (Hesíodo, Homero, poetas que narraram os feitos dos deuses e heróis, suas origens, suas virtudes e também seus vícios e erros), e de 'teologia' o estudo metafísico do ente em seu ser (considerando a metafísica ou 'filosofia primeira', a mais elevada de todas as ciências).

A incorporação do termo 'teologia' pelo cristianismo teve lugar na Idade Média, entre os séculos IV e V, com o significado de conhecimento e saber cristão acerca de Deus.2 (Wikipédia).

 

Alguém já disse em uma boa comparação que que, enquanto o filósofo é como aquele que procura um gato preto no escuro, o metafísico é como quem procura no escuro um gato preto que não está ali, e o teólogo é como alguém que diz ter encontrado o gato preto.

 

Teólogo deveria ser aquele que estuda a origem dos deuses, como o homem criou os deuses. Todavia, em regra, teólogo é cada um dos que tentam convencer o mundo de que um dos muitos mitos não é mito.  Isso se demonstra no fato de haver uma teologia judaica, uma teologia cristã e uma teologia islâmica, cada uma destinando os adeptos das outras ao inferno.

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.