DIA DO PLANETA TERRA

22 DE ABRIL
22/04/2016

 

Para os antigos hebreus, assim como para outros povos, a Terra era algo flutuantes sobre as águas do mar.

 

"Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre... àquele que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua benignidade dura para sempre" (Salmos, 136, 1, 6)

 

E os cristãos mantiveram essa ideia registrada nas escrituras sagradas ditas inspiradas por Yavé.

 

Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. (2 Pedro 3:5)

 

E, para eles a Terra era plana o suficiente para Satanás e Jesus avistarem, do cume de um alto monte, "todos os reinos do mundo" (Mateus, 4: 8).

 

Mas, para o autor do Apocalipse parece que a Terra um pouquinho diferente, quadrada. 

 

E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma (Apocalipse 7:1)

 

E, na Idade Média, o corajoso navegante Fernão de Magalhães, contrariou a poderosa igreja, desfazendo essa visão geoquadrangular:

A igreja diz que a terra é quadrada, mas eu sei que ela é redonda, porque vi sua sombra na lua. Tenho mais fé em uma sombra do que na igreja.”  

 

Negar que a Terra era plana e quadrada e o centro do universo dava até pena de morte.  Mas, não obstante toda tentativa de impedir o conhecimento, hoje, diante do conhecimento astronômico e o mapeamento por satélite, nem a própria igreja é capaz de continuar defendendo essa ideia primitiva; pois já podemos ver nosso Planeta de uma perspectiva externa pelas lentes dos telescópio dos satélites.

 

 

Assim é o nosso planeta, um belo globo, não aquele disco centro do universo como teria informado o deus onisciente dos hebreus e dos cristãos.

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.