DIA DA IDENTIFICAÇÃO

29 de julho


O Dia da Identificação em 29 de julho de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, que foi estabelecida pelo Decreto Nº 30.456 de 21 de setembro de 1989.

Essa data comemorativa marca a data da expedição da 1ª carteira de identidade do Estado de São Paulo, que então era denominada “Ficha Passaporte” ou “Cartão de Identidade”, ainda usando sinais antropométricos, juntamente com a dactiloscopia, e que foi emitida em 29 de julho de 1904 na cidade brasileira de São Paulo-SP.

Curiosidades:

Para conhecimento, o Sistema Antropométrico, lançado em 1882 a partir da cidade e capital francesa de Paris pelo criminologista francês, Alfonse Bertillon, foi o 1º sistema científico de identificação, pois baseava-se nos elementos antropológicos do homem.


Consistia no assinalamento [em milímetros] de várias partes do corpo humano: diâmetro da cabeça; comprimento da orelha direita; comprimento do pé esquerdo; estatura; envergadura; assinalamento descritivo do formato do nariz; lábios; orelhas; e também, de marcas particulares (tatuagens, cicatrizes, etc.).


Esses dados eram registrados em uma ficha antropométrica, que continha também a fotografia do identificado.

A DATILOSCOPIA é o estudo da Identificação Humana através das impressões digitais.


a palavra DATILOSCOPIA deriva de dois termos greco-latinos: DAKTILOS = dedos e SKOPEIN = examinar.

<https://diarioescola.com.br/dia-da-identificacao/>

 

Ver mais  COMEMORAÇÕES, FATOS, MITOS

 

..

.