DIA DA EDUCAÇÃO

28/04/2019

 

O Dia da Educação é comemorado no dia 28 de abril. Além disso, há o Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto.

Comemorado anualmente, o Dia da Educação tem como finalidade trazer reflexão sobre a importância da educação, tanto de cunho escolar, como social e familiar. No Brasil, a educação, de acordo com o que está instituído na Constituição Federal, é considerada um direito fundamental para todos e também um dever do Estado.

É possível encontrar a educação em qualquer sociedade e em grupos pertencentes a ela. A educação, conceituadamente, é vista como a transmissão de hábitos, costumes e valores de uma geração para a outra, em uma comunidade. Ou seja, a educação serve para adequar a pessoa à sociedade e a outros grupos.

Educar é socializar e enriquecer culturalmente, fazendo que com ela evolua com as experiências de vida e de todas as situações que poderão ser presenciadas.

Possuir educação faz com que um indivíduo tenha capacidade de desempenhar funções sociais, econômicas, culturais e políticas. Tecnicamente, também pode-se afirmar que a educação é considerada um processo de desenvolvimento de nossas faculdades morais, intelectuais e físicas, de forma contínua. Isso faz com que nossa integração com a sociedade seja cada vez melhor.

Uma nação com boa educação é vista como uma nação justa e desenvolvida. Possuir acesso a uma educação de qualidade é aumentar as chances de cada indivíduo ter uma vida mais digna e plena, sendo possível aplicar tanto seus deveres como direitos.

Portanto, a educação deve abranger toda a sociedade – independentemente da idade, nível de ensino, classe econômica e estado brasileiro.
Educação do Brasil

Extremamente importante para o desenvolvimento do país, a educação no Brasil ainda tem muito o que avançar, mesmo que o crescimento tenha sido notável nas últimas décadas.

<https://www.calendariobr.com.br/dia-da-educacao>
 

Infelizmente, esse "dever do estado" para "que um indivíduo tenha capacidade de desempenhar funções sociais, econômicas, culturais e políticas", anda atualmente seriamente ameaçado pela chamada "escola sem partido" com algumas mudanças nocivas que se pretende.

 

Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.