DIA DA CAMPANHA EDUCATIVA DE COMBATE AO CÂNCER


Todos os anos, no mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer, segundo dados do INCA. A doença é uma das principais causas de morte, junto ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), às infecções respiratórias, às doenças pulmonares e às doenças cardíacas isquêmicas. Para mudar essa realidade, as campanhas educativas de saúde vêm reforçando a importância das práticas de prevenção que podem evitar diversas doenças.

O Dia da Campanha da Educativa contra o Câncer (04/08), assim como o Dia Nacional da Saúde (05/08) têm o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, como também outras doenças. O Dr. Renato Marinho, oncologista do ICON, listou algumas formas de prevenir doenças e manter a saúde em dia.

O médico dividiu os métodos de prevenção em dois grupos: primárias e secundárias.

Prevenção Primária

 

Cuidados que qualquer pessoa deve tomar cotidianamente, visando à prevenção de possíveis doenças.

O primeiro passo para a prevenção é adotar hábitos alimentares saudáveis. Por isso, orienta-se: evitar alimentos gordurosos – esses alimentos estão relacionados ao aumento da incidência de câncer de intestino e de próstata. Sugerem-se refeições ricas em fibras, com ingestão maior de legumes, folhas e frutas, pois melhoram o funcionamento intestinal;


Livre-se do cigarro – Hoje, muitos tipos de câncer estão relacionados ao tabagismo, tanto o ativo (fumantes) quanto o passivo (pessoas que não fumam, mas inalam a fumaça). Ambos têm maiores chances de terem um câncer de pulmão, se comparadas àquelas que não estão expostas à fumaça do cigarro;


As atividades físicas ajudam a prevenir não só um possível câncer, como podem afastar doenças cardiovasculares. A prática de atividades regulares (no mínimo, 30 minutos de exercício físico pelo menos quatro vezes na semana) melhora significativamente a saúde;


Além das medidas já citadas, é importante chamar a atenção para outros métodos que podem evitar diversas doenças que acometem o ser humano como, por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis que aumentam as chances de alguns tipos de tumores. O uso do preservativo é a principal medida para evitar essas doenças.


As vacinas também são uma excelente forma de se proteger, por isso é importante estar com o cartão de vacinação em dia.

Prevenção Secundária

 

Existem hoje diversos exames que, se feitos rotineiramente, podem ajudar na prevenção do câncer. O rastreamento precoce é uma forma de tentar descobrir o câncer na fase mais inicial possível, tendo em vista o tratamento precoce e o aumento das chances de cura.

Para prevenir o Câncer de Mama, as mulheres devem fazer mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. É importante ainda a realização do exame preventivo feito por um ginecologista para examinar o colo do útero.


Para os homens, a partir dos 45 anos, é fundamental uma consulta com um urologista para a realização do exame de PSA. Vale lembrar que pacientes que começam a ter sintomas ligados ao sistema urinário devem procurar um médico antes desse prazo.


Tanto mulheres quanto homens, após os 50 anos, devem procurar um profissional para realizar o exame de colonoscopia, para tentar detectar lesões iniciais de câncer de intestino.

Além disso, é indispensável que todas as pessoas visitem um clínico de confiança pelo menos uma vez por ano, para realizar exames de rotina e terem esse acompanhamento médico.


A informação é a melhor maneira para prevenção. E os cuidado diários com a saúde nos ajudam a levar uma vida mais tranquila, com bem estar e vivacidade. Cuide-se!
<http://clinicaicon.com.br/dia-da-campanha-educativa-de-combate-ao-cancer-cuidados-e-prevencao/>

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.