COMETA SWIFT-TUTTLE E PERSEIDAS

10 ago 2020

 

Todos os anos, o céu noturno do mês de agosto recebe um espetáculo luminoso: a chuva de meteoros Perseidas. É um fenômeno causado pelas partículas de poeira ejetadas pelo Cometa Swift-Tuttle, que brilham ao entrar em nossa atmosfera. A chuva acontece na direção da constelação de Perseu, daí o nome Perseidas. O fenômeno acontece sempre no mesmo período do ano pois é quando a trajetória da Terra, durante a habitual volta em torno do Sol, intersecta a trajetória do cometa. Não significa que seremos atingidos pelo Swift-Tuttle em si, mas ele deixa um rastro de poeira por onde a Terra atravessa.

Neste ano, a chuva já está acontecendo desde julho e deve continuar ocorrendo até o dia 24 de agosto, porém o pico de atividade será entre os dias 11 e 13 deste mês. Para observar os meteoros, basta a disposição de ficar acordado: não é necessário nenhum tipo de equipamento especial, tudo é visível a olho nu e é possível registrar com câmeras comuns de celulares.
<https://super.abril.com.br/ciencia/como-ver-a-chuva-de-meteoros-perseidas-que-acontece-nessa-semana/>

O cometa Swift-Tuttle é um cometa que foi descoberto independentemente por Lewis Swift em 16 de julho de 1862, em Marathon, Nova York, e por Horace Parnell Tuttle, da Universidade Harvard em Cambridge, Massachusetts, em 19 de julho de 1862. Wikipédia
Período orbital: 133 anos
Último periélio: 11 de dezembro de 1992
Raio: 13 km
Chuva de meteoros gerada: Perseidas
Orbita: Sol
Descobridores: Lewis A. Swift, Antônio Pacinotti, Horace Parnell Tuttle
<https://en.wikipedia.org/wiki/Comet_Swift%E2%80%93Tuttle>

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.