O CENTRO DA BÍBLIA: PROVIDÊNCIA DIVINA?

- 15/09/2005 -

 

Já recebi mais de uma vez uma linda apresentação em Power Point, com paisagens deslumbrantes e uma mensagem que pode fazer bem a muitas pessoas. Mas não consegui ficar calado sem mostrar a sua relatividade:

É interessante como isso funciona.
Mesmo que você não seja religioso,
você deve ler isso.

P: Qual é o menor capítulo da Bíblia
R: Salmo 117

P: Qual é o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119

P: Qual é o capítulo que está no centro da Bíblia
R: Salmo 118

P: Qual é o verso central da Bíblia?
R:Salmo 118:8

Esse verso diz alguma coisa sobre a vontade de Deus para nós?
Salmo 118:8 (NVI)
"É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens”.

Fato: Há 594 capítulos antes do Salmo 118
Fato: Há 594 capítulos depois do Salmo 118
Some esses números e teremos 1188.

A próxima vez que alguém disser que gostaria de descobrir a perfeita Vontade de Deus para a sua vida, e que quer estar no centro da Sua vontade, envie a essa pessoa o centro da Palavra de Deus!
Salmo 118:8 (NVI):
"É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens”.

Agora, não é estranho como isso funcionou
(ou Deus está no centro disso?)

Antes de continuar e enviar essa mensagem para alguém, você tem um minuto? 60 segundos para Deus?
Tudo o que peço é que você faça essa pequena oração pela pessoa que enviou isso para você:

“Deus Eterno, Pai querido, abençoe essa pessoa que me enviou essa mensagem, em tudo o que o Senhor sabe que ele ou ela necessita hoje! Que a sua vida seja repleta de paz, prosperidade e poder para que possa ter um íntimo relacionamento contigo. Eu oro assim, em nome de Jesus,
Amém”

Agora, envie a 10 pessoas.
Em algumas horas, 10 pessoas oraram por você, e isso causará uma multidão de pessoas pedindo a Deus por outras pessoas.

Lembre-se de que a fé em Deus não coloca você diante de problemas, mas livra você deles!!


Após ler tudo isso, comecei a verificar os fatos:

A Bíblia não foi escrita em capítulos e versículos, mas os leitores foram dividindo-a ao longo do tempo, até que Estevão Langton, professor da Universidade de Sorbone, em Paris, em 1220, criou a atual divisão em capítulos e versículos.


Pode ter sido coincidência, ou talvez ele tenha se dado ao trabalho de fazer essa contagem e escolher aqueles 2 versículos para formar o menor capítulo, depois deixar 29 versículos para o capítulo central e 176 versículos no capítulo seguinte para ser o maior de todos. Pois o que está escrito nos capítulos 117 e 118 é uma única série de louvor a Yavé.

Mas Langton não fez tudo tão perfeito como parece.
 

Confira os capítulos 1 e 2 de Gênesis:
Estevão Langton cometeu uma falha bem clara logo no começo da divisão:
Os versículos 1 a 3 do capítulo 2 de Gênesis concluem uma narrativa da criação iniciada com o capítulo 1. O versículo 4 começa outra narrativa da criação, onde está a primeira contradição bíblica. Só podem ser textos de dois autores. Se Estevão Langton tivesse deixado os três primeiros versículos do capítulo 2 no capítulo 1, sua obra teria ficado mais coerente.
Por aí se vê que a divisão bíblica tem suas curiosidades, mas não é tão impecável como soa aos crentes.

Deixando de lado a divisão, pensei também sobre o versículo central da Bíblia, que na bíblia católica não é o central:

"É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens”.

Confiar em um ser sobrenatural todo-poderoso e protetor faz bem para a pessoa. E crer que haja um multidão orando por você, ainda que não haja, deixa você mais confiante também.

Todavia, não obstante seu real poder, a fé não se tem revelado algo assim inexpugnável e a solução de todos os problemas:

Os hebreus são o maior exemplo de fé de toda história; contudo a fé em Yavé nunca os livrou dos inimigos.

Nos dias em que Israel estava sob o domínio assírio e Judá estava sob ameaça da mesma sorte, um profeta chamado Miquéias disse que, quando a Assíria entrasse na terra de Judá, surgiria um ungido (messias) que a derrotaria e reuniria Israel e Judá, formando um reino que abrangeria todo o mundo. Apesar de o povo não duvidar da promessa, o rei judeu candidato a libertador morreu em combate, e o povo foi dominado pelo Egito e depois por Babilônia. Nos dias do domínio babilônico, outro profeta, Isaías, anunciava a queda de Babilônia e o estabelecimento do reino mundial dos hebreus. Eles acreditaram, mas isso também não ocorreu, e eles, após passar sob o domínio babilônio, o medo-persa e o grego, tiveram uma promessa de domínio do mundo nos dias em que Judas macabeu venceu Nicanor, acabando a guerra promovida por Antíoco Epífanes (o que profanou o santuário sacrificando sobre ele carne de porco e outros animais tidos por imundos pelo povo hebreu) . No entanto, o reino hebreu não foi estabelecido como estava prometido. Passada essa fase e vindo o povo a cair nas mãos dos romanos, Roma deveria ser o último império gentio do mundo, e o poder seria dado ao povo santo de Yavé. Dispersos pelo mundo e vivendo séculos sem pátria, ainda não perderam a fé. Permanecem até hoje aguardando aquele Messias e o estabelecimento do reino mundial. Eles devem esperar um messias que possua alta tecnologia e supere até o império americano. Aí, o mundo muçulmano será extinto, bem como outras religiões, todas as nações da Terra irão adorar Yavé. Como não será possível cada sábado e cada lua nova todos irem a Israel, certamente esperam que pelo menos se conectem pela internet a Israel. E aí haverá, no conceito deles, paz na Terra.

Os cristãos pensam que Jesus de Nazaré é esse ungido e, ressuscitado, um dia retornará à Terra para fazer o juízo divino sobre o mundo e estabelecer aquele reino, que não será dos hebreus, mas dos que crerem em Jesus.

Apesar de toda essa fé, o mundo permanece com todos os seus males, os textos bíblicos do novo testamento apontaram para o retorno de Jesus em época já bastante remota nos nossos dias, e não vejo nenhum indício de que esse deus esteja protegendo alguma pessoa nesse mar de lama terrestre.

Vejam com mais detalhes sobre o prometido reino em
O FIM: ANTÍOCO EPÍFANES, IMPÉRIO ROMANO, OUTRO PODER FUTURO
e
O MESSIAS DE BELÉM NUNCA EXISTIU NEM PODERÁ EXISTIR

 

Ver mais POR QUE SE CRÊ...

 

..

.