CALENDÁRIO JUDAICO

01/01/2010

 

3761 a.C. - Na tradição judaica, o dia 6 de setembro deste ano teria sido o dia da Criação. A data dá início à contagem do tempo no calendário hebraico.

 

Picart sukka.jpg

Calendário Judaico

Festividades

Shabat | Rosh Hashaná
Yom Kipur | Pessach
Lag BaÔmer | Sucot | Purim
Shavuot | Simchat Torá
Tu Bishvat | Hoshaná Rabá
Shemini Atzeret | Chanucá
 

Calendário judaico ou hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendário utilizado dentro do judaísmo para a determinação da data das festividades, dos serviços religiosos e de outros eventos da comunidade.

O calendário hebraico é um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da Lua, composto alternadamente por 12 ou 13 meses de período igual ao de uma lunação, de forma a que o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de lua nova. Nos tempos bíblicos a determinação dos tempos era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos Caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como Abib.
O método atual entre os judeus rabínicos no entanto é um calendário fixo criado devido à necessidade de um calendário permanente para comunidades que vivessem fora de Israel.
Este calendário tem base lunar, mas ajusta-se pelo calendário solar (enquanto o Calendário antigo ajustava-se pela maturação da colheita) para a inclusão de um novo mês, além de determinar o início do ano no mês de Tishrei.

Nomes hebraicos dos meses e seus correspondentes babilônicos

Número

Hebraico

Duração

Análogo babilônico

Notas

1

Nissan

30 dias

Nisanu

ou Aviv no Tanakh

2

Iyar

29 dias

Ayaru

ou Ziv no Tanakh

3

Sivan

30 dias

Simanu

 

4

Tammuz

29 dias

Du`uzu

 

5

Av

30 dias

Abu

 

6

Elul

29 dias

Ululu

 

7

Tishrei

30 dias

Tashritu

chamado Eitanim no Tanakh

8

Heshvan

29 ou 30 dias

Arakhsamna

às vezes chamado Marcheshvan (Amargo Cheshvan); chamado de Bul no Tanakh

9

Kislev

29 ou 30 dias

Kislimu

às vezes chamado Chislev

10

Tevet

29 dias

Tebetu

 

11

Shevat

30 dias

Shabatu

 

12

Adar I

30 dias

Adaru

 

13

Adar II

29 dias

Adaru

 

Dias da semana

Número

Dia

1

Yom Rishon

2

Yom Sheni

3

Yom Shlishi

4

Yom Revi'i

5

Yom Hamishi

6

Yom Shishi

7

Yom Shabba

 Fonte: Wikipédia

 

Em 1650, o arcebispo irlandês James Usher fez as contas e concluiu que Deus criou o mundo às 15h30 do dia 23 de outubro de 4004 a.C.   Mas os judeus, que são os criadores da Bíblia e se dizem os escolhidos de Yavé, já contam com toda essa diferença de tempo, deixando o mundo 244 anos mais novo.  Se fôssemos contar os anos do início do mundo com base nos cálculos de James Usher, em 2012 estaríamos no ano 6016, não no 5772 como creem os judeus.  Mas sabemos que há coisas muito mais antigas do que isso.  A visão telescópica não nos deixa enganar.  No entanto, ainda continuam insensíveis às provas científicas, e cada povo acredita no próprio calendário, assim como os judeus mantêm o seu até hoje.

 

Ver mais sobre CURIOSIDADES

 

..

.