ATEOLOGIA


ATEOLOGIA é a TEOLOGIA sob a ótica do ateu, indivíduo que não crê na existência de qualquer divindade. Seguem abaixo alguns conceitos ateológicos.

Alma – “Entidade criada na mente do homem primitivo como a essência do ser humano, a qual sobreviveria ao corpo” (João de Freitas).

Cristo e Cristianismo – O termo grego “cristo”, correspondente ao hebraico "mashiah", “messias”, significa “ungido".  A unção do rei ou do sacerdote marcava seu início na função; era a tomada de posse do cargo.  Alguns profetas falaram de um futuro rei nascido em Belém que libertaria Israel do jugo dos assírios.  Séculos depois, já nos dias romanos, surgiram alguns dizendo ser o messias, o ungido, ou seja, o rei previsto, entre eles, “Judas” e “Teudas”, mencionados no livro Atos dos Apóstolos, e “Jesus” de Narazé.  Todos foram mortos, tendo seus seguidores se dispersado. Os seguidores de Jesus, entretanto, persistiram pregando ao povo que Jesus fora ressuscitado e estava no céu ao lado do deus pai, aquele a quem os hebreus chamavam “Yavé”, “Javé” ou “Jeová”.  A doutrina cristã progrediu até conquistar o império, o que levou o cristianismo a se tornar a fé mais difundida no mundo e a igreja romana a adquirir poder político para dominar os povos.

Deus – “Ser sobrenatural, onipotente, onisciente e onipresente idealizado pelo homem monoteísta como criador de todas as coisas. Cada um dos seres sobrenaturais imaginados pelo homem primitivo politeísta como autores dos fenômenos da natureza” (João de Freitas).

Diabo – Anjo (mensageiro celeste) que crêem os religiosos monoteístas ter-se apartado de seu criador, tornando-se o agente do mal.  É chamado também de Demônio ou Satanás e popularmente recebeu diversos nomes.

- “A fé pode ser definida brevemente como uma crença ilógica na ocorrência do improvável” (Henry Louis Mencken, 1880-1956, escritor americano).

"A fé é o firme fundamento das coisas infundadas, a certeza da existência das coisas que não existem." (João de Freitas)

Literalmente, fé significa confiança ou pensamento positivo. Nessa acepção você pode ter fé até em si próprio.

Religião – "Conjunto de crenças e práticas de origem primitiva com que as pessoas acreditam retomar o contato perdido com Deus, ou com os deuses, principalmente através da oração, constituída de pedidos e agradecimentos às divindades." (João de Freitas). “Resultado da combinação de crenças, superstições, ritos, dogmas e idéias, que constituem, a bem da verdade, uma grande ‘fabulação mítica’” (Sandro Molina).

Pecado – Desobediência à vontade dos deuses. Equivale ao crime no Direito.

Origem da alma – O fenômeno mental do sonho levou o homem pré-histórico a supor uma existência humana independente do próprio corpo. Ao sentir-se em lugares distantes, realizando os mais diversos feitos enquanto permaneciam inertes durante o sono, esses humanos primevos, sem compreenderem o fenômeno onírico, acreditavam estarem realmente naqueles lugares. E como eram vistos dormindo em suas cavernas por seus familiares, a única explicação que encontraram foi a existência de um lado imaterial de cada pessoa. A esse lado imaterial imaginário denominou “alma” ou “espírito”.

Origem dos Deuses – Em épocas muito remotas, os inexplicáveis fenômenos da natureza foram considerados atos de seres sobrenaturais criadores e controladores de todas as coisas imaginados pelo homem, aos quais denominou deuses. O homem do passado (e mesmo alguns de hoje) ouviu as vozes dos deuses no trovão e nos ecos de seus próprios gritos; sentiu o poder maléfico dos demônios nas pessoas acometidas de distúrbios mentais; agradeceu as bênçãos divinas, expressas na chuva, no crescimento das plantas e outros frutos da natureza, com sacrifícios de animais e - que barbaridade!!! - até de seus semelhantes. Em todos os tempos, tudo para que o homem não encontra uma explicação plausível tende a ser atribuído a entidades sobrenaturais.

 

Ver  MAIS RAZÕES PARA O ATEÍSMO

 

..

.